M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Operação Azul Turquesa apresenta as capacidades da Engenharia do Exército

Militares da Engenharia do Exército realizaram, na Academia Militar das Agulhas Negras, a Operação Azul Turquesa 2024. O objetivo é apresentar aos cadetes do Curso Básico – o primeiro ano da AMAN – as capacidades e os recursos empregados pela Engenharia em operações...

Brasil participa de reuniões bilaterais no principal fórum de defesa do continente americano

Em paralelo à XVI Conferência dos Ministros de Defesa das Américas (CMDA), foram iniciadas, nesta segunda-feira (14), as reuniões bilaterais entre os países participantes, em Mendoza, na Argentina. A proposta dos encontros é a atualização de temas de interesse das...

Ministro Mucio defende cooperação regional durante fórum multilateral de defesa das Américas

Nesta segunda (14), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, participou da abertura da XVI Conferência dos Ministros da Defesa das Américas (CMDA), em Mendoza, na Argentina. Na ocasião, ele defendeu a necessidade da cooperação entre os países do hemisfério...

ITA realizará Workshop sobre Radiações Ionizantes em Componentes Aeroespaciais

O evento será realizado de 4 a 6/11 em São José dos Campos (SP) O VII WERICE Aeroespacial 2024 será realizado de 04 a 06/11 no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). O evento faz parte de uma série de workshops promovidos pelo...

Indústria brasileira de defesa desembarca na República Tcheca: presença inédita no Future Forces Exhibition 2024

ABIMDE e ApexBrasil promovem a estreia do país em evento de defesa da Europa Central Pela primeira vez, a indústria brasileira de defesa e segurança está representada na República Tcheca, no Future Forces International Exhibition & Forum 2024. O evento, que...

Plenária da ABIMDE apresenta possibilidades para a indústria de defesa brasileira

A apresentação começou com possibilidades de parcerias com países amigos No dia 8 de outubro, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) realizou mais uma reunião plenária em sua sede, em São Paulo. O encontro, transmitido...

Marinha participa da maior simulação de defesa cibernética do Hemisfério Sul

Agência Marinha de Notícias entrevistou o Chefe do Centro de Coordenação de Operações Cibernéticas, Contra-Almirante Marcelo do Nascimento Marcelino Boa parte do mundo já sabe que, hoje, os conflitos entre nações são marcados não somente por batalhas em campo, mas...

CENIPA e COMAE participam de Seminário do STM sobre Lei do Tiro de Destruição

A aplicação da Lei reforça a proteção do território e o controle do espaço aéreo brasileiro  Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), participou nos...

Patrulha fluvial combate garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

A operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, tem contado com a atuação de patrulhas fluviais. A operação é organizada em conjunto pela Casa de Governo e pelas Forças Armadas, e conta com o apoio de diversos órgãos, como IBAMA,...

SAAB apresenta o Sirius Compact L20C, seu novo sensor compacto para vigilância de comunicação

A Saab anunciou em um evento em Nuremberg, Alemanha, o lançamento do Sirius Compact L20C, um sensor passivo altamente móvel designado para reconhecimento tático dos sinais de comunicação. O Sirius Compact L20C, faz parte da família de sensores de guerra eletrônica...

A Tecnologia da Informação alcançou todos os espaços atualmente no mundo e na Força Aérea Brasileira (FAB) não é diferente. Há 40 anos, a Instituição conta com um setor específico para a área: criado em 1º de dezembro de 1983, foi inicialmente designado como Centro de Informática e Estatística do Ministério da Aeronáutica (CINFE).

Atualmente, é coordenada pela Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), que atua nas seguintes áreas: a corporativa ou administrativa tradicional, presente na maioria das corporações por meio de diversos sistemas e aplicações que dão suporte à administração financeira, de pessoal e documental; e a operacional, voltada para o suporte à atividade-fim da FAB, como a sustentação logística, a proteção cibernética e comando e controle, além de outras funções. Também está em sua atribuição o desenvolvimento e o suporte de Sistemas Corporativos e de Simuladores de Voo, além da Segurança da Informação, estando presente em todas as áreas de atuação do Comando da Aeronáutica.

Segundo o Diretor de Tecnologia da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, a TI desempenha um papel relevante ao impulsionar a eficiência operacional, fortalecer a defesa cibernética, possibilitar inovações que garantam a eficiência e eficácia dos sistemas coorporativos. “Além disso, contribui com ferramentas para o apoio à decisão. Assim, reconheço e destaco a dedicação e comprometimento de todos dos profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no desempenho de suas atividades institucionais”, ressalta o Oficial-General.

