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NOTÍCIAS

Operações de importação serão migradas para o Portal Único de Comércio Exterior

Mudança trará evoluções em relação ao sistema Siscomex LI/DI, que será desligado após conclusão do cronograma de implementação A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) e a Receita Federal informam...

Organização Marítima Internacional amplia debate sobre segurança ambiental nos mares

Secretário-Geral da IMO participou de seminário no Brasil sobre redução da emissão de gases de efeito estufa por navios A Organização Marítima Internacional – International Maritime Organization (IMO) – agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), que...

GLO completa seis meses de Operação

A Operação já soma mais de 300 mil revistas pessoais e mais de 60 pessoas detidas Desde que a Operação Ponte Aérea teve início, em novembro de 2023 por meio do Decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nº 11.765, já se passaram 180 dias, completados neste...

Operações reforçam segurança na fronteira Brasil – Paraguai

Os exércitos Brasileiro e Paraguaio realizaram essa semana, no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Ponta Porã, uma reunião de coordenação e balanço parcial das operações espelhadas Ágata Fronteira Oeste II e Basalto II. Autoridades dos dois exércitos...

Operação Catrimani II – Forças Armadas destroem acampamentos e materiais utilizados em atividades ilegais de garimpo em território indígena Yanomami

As ações na Terra Indígena Yanomami (TIY) seguem empenhadas na repressão ao garimpo ilegal. Desta vez, as Forças Armadas, coordenadas pelo Ministério da Defesa (MD), destruíram dois acampamentos e materiais de apoio usados pelos garimpeiros ilegais na região. As...

Novas tecnologias e o futuro da engenharia serão temas de encontro no ITA

São José dos Campos, SP, será palco da segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF-2024), que acontece nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio, reunindo especialistas do Brasil e do exterior para falar sobre Inteligência Artificial, Internet das Coisas e...

ABIMDE prestigia cerimônia de passagem de chefia do CDS do Exército Brasileiro

Evento, realizado em Brasília, contou com a presença de militares e convidados Na manhã do dia 29 de abril, foi realizada a cerimônia de passagem de chefia do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército Brasileiro (CDS), marcando a transição de comando do...

Marinha do Brasil tem seu primeiro Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade

Almirante estará à frente da regulação e fiscalização do emprego de energia nuclear em atividades marítimas e navais Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (30), no Salão Nobre do edifício Almirante Tamandaré (EdAT), o Comandante da Marinha, Almirante de...

COTER participa de planejamento de exercício multinacional

No período de 22 a 26 de abril, o Comando de Operações Terrestres (COTER) participou da fase de planejamento do Comando Multinacional Sul, mais alto escalão em presença do Exercício Conjunto Combinado PANAMAX 2024. A PANAMAX é o maior exercício multinacional liderado...

Em Assunção, Ministro José Mucio discute parcerias com autoridades paraguaias

Em solo paraguaio, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, se reuniu, nesta quinta-feira (2), com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, e com o Ministro da Defesa do país vizinho, Óscar Luís González Cañete. Na ocasião, foram discutidos temas como cooperação...
O Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) – em apoio ao Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) – sediou I Fórum UAM, que foi realizado em 17 de março, reunindo representantes dos órgãos reguladores, da indústria, de companhias aéreas e entidades representativas do setor de aviação.

O I Fórum UAM do DECEA apresentou informações atualizadas sobre diferentes abordagens envolvendo o conceito de mobilidade aérea urbana no Brasil, bem como as iniciativas visando à introdução das novas aeronaves elétricas eVTOL (Eletric Vertical Take Off and Landing), que possuem a capacidade de pousar e decolar na vertical.

Estavam também presentes representantes do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), da EMBRAER, da SAIPHER, da ATECH, da Gol Linhas Aéreas, da Azul Linhas Aéreas, da empresa EVE, da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (ABRAPHE), acadêmicos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e outros profissionais interessados nas novas tecnologias voltadas para um novo modal aéreo que será implementado no Brasil e no mundo.

Reforçando a importância do Brasil no contexto da aviação mundial, o comandante do CRCEA-SE, Coronel Aviador Crystian Alex Sherk Ciccacio, abriu o evento em São Paulo, evidenciando, também, a participação dos representantes do DECEA nos grupos de trabalho e painéis internacionais que realizam as atividades da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Em seguida, o Capitão Aviador Jean Pierre de Castro Benevides, adjunto da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave não Tripulada, discorreu sobre o Programa SIRIUS Brasil, que é um catalisador de importantes transformações nas áreas de comunicação, navegação, vigilância e gerenciamento de tráfego aéreo no Brasil, fundamentais para a operação dessas novas aeronaves.

