M
Logo Portal da BIDS

© 2025 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

A Taurus, multinacional brasileira e maior vendedora de armas leves do mundo, esteve presente na IWA Outdoor Classics 2025, maior feira na Europa voltada aos mercados de caça, tiro esportivo, equipamentos para atividades ao ar livre e segurança. O evento aconteceu de...

Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

Viatura lançadora do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) foi uma das sensações do evento na Fortaleza de São José O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) celebrou, na sexta-feira (7), 217 anos de história e de prontidão operativa, em evento realizado na Fortaleza de São...

Nesta quinta-feira (13), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) promoverão seminário online (webinar) para apresentar os detalhes do Projeto de Reestruturação da Circulação Aérea da Área de Controle Terminal de São Paulo – Projeto TMA-SP Neo. O evento será transmitido, ao vivo, no canal do DECEA no YouTube, a partir das 13 horas.

Responsáveis pelo Projeto e convidados tratarão de temas como: capacidade do espaço aéreo e resultados do Projeto; atualização da Circulação VFR; mudanças para os aeroportos de Congonhas, Campinas e Guarulhos; as novas Cartas de Altitude Mínima de Vigilância; as alterações de aerovias; e o Point Merge System, método para facilitar o sequenciamento das aeronaves que chegam, especialmente, nos momentos de alta demanda.

O DECEA também disponibilizou o documento AIC N16/21, nas versões inglês e português, com informações sobre a TMA-SP Neo. O Projeto diz respeito à reestruturação do espaço aéreo da Terminal de São Paulo, a maior e mais movimentada da América Latina, entrará em vigor a partir do dia 20 de maio.

O Projeto TMA-SP Neo é um empreendimento do DECEA e executado pelo CRCEA-SE. Consiste na elaboração de um novo conceito do espaço aéreo na Terminal de São Paulo para os aeroportos com maior movimento e que operam IFR, sigla em inglês para Regras de Voo por Instrumentos. Esses aeródromos foram considerados prioritários, baseando-se nos conceitos de Navegação Baseada em Performance (PBN).

O principal objetivo do Projeto é otimizar o conceito de espaço aéreo de uma das principais TMA da América Latina para absorver, com eficiência, à crescente demanda de tráfego aéreo dos próximos anos. Entre as vantagens desta remodelação estão a diminuição da carga de trabalho de controladores de tráfego aéreo (ATCO, do inglês Air Traffic Controller) e pilotos com comunicação mais objetiva; a redução do consumo de combustível e emissão de gás carbônico pelas aeronaves, além da absorção de, aproximadamente, 10% do crescimento da demanda do tráfego aéreo. Somam-se a estas melhorias, a redução de esperas no sequenciamento de aeronaves para descida e atrasos devido à capacidade do espaço aéreo, bem como procedimentos com perfis de chegadas e saídas com menor complexidade possível.

O Projeto envolveu, ainda, a atualização das principais terminais do sul do País: Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, que tiveram sua estrutura readequada às novas rotas e, consequentemente, à confecção de novas cartas de Saída Padrão por Instrumentos e a Rota Padrão de Chegada em Terminal. Brasília também teve que ser adaptada, em menor escala, para a nova estrutura da TMA-SP. Com a criação de novos setores na Terminal, foi necessário transferir o setor responsável pela Ponte Aérea Rio-São Paulo para o Controle de Aproximação Rio de Janeiro. Os limites da TMA-SP foram planejados para atender aos fluxos de chegada e saída com maior demanda para permitir uma melhor distribuição dos tráfegos.

As informações são da Força Aérea Brasileira.

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

 

Translate»