Sistema com dados do comércio exterior passa por mudanças e traz novidades, como consulta simultânea de importação e exportação
Entra no ar na próxima segunda-feira (3/6) a nova versão do Comex Stat, plataforma que reúne dados do comércio exterior brasileiro e que tem mais de 1 milhão de acessos por ano. Com a mudança, o sistema se torna mais rápido e acessível, além de trazer funcionalidades adicionais.
A partir de agora, por exemplo, será possível fazer consultas simultâneas de exportação e importação – em vez de uma pesquisa de cada vez, como ocorre no sistema antigo. Também será possível especificar dados de frete, seguro e valor CIF nas operações de importação, entre outras novidades.
O Comex Stat foi um marco importante para os usuários dos dados de comércio exterior brasileiro. Lançado em 2018, substituindo o antigo AliceWeb, o sistema permite consultas e extração de dados mensais, de forma simples, intuitiva e sem necessidade de cadastros. Esta é a primeira vez que passa por um aperfeiçoamento significativo.
O sistema atende a diversas necessidades e púbicos, como empresários que desejam dados para orientar seus negócios; acadêmicos para suas pesquisas; jornalistas para qualificar suas matérias e análises; e governos para orientar políticas públicas.
Confira os principais ganhos do novo sistema:
- Protocolo certificado digital no endereço que provê mais segurança e confiabilidade para quem usa o sistema. A nova versão Comex Stat já inclui o endereço com HTTPS. O sistema passa a ser reconhecido como seguro por todos os navegadores de internet.
- Respostas às consultas estão 50% mais rápidas.
- Serviço de consumo das informações por API (Application Programming Interface), que permite um uso mais integrado e automatizado dos dados, ampliando a usabilidade e alcance das estatísticas de comércio exterior.
- Nova consulta simultânea de exportação e importação.
- Dados de frete, seguro e valor CIF na importação agora estão disponíveis na nova versão.
- Nova tabela de resultados com busca textual, reordenamentos de colunas de forma flexível e melhor visualização das informações.
- Descrições de produtos e classificações mais simplificadas para melhor compreensão.
- A unidade estatística agora fica explícita nas consultas por NCM e suas quantidades.
- Reformulação da interface para ficar com novos padrões de acessibilidade, mais compatíveis com o projeto gov.br.
- Adição de informações que possibilita acesso mais fácil ao calendário de divulgação e atualização dos dados.
- Melhoria no compartilhamento das informações do Comex Vis, que agora possui a funcionalidade de salvar o link da consulta
Durante a atualização do sistema, que está prevista para segunda-feira (3/6) pela manhã, o sistema passará por indisponibilidades para substituição da versão.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.