Iniciando o ciclo de palestras, o Capitão Márcio André da Silva, Especialista em Controle de Tráfego Aéreo e gerente do Projeto UAM do DECEA explicou para o público os ambientes de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM), mobilidade aérea urbana (UAM) e Gerenciamento de tráfego não tripulado a baixa altura (UTM), bem como a grande expectativa de demanda associada às aeronaves eVTOL no País. Além disso, foi mostrado o cronograma do projeto UAM e enfatizada a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e colaborativa por parte dos diferentes elos e instituições envolvidas com o objetivo da implementação das aeronaves eVTOL no Brasil.

Na palestra seguinte, o representante da ATECH, Agenir de Carvalho Dias, analisou as pesquisas de novas tecnologias para facilitar a implantação do eVTOL no Brasil e como a empresa enxerga os desafios para a implantação desse novo ambiente aéreo; a aceitação da população; o equilíbrio entre os ambientes aéreos já existentes e o ambiente UAM. Apesar dos desafios, a ATECH enxerga esta nova forma de mobilidade com bastante entusiasmo e acredita que em pouco tempo teremos sucesso nesta área de atuação” – advertiu o analista de sistemas.

Na sequência, José Carlos Yoshio Furuzawa e José Alexandre T. Guerreiro Fregnani, representando a EMBRAER, abordaram os trabalhos realizados pela subsidiária EVE Air Mobility. Os dois descreveram que o eVTOL da empresa voará como um avião e pousará como um helicóptero, tendo mais flexibilidade de ação. “É uma aeronave elétrica com oito motores, proporcionando uma segurança maior ao usuário” – detalharam.

Encerrando o bloco de apresentações da parte da manhã, Roberto Honorato, superintendente de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), versou sobre os desafios regulatórios da implantação deste novo ambiente aéreo. Ele propôs uma base de certificação adaptativa e flexível, incluindo normas para as indústrias e o trabalho com experimentações, além da viabilização da aceitação das aeronaves brasileiras em outros países, frisando sempre a segurança como conceito primordial de todos os projetos.

O período da tarde se iniciou com o assessor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos, mostrando as especificidades do eVTOL da empresa Lilium, que tem um conceito diferente das aeronaves mais conhecidas, pois trabalha com turbinas, não hélices, e tem uma autonomia superior, tendo como grande diferencial o deslocamento entre cidades. Segundo Fábio, o projeto da Lilium tem a expectativa de estar totalmente ativo nos próximos três anos.

Logo após, o diretor de Inovação & Negócios da SAIPHER – Soluções Tecnológicas, José Vagner Vital, Brigadeiro da Reserva da Força Aérea Brasileira, expôs os sistemas TATIC A-CDM, TATIC-FLOW e TATIC HCP, que são utilizados no controle de tráfego aéreo do Brasil hoje. “Este mesmo sistema trabalha com o segundo maior movimento de helicópteros do mundo”, ressaltou Vital.

Em seguida, o consultor sênior de Segurança e Operações de Voo da Gol Linhas Aéreas, Sérgio Quito, apresentou o eVTOL da empresa Vertical Aerospace, o qual está sendo produzido no Reino Unido e será introduzido no Brasil em poucos anos. Quito listou os desafios enfrentados pelo País para a adoção desta nova tecnologia: a questão do investimento em gestão de energia elétrica e infraestrutura; a exigência de padronização dos carregamentos das novas aeronaves; a necessidade de evolução do gerenciamento de tráfego aéreo; a importância da regulação; e – o maior deles, segundo o palestrante – a operação, independentemente das condições meteorológicas.

O último palestrante do dia foi José Airton Patrício, Capitão da Reserva da FAB e integrante do time de profissionais da ATECH, que trouxe os resultados da simulação realizada de forma colaborativa entre EVE, ATECH e DECEA, onde helicópteros tradicionais, voando no espaço aéreo do Rio de Janeiro, simularam o voo de aeronaves eVTOL, visando avaliar as experiências do passageiro e da aeronave, além de coletar dados para aprimorar a implementação real dessas aeronaves no futuro.

O I Fórum UAM do DECEA reuniu representantes das principais instituições e empresas envolvidas com a futura operação de aeronaves eVTOL no Brasil. “Esse evento, além de sua função informativa, que foi claramente atingida, acertou um propósito muito maior, que é a troca de conhecimentos entre os diversos elos envolvidos nesse novo ecossistema da aviação” – avaliou o Capitão André.

As informações são do DECEA.

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