M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Mac Jee vai desenvolver o veículo para acelerar a aeronave hipersônica 14-X da FAB

A MAC JEE foi anunciada como vencedora do edital da FINEP para o desenvolvimento do projeto Foguete de Decolagem para Veículo Hipersônico, colocando a empresa na vanguarda da tecnologia aeroespacial brasileira. O projeto envolve o desenvolvimento de um veículo para...

Assinada a compra conjunta de 9 aviões Embraer C-390 por Holanda e Áustria

A Embraer informa que o Ministério da Defesa da Holanda assinou hoje, 22 de julho, em cerimônia durante o Farnborough International Airshow, na Inglaterra, o contrato para a compra de nove aeronaves C-390 Millennium, modelo desenvolvido e fabricado pela Embraer. Como...

Como o DECEA se protege contra ameaças cibernéticas

Na mesma velocidade que avançam as novas tecnologias, surgem as tentativas de ataques cibernéticos aos bancos de dados das mais distintas Organizações, sejam elas públicas ou privadas. Na Força Aérea Brasileira (FAB), a Defesa Cibernética, uma das ações previstas em...

EMGEPRON participa da formatura de conclusão do CGERD

Em 11 de julho, na Escola Superior de Guerra (ESG), a EMGEPRON, representada pelo seu Diretor-Presidente, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira, participou como convidado da solenidade de encerramento da turma de 2024 do Curso de Gestão de Recursos de Defesa...

CNI orienta exportadores sobre o novo Regime de Origem do Mercosul

Conjunto de regras entra em vigor nesta quinta-feira (18). Atualização fortalece a integração produtiva regional e incentiva o comércio e os investimentos entre países do bloco O novo Regime de Origem do Mercosul (ROM), que define as regras que o produtor deve cumprir...

BNDES financia a exportação de 32 jatos E175 da Embraer à American Airlines

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concluiu o contrato de financiamento para exportação de 32 jatos comerciais E175 da Embraer para a American Airlines. A operação, da ordem de R$ 4,5 bilhões, ocorre por meio do BNDES Exim Pós-embarque,...

MCTI participa de debates sobre a Antártica no Simpósio da APECS-Brasil

Evento debateu os 40 anos de pesquisa brasileira na Antártica e investimentos do ministério no setor O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) esteve presente no Simpósio APECS-Brasil 2024: 40 Anos do Brasil na Antártica, organizado pelo Comitê Nacional...

Estágio capacita militares e civis para o tratamento e resposta a incidentes cibernéticos

Na semana de 8 a 12 de julho, a Escola Nacional de Defesa Cibernética (ENaDCiber) conduziu a Capacitação Setorial em Gestão de Incidentes Cibernéticos para Equipes de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (ETIR) da Defesa. A turma foi composta por...

151 Anos do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira

Santos Dumont não apenas revolucionou o mundo com suas invenções aeronáuticas, como também deixou um legado que continua a inspirar gerações Neste ano de 2024, celebramos os 151 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, o icônico Pai da Aviação e Patrono da...

Forças Armadas desarticulam duas áreas de garimpo ilegal em Roraima

No dia 20 de julho, as Forças Armadas realizaram mais uma ação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY) como parte da Operação Catrimani II, coordenada pelo Ministério da Defesa. A missão, denominada "XARAKA II" (flecha, no dialeto Yanomami), foi...

A Tecnologia da Informação alcançou todos os espaços atualmente no mundo e na Força Aérea Brasileira (FAB) não é diferente. Há 40 anos, a Instituição conta com um setor específico para a área: criado em 1º de dezembro de 1983, foi inicialmente designado como Centro de Informática e Estatística do Ministério da Aeronáutica (CINFE).

Atualmente, é coordenada pela Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), que atua nas seguintes áreas: a corporativa ou administrativa tradicional, presente na maioria das corporações por meio de diversos sistemas e aplicações que dão suporte à administração financeira, de pessoal e documental; e a operacional, voltada para o suporte à atividade-fim da FAB, como a sustentação logística, a proteção cibernética e comando e controle, além de outras funções. Também está em sua atribuição o desenvolvimento e o suporte de Sistemas Corporativos e de Simuladores de Voo, além da Segurança da Informação, estando presente em todas as áreas de atuação do Comando da Aeronáutica.

Segundo o Diretor de Tecnologia da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, a TI desempenha um papel relevante ao impulsionar a eficiência operacional, fortalecer a defesa cibernética, possibilitar inovações que garantam a eficiência e eficácia dos sistemas coorporativos. “Além disso, contribui com ferramentas para o apoio à decisão. Assim, reconheço e destaco a dedicação e comprometimento de todos dos profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no desempenho de suas atividades institucionais”, ressalta o Oficial-General.

