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NOTÍCIAS

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

Comprometimento das empresas revela avanço tecnológico do setor A 8ª edição da Mostra BID Brasil está prestes a se tornar um marco histórico com a ocupação de mais de 80% dos espaços disponíveis para a exposição. Esse nível de comprometimento por parte das empresas do...

Por Dentro da Defesa: Ministro José Mucio defende previsibilidade orçamentária e fala sobre a criação de carreira civil de Defesa

O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, é o entrevistado da 7ª edição do programa “Por Dentro da Defesa”. Há um ano e quatro meses à frente da pasta, José Mucio falou sobre temas como a criação de carreira civil de Defesa, a participação de mulheres nas Forças...

Exército participa de exercício da Conferência dos Exércitos Americanos

A Conferência dos Exércitos Americanos é um fórum que tem por objetivo a análise, o debate e a troca de ideias e experiências relacionadas a assuntos de interesse comum no campo da defesa, a fim de aumentar a colaboração e integração entre os exércitos e contribuir...

“Não tem desenvolvimento sem crédito”, diz Alckmin em evento do BNDES e da ABDE

Durante o encontro, foi lançada plataforma que monitora execução das linhas de financiamento da Nova Indústria Brasil Nova Indústria Brasil já conta com uma ferramenta importante de monitoramento de parte de suas ações: o BNDES lançou nesta quinta-feira (25/4) uma...

Submarino Nuclear: Ministro José Mucio confere avanços na construção e benefícios nas áreas da defesa, saúde, agroindústria e energia

O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, esteve no Centro Industrial Nuclear de Aramar (Cina) para conferir os avanços tecnológicos na construção do primeiro Submarino Nuclear Convencionalmente Armado do Brasil. A iniciativa, que aprimora a defesa nacional, envolve...

#SomosABIMDE: Conheça a BAE Systems

A campanha tem o objetivo de impulsionar a Base Industrial de Defesa e Segurança e divulgar suas capacidades, áreas de atuação, produtos e serviços A BAE Systems é uma empresa global de defesa, que fornece algumas das soluções mais avançadas do mundo para o setor...

Protocolo sobre Exportação de Produtos de Defesa Brasil-Suécia é aprovado

Ao promover o diálogo e a colaboração contínuos, o acordo contribui não apenas para o fortalecimento das relações bilaterais, mas também para a construção de um ambiente internacional mais seguro e pacífico. O texto do Protocolo sobre Controle de Exportação de...

Especialistas Discutem Impactos da Reforma Tributária em Workshop promovido pela ABIMDE

Programação faz parte de eventos programados para o primeiro semestre No dia 24 de abril, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) realizou mais uma edição do ciclo de workshops programados para o primeiro semestre de 2024. O...

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Na segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF-2024) - evento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que acontecerá nos dias 16 a 18 de maio, em São José dos Campos, SP - será discutido o papel da Engenharia para o avanço econômico nacional e,...

“Financiar exportação é rentável para o BNDES, meritório para o País e fundamental para a indústria”

• À Agência BNDES de Notícias, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Banco defende retomada do apoio • Para José Luis Gordon, criação de um Eximbank garantiria às empresas nacionais apoio permanente à internacionalização Limitar os...
O Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) – em apoio ao Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) – sediou I Fórum UAM, que foi realizado em 17 de março, reunindo representantes dos órgãos reguladores, da indústria, de companhias aéreas e entidades representativas do setor de aviação.

O I Fórum UAM do DECEA apresentou informações atualizadas sobre diferentes abordagens envolvendo o conceito de mobilidade aérea urbana no Brasil, bem como as iniciativas visando à introdução das novas aeronaves elétricas eVTOL (Eletric Vertical Take Off and Landing), que possuem a capacidade de pousar e decolar na vertical.

Estavam também presentes representantes do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), da EMBRAER, da SAIPHER, da ATECH, da Gol Linhas Aéreas, da Azul Linhas Aéreas, da empresa EVE, da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (ABRAPHE), acadêmicos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e outros profissionais interessados nas novas tecnologias voltadas para um novo modal aéreo que será implementado no Brasil e no mundo.

Reforçando a importância do Brasil no contexto da aviação mundial, o comandante do CRCEA-SE, Coronel Aviador Crystian Alex Sherk Ciccacio, abriu o evento em São Paulo, evidenciando, também, a participação dos representantes do DECEA nos grupos de trabalho e painéis internacionais que realizam as atividades da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Em seguida, o Capitão Aviador Jean Pierre de Castro Benevides, adjunto da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave não Tripulada, discorreu sobre o Programa SIRIUS Brasil, que é um catalisador de importantes transformações nas áreas de comunicação, navegação, vigilância e gerenciamento de tráfego aéreo no Brasil, fundamentais para a operação dessas novas aeronaves.