Entregas

A DTI destaca as recentes entregas relacionadas à atividade operacional, como os sistemas de Comando e Controle como: DEA 2, SPCOA, HÉRCULES 2 e SAGEM, os quais tornaram mais céleres a atividade de preparo e emprego dos meios aéreos e terrestres, tanto nas atividades de rotina quanto em exercícios e operações.

Na área administrativa, evidencia-se a entrega de novos módulos do Portal Militar, a evolução do AGHUse (Sistema de Saúde) e o SIGADAER 7 (sistema de gestão de documentos), o qual terá sua implantação iniciada em 2024. Tais entregas possibilitam a centralização de informações, como é o caso do prontuário eletrônico.

Para o apoio à decisão, painéis como o GOA e o IOP v3 proporcionaram indicadores gerenciais, direcionados ao aprestamento da Força, auxiliando na rápida tomada decisão e ajuste de curso.

Voltados ao preparo da Instituição, os simuladores de voo das aeronaves C-95M e o T-27 permitiram que os pilotos realizem a adaptação nas aeronaves sem acarretar elevados custos logísticos, o que aumentou a segurança de voo e oportunizar ainda que a própria FAB desenvolva o conhecimento no desenvolvimento nessa área.

Profissionais

Os militares da área de Tecnologia da Informação (TI) possuem funções fundamentais para a Força Aérea Brasileira, realizando todo o monitoramento e estrutura de rede da instituição, além do desenvolvimento de projetos.

O Capitão Analista de Sistemas Yuri Petit Lobão Ferreira Tourinho é Adjunto da Divisão de Acompanhamento de Projetos de TI, atua na Instituição há mais de 8 anos e pôde observar a evolução tecnológica na FAB. “Atuando em Centro de Computação, vivenciei a mudança do paradigma de desenvolvimento em Cascata para a Metodologia Ágil, a qual permitiu a entrega, cada vez mais cedo, de valor ao usuário. Hoje ele já pode usar, testar e contribuir com sua evolução em alguns meses. Atuando na Diretoria de Tecnologia da Informação, vejo o pensamento estratégico aplicado na gestão dos projetos, seja na fase de planejamento bem como na execução, e na governança da TI”, explicou.

Para o Capitão, alcançar bons resultados depende de investimentos em cursos e tecnologias de modo que as técnicas e ferramentas utilizadas sejam as mais adequadas. “Os Centros de Computação da Aeronáutica encontram-se na vanguarda quando comparadas a várias empresas no ramo de tecnologia. Ou seja, vemos na DTI o desenvolvimento e aplicação de uma soft skill – habilidade fundamental para conseguir resolver desafios de forma eficiente em um cenário de constante evolução e mudança que é a TI”, conclui.

Estrutura

O Comando da Aeronáutica conta com três Centros de Computação, sediados em Brasília, São José dos Campos e no Rio de Janeiro. Cada um deles tem um ‘DNA’ específico, de acordo com as características de suas principais atividades, tendo como foco central o gerenciamento de informações, envolvendo banco de dados, redes, engenharia de hardwares e softwares, informática e análises.

O Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília (CCA-BR) é responsável pela gestão da segurança cibernética da rede de dados da FAB em coordenação com os demais elos do STI, de modo a manter permanente disponibilidade, integridade e confidencialidade dos ativos de hardware e software, para o cumprimento da missão da FAB.

O CCA-RJ é responsável pela coordenação dos acordos de serviço relacionados com a infraestrutura de comunicações, estabelecidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação junto ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Além disso, também coordena a manutenção dos serviços corporativos e setoriais suportados pelo datacenter sob sua responsabilidade e pelo desenvolvimento específico para os atuais sistemas utilizados pela FAB, o SILOMS – para gestão de materiais e recursos, e o SIGPES – para a gestão de pessoas.

Já o CCA-SJ é responsável pelo desenvolvimento e a gestão do ciclo de vida dos sistemas corporativos, de aplicações operacionais e de simulação para a FAB, bem como pela interface com o desenvolvimento tecnológico e com a capacitação específica, em proveito do STI, no âmbito do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Em breve, a FAB contará também com o Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica (CDCAER), cuja estrutura vem sendo montada em Brasília (DF). A criação de um Centro especializado em Defesa Cibernética reforçará a capacidade da Instituição em garantir a proteção de seus sistemas de tecnologia da informação e das comunicações estratégicas. Além disso, permitirá unificar esforços para identificar e responder rapidamente a incidentes cibernéticos, mantendo a disponibilidade e a confiabilidade das redes.

As informações são da Força Aérea Brasileira.

Translate»