Entregas

A DTI destaca as recentes entregas relacionadas à atividade operacional, como os sistemas de Comando e Controle como: DEA 2, SPCOA, HÉRCULES 2 e SAGEM, os quais tornaram mais céleres a atividade de preparo e emprego dos meios aéreos e terrestres, tanto nas atividades de rotina quanto em exercícios e operações.

Na área administrativa, evidencia-se a entrega de novos módulos do Portal Militar, a evolução do AGHUse (Sistema de Saúde) e o SIGADAER 7 (sistema de gestão de documentos), o qual terá sua implantação iniciada em 2024. Tais entregas possibilitam a centralização de informações, como é o caso do prontuário eletrônico.

Para o apoio à decisão, painéis como o GOA e o IOP v3 proporcionaram indicadores gerenciais, direcionados ao aprestamento da Força, auxiliando na rápida tomada decisão e ajuste de curso.

Voltados ao preparo da Instituição, os simuladores de voo das aeronaves C-95M e o T-27 permitiram que os pilotos realizem a adaptação nas aeronaves sem acarretar elevados custos logísticos, o que aumentou a segurança de voo e oportunizar ainda que a própria FAB desenvolva o conhecimento no desenvolvimento nessa área.

Profissionais

Os militares da área de Tecnologia da Informação (TI) possuem funções fundamentais para a Força Aérea Brasileira, realizando todo o monitoramento e estrutura de rede da instituição, além do desenvolvimento de projetos.

O Capitão Analista de Sistemas Yuri Petit Lobão Ferreira Tourinho é Adjunto da Divisão de Acompanhamento de Projetos de TI, atua na Instituição há mais de 8 anos e pôde observar a evolução tecnológica na FAB. “Atuando em Centro de Computação, vivenciei a mudança do paradigma de desenvolvimento em Cascata para a Metodologia Ágil, a qual permitiu a entrega, cada vez mais cedo, de valor ao usuário. Hoje ele já pode usar, testar e contribuir com sua evolução em alguns meses. Atuando na Diretoria de Tecnologia da Informação, vejo o pensamento estratégico aplicado na gestão dos projetos, seja na fase de planejamento bem como na execução, e na governança da TI”, explicou.

Para o Capitão, alcançar bons resultados depende de investimentos em cursos e tecnologias de modo que as técnicas e ferramentas utilizadas sejam as mais adequadas. “Os Centros de Computação da Aeronáutica encontram-se na vanguarda quando comparadas a várias empresas no ramo de tecnologia. Ou seja, vemos na DTI o desenvolvimento e aplicação de uma soft skill – habilidade fundamental para conseguir resolver desafios de forma eficiente em um cenário de constante evolução e mudança que é a TI”, conclui.

Estrutura

O Comando da Aeronáutica conta com três Centros de Computação, sediados em Brasília, São José dos Campos e no Rio de Janeiro. Cada um deles tem um ‘DNA’ específico, de acordo com as características de suas principais atividades, tendo como foco central o gerenciamento de informações, envolvendo banco de dados, redes, engenharia de hardwares e softwares, informática e análises.

O Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília (CCA-BR) é responsável pela gestão da segurança cibernética da rede de dados da FAB em coordenação com os demais elos do STI, de modo a manter permanente disponibilidade, integridade e confidencialidade dos ativos de hardware e software, para o cumprimento da missão da FAB.

O CCA-RJ é responsável pela coordenação dos acordos de serviço relacionados com a infraestrutura de comunicações, estabelecidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação junto ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Além disso, também coordena a manutenção dos serviços corporativos e setoriais suportados pelo datacenter sob sua responsabilidade e pelo desenvolvimento específico para os atuais sistemas utilizados pela FAB, o SILOMS – para gestão de materiais e recursos, e o SIGPES – para a gestão de pessoas.

Já o CCA-SJ é responsável pelo desenvolvimento e a gestão do ciclo de vida dos sistemas corporativos, de aplicações operacionais e de simulação para a FAB, bem como pela interface com o desenvolvimento tecnológico e com a capacitação específica, em proveito do STI, no âmbito do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Em breve, a FAB contará também com o Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica (CDCAER), cuja estrutura vem sendo montada em Brasília (DF). A criação de um Centro especializado em Defesa Cibernética reforçará a capacidade da Instituição em garantir a proteção de seus sistemas de tecnologia da informação e das comunicações estratégicas. Além disso, permitirá unificar esforços para identificar e responder rapidamente a incidentes cibernéticos, mantendo a disponibilidade e a confiabilidade das redes.

As informações são da Força Aérea Brasileira.

Translate»