Iniciando o ciclo de palestras, o Capitão Márcio André da Silva, Especialista em Controle de Tráfego Aéreo e gerente do Projeto UAM do DECEA explicou para o público os ambientes de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM), mobilidade aérea urbana (UAM) e Gerenciamento de tráfego não tripulado a baixa altura (UTM), bem como a grande expectativa de demanda associada às aeronaves eVTOL no País. Além disso, foi mostrado o cronograma do projeto UAM e enfatizada a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e colaborativa por parte dos diferentes elos e instituições envolvidas com o objetivo da implementação das aeronaves eVTOL no Brasil.

Na palestra seguinte, o representante da ATECH, Agenir de Carvalho Dias, analisou as pesquisas de novas tecnologias para facilitar a implantação do eVTOL no Brasil e como a empresa enxerga os desafios para a implantação desse novo ambiente aéreo; a aceitação da população; o equilíbrio entre os ambientes aéreos já existentes e o ambiente UAM. Apesar dos desafios, a ATECH enxerga esta nova forma de mobilidade com bastante entusiasmo e acredita que em pouco tempo teremos sucesso nesta área de atuação” – advertiu o analista de sistemas.

Na sequência, José Carlos Yoshio Furuzawa e José Alexandre T. Guerreiro Fregnani, representando a EMBRAER, abordaram os trabalhos realizados pela subsidiária EVE Air Mobility. Os dois descreveram que o eVTOL da empresa voará como um avião e pousará como um helicóptero, tendo mais flexibilidade de ação. “É uma aeronave elétrica com oito motores, proporcionando uma segurança maior ao usuário” – detalharam.

Encerrando o bloco de apresentações da parte da manhã, Roberto Honorato, superintendente de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), versou sobre os desafios regulatórios da implantação deste novo ambiente aéreo. Ele propôs uma base de certificação adaptativa e flexível, incluindo normas para as indústrias e o trabalho com experimentações, além da viabilização da aceitação das aeronaves brasileiras em outros países, frisando sempre a segurança como conceito primordial de todos os projetos.

O período da tarde se iniciou com o assessor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos, mostrando as especificidades do eVTOL da empresa Lilium, que tem um conceito diferente das aeronaves mais conhecidas, pois trabalha com turbinas, não hélices, e tem uma autonomia superior, tendo como grande diferencial o deslocamento entre cidades. Segundo Fábio, o projeto da Lilium tem a expectativa de estar totalmente ativo nos próximos três anos.

Logo após, o diretor de Inovação & Negócios da SAIPHER – Soluções Tecnológicas, José Vagner Vital, Brigadeiro da Reserva da Força Aérea Brasileira, expôs os sistemas TATIC A-CDM, TATIC-FLOW e TATIC HCP, que são utilizados no controle de tráfego aéreo do Brasil hoje. “Este mesmo sistema trabalha com o segundo maior movimento de helicópteros do mundo”, ressaltou Vital.

Em seguida, o consultor sênior de Segurança e Operações de Voo da Gol Linhas Aéreas, Sérgio Quito, apresentou o eVTOL da empresa Vertical Aerospace, o qual está sendo produzido no Reino Unido e será introduzido no Brasil em poucos anos. Quito listou os desafios enfrentados pelo País para a adoção desta nova tecnologia: a questão do investimento em gestão de energia elétrica e infraestrutura; a exigência de padronização dos carregamentos das novas aeronaves; a necessidade de evolução do gerenciamento de tráfego aéreo; a importância da regulação; e – o maior deles, segundo o palestrante – a operação, independentemente das condições meteorológicas.

O último palestrante do dia foi José Airton Patrício, Capitão da Reserva da FAB e integrante do time de profissionais da ATECH, que trouxe os resultados da simulação realizada de forma colaborativa entre EVE, ATECH e DECEA, onde helicópteros tradicionais, voando no espaço aéreo do Rio de Janeiro, simularam o voo de aeronaves eVTOL, visando avaliar as experiências do passageiro e da aeronave, além de coletar dados para aprimorar a implementação real dessas aeronaves no futuro.

O I Fórum UAM do DECEA reuniu representantes das principais instituições e empresas envolvidas com a futura operação de aeronaves eVTOL no Brasil. “Esse evento, além de sua função informativa, que foi claramente atingida, acertou um propósito muito maior, que é a troca de conhecimentos entre os diversos elos envolvidos nesse novo ecossistema da aviação” – avaliou o Capitão André.

As informações são do DECEA.

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