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NOTÍCIAS

Novas tecnologias e o futuro da engenharia serão temas de encontro no ITA

São José dos Campos, SP, será palco da segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF-2024), que acontece nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio, reunindo especialistas do Brasil e do exterior para falar sobre Inteligência Artificial, Internet das Coisas e...

ABIMDE prestigia cerimônia de passagem de chefia do CDS do Exército Brasileiro

Evento, realizado em Brasília, contou com a presença de militares e convidados Na manhã do dia 29 de abril, foi realizada a cerimônia de passagem de chefia do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército Brasileiro (CDS), marcando a transição de comando do...

Marinha do Brasil tem seu primeiro Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade

Almirante estará à frente da regulação e fiscalização do emprego de energia nuclear em atividades marítimas e navais Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (30), no Salão Nobre do edifício Almirante Tamandaré (EdAT), o Comandante da Marinha, Almirante de...

COTER participa de planejamento de exercício multinacional

No período de 22 a 26 de abril, o Comando de Operações Terrestres (COTER) participou da fase de planejamento do Comando Multinacional Sul, mais alto escalão em presença do Exercício Conjunto Combinado PANAMAX 2024. A PANAMAX é o maior exercício multinacional liderado...

Em Assunção, Ministro José Mucio discute parcerias com autoridades paraguaias

Em solo paraguaio, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, se reuniu, nesta quinta-feira (2), com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, e com o Ministro da Defesa do país vizinho, Óscar Luís González Cañete. Na ocasião, foram discutidos temas como cooperação...

#SomosABIMDE: Conheça a Planatel

A campanha tem o objetivo de impulsionar a Base Industrial de Defesa e Segurança e divulgar suas capacidades, áreas de atuação, produtos e serviços A Planatel é uma empresa brasileira, representante exclusiva da canadense Dejero, que fornece comunicação móvel em...

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Observatório Militar da Praia Vermelha lança área para discutir tecnologia e defesa

Uma nova área temática – Ciência, Tecnologia e Inovação para a Defesa, Desenvolvimento e Segurança Nacional – foi lançada no Portal do Observatório Militar da Praia Vermelha. A área se dedica a análises holísticas de questões científico-tecnológicas e de suas...

Finep aprova financiamento para a implantação de novo Hub de Inovação em Campinas

Fortalecer o potencial inovador de Campinas, por meio de iniciativas e atividades envolvendo diferentes atores do ecossistema regional de inovação - entre eles, startups, empresas, universidades e instituições de pesquisa, investidores, agentes de fomento, etc. Esse é...

Esquadrões treinam Ressuprimento Aéreo, Assalto Aeroterrestre e Infiltração Aérea

Com sede na Base Aérea de Florianópolis, Exercício visa treinamento das equipagens da Aviação de Transporte Entre os dias 21 de abril e 06 de maio, o 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), sediado na Base Aérea de Canoas (RS), e o 3º Esquadrão de Transporte Aéreo...
Esforço de comunicação obteve divulgação expressiva na imprensa e redes sociais
Com o propósito principal de trazer o olhar da sociedade para o mar e para a Marinha do Brasil (MB), a campanha institucional do Dia da Marinha teve repercussão nacional e envolveu a participação de todo o Sistema de Comunicação Social da Marinha (SisComSocMB). Idealizada para buscar o engajamento de brasileiros de todas as escolaridades, entre 15 e 60 anos, a campanha foi realizada durante todo o mês de junho, comemorando o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data de maior magnitude da Força e rememorando os heróis navais do passado e seus exemplos de bravura e amor à Pátria.

Além das tradicionais cerimônias, foram realizadas programações em todo o Brasil, com ações voltadas ao público, como desfile naval e aeronaval, visitação a navios, eventos esportivos e apresentações das bandas de música do Corpo de Fuzileiros Navais.

A diversidade das atividades contribuiu para impulsionar a divulgação da data junto à imprensa. Até o dia 30 de junho foram 131 matérias, das quais 98% apresentaram teor positivo – inclusive em programas de TV com elevada audiência. Apenas 2% foram negativas. Ressalta-se, ainda, que 58% das matérias abordaram aspectos históricos da Batalha Naval do Riachuelo.

