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NOTÍCIAS

Mobilização Nacional e Militar é tema de plenária da ABIMDE

A importância da integração entre as indústrias do setor e as Forças Armadas foi um dos pontos destacados na apresentação A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) realizou no dia 7 de maio, mais uma edição de sua reunião...

Responsável por 3,7% do PIB, setor de defesa é oportunidade para indústria de SC

Números mostram potencial do segmento para desenvolvimento da indústria, disse presidente da FIESC; SC Expo Defense abre espaços para oportunidades de negócios com Forças Armadas; Fapesc anuncia R$ 6 mi em edital para a indústria Um dos motores do desenvolvimento de...

Dígitro Tecnologia apresenta solução de Comunicação Unificada na SC Expo Defense 2024

Empresa catarinense certificada pelo Ministério da Defesa é patrocinadora e expositora do evento, que reunirá autoridades civis e militares, representantes governamentais e executivos industriais na sede da FIESC, em Florianópolis. Após ser incluído como prioritário...

Atech, do Grupo Embraer, reafirma compromisso com o futuro das Cidades Inteligentes

As tecnologias emergentes vem desempenhando um papel cada vez mais importante na forma como as cidades são administradas e evoluem, impactando diretamente a vida dos cidadãos. Entre as soluções tecnológicas desenvolvidas para as Cidades Inteligentes, a Internet das...

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

As Forças Armadas, sob a coordenação do Ministério da Defesa e em parceria com a sociedade civil, estão transformando a solidariedade dos brasileiros na maior campanha humanitária já registrada no Brasil. Até o momento, os militares em cooperação com voluntários...

ABIMDE acompanha cerimônia de transmissão de cargo do novo diretor do Departamento de Promoção Comercial

Solenidade aconteceu na sede da Secretaria de Produtos da Defesa, em Brasília A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) esteve presente na cerimônia de transmissão de cargo do Contra-Almirante João Batista Barbosa, que passou o...

#SomosABIMDE: Conheça a RUD Correntes Industriais

A campanha tem o objetivo de impulsionar a Base Industrial de Defesa e Segurança e divulgar suas capacidades, áreas de atuação, produtos e serviços A RUD é uma multinacional alemã com vasta experiência na produção de correntes e componentes especiais para movimentação...

SC Expo Defense foca em tecnologia e inovação na sua 3ª edição

Evento vai reunir empresas, Forças Armadas e de Segurança em espaços de exposição, rodadas de negócios, palestras e lançamento de produtos nos dias 16 e 17 de maio. O segmento de defesa tem atraído especial atenção na nova política industrial do país e é uma das...

Intelbras reforça sua atuação como Empresa Estratégica de Defesa e apresenta soluções fornecidas para o Projeto Navega Brasil durante a SC Expo Defense

Companhia também vai demonstrar novas integrações de equipamentos de segurança que promovem revolução no segmento Florianópolis (SC), maio de 2024: A Intelbras (INTB3), empresa brasileira de tecnologia com 48 anos de história, vai participar da SC Expo Defense –...

Maior navio da Marinha chega ao RS com toneladas de doações

NAM “Atlântico” e Fragata “Defensora” aportam em Rio Grande (RS) trazendo 1.350 militares, 154 toneladas de donativos e 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior navio da Força...
Esforço de comunicação obteve divulgação expressiva na imprensa e redes sociais
Com o propósito principal de trazer o olhar da sociedade para o mar e para a Marinha do Brasil (MB), a campanha institucional do Dia da Marinha teve repercussão nacional e envolveu a participação de todo o Sistema de Comunicação Social da Marinha (SisComSocMB). Idealizada para buscar o engajamento de brasileiros de todas as escolaridades, entre 15 e 60 anos, a campanha foi realizada durante todo o mês de junho, comemorando o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data de maior magnitude da Força e rememorando os heróis navais do passado e seus exemplos de bravura e amor à Pátria.

Além das tradicionais cerimônias, foram realizadas programações em todo o Brasil, com ações voltadas ao público, como desfile naval e aeronaval, visitação a navios, eventos esportivos e apresentações das bandas de música do Corpo de Fuzileiros Navais.

A diversidade das atividades contribuiu para impulsionar a divulgação da data junto à imprensa. Até o dia 30 de junho foram 131 matérias, das quais 98% apresentaram teor positivo – inclusive em programas de TV com elevada audiência. Apenas 2% foram negativas. Ressalta-se, ainda, que 58% das matérias abordaram aspectos históricos da Batalha Naval do Riachuelo.