Somado à divulgação de mídia espontânea, como é o caso da imprensa, o uso dos canais de mídias sociais oficiais da MB na campanha foi fundamental para o engajamento do público. A repercussão das postagens do Cristo Redentor iluminado (44 mil curtidas e 270 mil visualizações), do Navio-Veleiro “Cisne Branco” iluminado (23 mil curtidas e 205 mil visualizações) e da programação de eventos pelo País (13 mil curtidas e 215 mil visualizações) apresenta uma amostra do engajamento na campanha. Ao todo, foram 41 postagens nas mídias sociais, além de publicações temporárias no Facebook e Instagram. A participação de personalidades e influenciadores, com depoimentos parabenizando a Força pela data, foi destaque na campanha. Já na Agência Marinha de Notícias foram publicadas cinco matérias que alcançaram cerca de seis mil visualizações.

Fonte: Google Trends

O gráfico acima representa o interesse pela expressão “Dia da Marinha” durante o mês de junho. É possível perceber um aumento substancial nas buscas no principal período da campanha, com o maior pico no próprio dia 11 – data que concentrou grande parte das ações em todo o Brasil.

Feedbacks positivos foram recebidos, também, do Ministério da Defesa, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e do King’s College London. As duas instituições brasileiras informaram que já utilizam a campanha “11 de Junho – Dia da Marinha” como referência para estudos de benchmarking, a fim de aprimorar o processo criativo e ampliar o alcance das próprias ações. Já o coordenador de mestrado em Comunicações Estratégicas do tradicional centro de estudos londrino, Dr. Vinicius Mariano de Carvalho, registrou excelentes impressões sobre a campanha realizada pela MB: “No Instagram em particular, que segui de mais perto no dia, a técnica empregada de dar uma multiplicidade de vozes, incluindo testemunhos muito diversos, de civis e militares, deu uma ótima impressão de espontaneidade e diálogo com o público. As transmissões ‘in time‘, de diversos pontos do Rio, acompanhando a parada naval foi outro fator muito interessante, demonstrando um planejamento comunicacional coerente e coordenado; o ritmo de atualização dos posts durante o dia inteiro foi cuidadoso para não exagerar, nem tampouco deixar silêncios muito grandes. Ressalto ainda que o tom das mensagens foi muito claro e adequado na promoção de uma ideia de mentalidade marítima”, destacou o professor.

Dois dos principais fatores que contribuíram para o resultado final de sucesso da campanha foram o envolvimento das células do SisComSocMB e a simplificação da linguagem para a comunicação com os diversos públicos. A participação de todo o sistema foi primordial para tornar possível a maior capilaridade e a repercussão das ações no Brasil. Já a simplificação da linguagem, utilizando a abordagem do aniversário da Batalha Naval do Riachuelo como o Dia da Marinha, mostrou ser uma estratégia eficiente e eficaz para facilitar a comunicação com a sociedade civil, em consonância com os objetivos navais da perspectiva “Resultados para a Sociedade” (constantes do Planejamento Estratégico da Marinha), contribuindo para a aproximação da Instituição com a sociedade brasileira e para a efetiva participação do cidadão comum na campanha.

Oportunidades de aprimoramento na Comunicação
Como principais oportunidades de melhoria identificadas podem ser citadas:
– Aprimorar a clareza de eventuais notas sobre a campanha, apresentando o propósito das ações e explicando os efeitos esperados junto ao público-alvo, de forma a não suscitar dúvidas para o público interno;
– Realizar ações prévias de comunicação com o público interno com a devida antecedência, sempre que houver mudança de abordagem nas campanhas institucionais, com mais informações e esclarecimentos, sobretudo junto aos veteranos, utilizando canais como o Navega Reserva, das Associações de Turma, do Clube Naval, grupos de WhatsApp de interesse, etc;
– Evidenciar a necessidade da elaboração de peças conceitualmente “limpas”, com poucos elementos gráficos, para o alcance do objetivo definido, junto ao público-alvo;
– Disseminar antecipadamente as ideias-força da campanha para as células do SisComSocMB, com o propósito de padronizar as mensagens para os públicos-alvo;
– Incrementar ações de engajamento na campanha dos públicos externo e interno;
– Ampliar a divulgação dos eventos para os públicos de interesse; e
– Estimular e incrementar a participação de instituições, como a SOAMAR e a Liga da Reserva Naval, entre outras com interesse na atividade marítima, quanto ao processo de divulgação.

Saiba mais sobre os resultados da campanha nos “Anexo A – Matérias Publicadas na Imprensa”, “Anexo B – Produção de Conteúdo” e “Anexo C – Google Trends”.

As informações sAgência Marinha de Notícias

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/

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