Somado à divulgação de mídia espontânea, como é o caso da imprensa, o uso dos canais de mídias sociais oficiais da MB na campanha foi fundamental para o engajamento do público. A repercussão das postagens do Cristo Redentor iluminado (44 mil curtidas e 270 mil visualizações), do Navio-Veleiro “Cisne Branco” iluminado (23 mil curtidas e 205 mil visualizações) e da programação de eventos pelo País (13 mil curtidas e 215 mil visualizações) apresenta uma amostra do engajamento na campanha. Ao todo, foram 41 postagens nas mídias sociais, além de publicações temporárias no Facebook e Instagram. A participação de personalidades e influenciadores, com depoimentos parabenizando a Força pela data, foi destaque na campanha. Já na Agência Marinha de Notícias foram publicadas cinco matérias que alcançaram cerca de seis mil visualizações.

Fonte: Google Trends

O gráfico acima representa o interesse pela expressão “Dia da Marinha” durante o mês de junho. É possível perceber um aumento substancial nas buscas no principal período da campanha, com o maior pico no próprio dia 11 – data que concentrou grande parte das ações em todo o Brasil.

Feedbacks positivos foram recebidos, também, do Ministério da Defesa, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e do King’s College London. As duas instituições brasileiras informaram que já utilizam a campanha “11 de Junho – Dia da Marinha” como referência para estudos de benchmarking, a fim de aprimorar o processo criativo e ampliar o alcance das próprias ações. Já o coordenador de mestrado em Comunicações Estratégicas do tradicional centro de estudos londrino, Dr. Vinicius Mariano de Carvalho, registrou excelentes impressões sobre a campanha realizada pela MB: “No Instagram em particular, que segui de mais perto no dia, a técnica empregada de dar uma multiplicidade de vozes, incluindo testemunhos muito diversos, de civis e militares, deu uma ótima impressão de espontaneidade e diálogo com o público. As transmissões ‘in time‘, de diversos pontos do Rio, acompanhando a parada naval foi outro fator muito interessante, demonstrando um planejamento comunicacional coerente e coordenado; o ritmo de atualização dos posts durante o dia inteiro foi cuidadoso para não exagerar, nem tampouco deixar silêncios muito grandes. Ressalto ainda que o tom das mensagens foi muito claro e adequado na promoção de uma ideia de mentalidade marítima”, destacou o professor.

Dois dos principais fatores que contribuíram para o resultado final de sucesso da campanha foram o envolvimento das células do SisComSocMB e a simplificação da linguagem para a comunicação com os diversos públicos. A participação de todo o sistema foi primordial para tornar possível a maior capilaridade e a repercussão das ações no Brasil. Já a simplificação da linguagem, utilizando a abordagem do aniversário da Batalha Naval do Riachuelo como o Dia da Marinha, mostrou ser uma estratégia eficiente e eficaz para facilitar a comunicação com a sociedade civil, em consonância com os objetivos navais da perspectiva “Resultados para a Sociedade” (constantes do Planejamento Estratégico da Marinha), contribuindo para a aproximação da Instituição com a sociedade brasileira e para a efetiva participação do cidadão comum na campanha.

Oportunidades de aprimoramento na Comunicação
Como principais oportunidades de melhoria identificadas podem ser citadas:
– Aprimorar a clareza de eventuais notas sobre a campanha, apresentando o propósito das ações e explicando os efeitos esperados junto ao público-alvo, de forma a não suscitar dúvidas para o público interno;
– Realizar ações prévias de comunicação com o público interno com a devida antecedência, sempre que houver mudança de abordagem nas campanhas institucionais, com mais informações e esclarecimentos, sobretudo junto aos veteranos, utilizando canais como o Navega Reserva, das Associações de Turma, do Clube Naval, grupos de WhatsApp de interesse, etc;
– Evidenciar a necessidade da elaboração de peças conceitualmente “limpas”, com poucos elementos gráficos, para o alcance do objetivo definido, junto ao público-alvo;
– Disseminar antecipadamente as ideias-força da campanha para as células do SisComSocMB, com o propósito de padronizar as mensagens para os públicos-alvo;
– Incrementar ações de engajamento na campanha dos públicos externo e interno;
– Ampliar a divulgação dos eventos para os públicos de interesse; e
– Estimular e incrementar a participação de instituições, como a SOAMAR e a Liga da Reserva Naval, entre outras com interesse na atividade marítima, quanto ao processo de divulgação.

Saiba mais sobre os resultados da campanha nos “Anexo A – Matérias Publicadas na Imprensa”, “Anexo B – Produção de Conteúdo” e “Anexo C – Google Trends”.

As informações sAgência Marinha de Notícias

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/

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