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NOTÍCIAS

ABIMDE será uma das expositoras na LAAD Security & Defense 2024

A Associação estará localizada no estande de número K10, no Transamerica Expo Center, em São Paulo Na próxima semana, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) será expositora em um importante evento dedicado à segurança, a...

Operação “ADEREX-I/2024” patrulha mais de 300 mil quilômetros quadrados de área marítima

Marinha encerra exercícios militares após 22 dias de operação Após 22 dias de exercícios militares avançados, a Marinha do Brasil (MB) concluiu na segunda-feira (25) a Operação “ADEREX-I/2024”. Durante esse período, a Força contabilizou o patrulhamento de cerca de 300...

Marinha lança Submarino “Tonelero” ao mar, em Itaguaí (RJ)

A Marinha do Brasil (MB) realizou, hoje (27), o batismo e o lançamento ao mar do Submarino “Tonelero”, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ). O evento marcou a prontificação do processo construtivo do terceiro Submarino Convencional com Propulsão Diesel-Elétrica (S-BR),...

#SomosABIMDE: Conheça a Saab Brasil

A campanha tem o objetivo de impulsionar a Base Industrial de Defesa e Segurança e divulgar suas capacidades, áreas de atuação, produtos e serviços A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas...

Drone Policial: Atech participa com sucesso de exercício antiterrorismo

A Atech, empresa do Grupo Embraer, demonstrou com sucesso os benefícios da plataforma GDI (Gerenciamento de Incidentes) durante uma simulação de ameaça terrorista em local próximo à área turística de Foz do Iguaçu (PR).  O exercício foi realizado durante o 2º Drone Policial, evento que começou nesta terça (26)  e segue até quinta (28) com participação de policiais de todo o Brasil e do exterior.

LGPD é tema do segundo workshop realizado pela ABIMDE

Evento aconteceu presencialmente na sede da Associação, em São Paulo No dia 20 de março, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) realizou o segundo workshop do ano, programado para o primeiro semestre. Desta vez, o tema foi...

Marinha realiza exercício militar no Porto de Cotegipe, em Salvador

“DEPORTEX” treina defesa de porto estratégico para a exportação de grãos brasileiros A Marinha do Brasil iniciou ontem (25), em Salvador, o Exercício “DEPORTEX LE/2024”, que está sendo realizado nas instalações do Terminal Portuário de Cotegipe (TPC). O exercício, que...

CCOMSEx lança campanha institucional do Exército em solenidade

O Centro de Comunicação Social do Exército lançou a Campanha Anual do Exército Brasileiro durante a solenidade de comemoração dos 43 anos do CCOMSEx. O formato da campanha é inédito e substituiu as tradicionais campanhas dos dias do Exército e do Soldado. O objetivo é...

Macron no Brasil: CNI defenderá avanço no acordo Mercosul e União Europeia

Indústria se reunirá com o presidente francês nesta quarta-feira (27), na Fiesp. Para a CNI, será uma oportunidade de reforçar a urgência do acordo e os benefícios para a relação bilateral Brasil-França A visita do presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil é...

AMAZUL apresenta tecnologias nas áreas nuclear e de submarinos na LAAD 2024

A AMAZUL, empresa de tecnologia, inovação e gestão do conhecimento que atua nas áreas nuclear e de defesa, estará presente na LAAD Security & Defence 2024, que acontece de 2 a 4 de abril, no Transamerica Expo Center em São Paulo.  Na maior feira de segurança e...

Nesta quinta-feira (13), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) promoverão seminário online (webinar) para apresentar os detalhes do Projeto de Reestruturação da Circulação Aérea da Área de Controle Terminal de São Paulo – Projeto TMA-SP Neo. O evento será transmitido, ao vivo, no canal do DECEA no YouTube, a partir das 13 horas.

Responsáveis pelo Projeto e convidados tratarão de temas como: capacidade do espaço aéreo e resultados do Projeto; atualização da Circulação VFR; mudanças para os aeroportos de Congonhas, Campinas e Guarulhos; as novas Cartas de Altitude Mínima de Vigilância; as alterações de aerovias; e o Point Merge System, método para facilitar o sequenciamento das aeronaves que chegam, especialmente, nos momentos de alta demanda.

O DECEA também disponibilizou o documento AIC N16/21, nas versões inglês e português, com informações sobre a TMA-SP Neo. O Projeto diz respeito à reestruturação do espaço aéreo da Terminal de São Paulo, a maior e mais movimentada da América Latina, entrará em vigor a partir do dia 20 de maio.

O Projeto TMA-SP Neo é um empreendimento do DECEA e executado pelo CRCEA-SE. Consiste na elaboração de um novo conceito do espaço aéreo na Terminal de São Paulo para os aeroportos com maior movimento e que operam IFR, sigla em inglês para Regras de Voo por Instrumentos. Esses aeródromos foram considerados prioritários, baseando-se nos conceitos de Navegação Baseada em Performance (PBN).

O principal objetivo do Projeto é otimizar o conceito de espaço aéreo de uma das principais TMA da América Latina para absorver, com eficiência, à crescente demanda de tráfego aéreo dos próximos anos. Entre as vantagens desta remodelação estão a diminuição da carga de trabalho de controladores de tráfego aéreo (ATCO, do inglês Air Traffic Controller) e pilotos com comunicação mais objetiva; a redução do consumo de combustível e emissão de gás carbônico pelas aeronaves, além da absorção de, aproximadamente, 10% do crescimento da demanda do tráfego aéreo. Somam-se a estas melhorias, a redução de esperas no sequenciamento de aeronaves para descida e atrasos devido à capacidade do espaço aéreo, bem como procedimentos com perfis de chegadas e saídas com menor complexidade possível.

O Projeto envolveu, ainda, a atualização das principais terminais do sul do País: Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, que tiveram sua estrutura readequada às novas rotas e, consequentemente, à confecção de novas cartas de Saída Padrão por Instrumentos e a Rota Padrão de Chegada em Terminal. Brasília também teve que ser adaptada, em menor escala, para a nova estrutura da TMA-SP. Com a criação de novos setores na Terminal, foi necessário transferir o setor responsável pela Ponte Aérea Rio-São Paulo para o Controle de Aproximação Rio de Janeiro. Os limites da TMA-SP foram planejados para atender aos fluxos de chegada e saída com maior demanda para permitir uma melhor distribuição dos tráfegos.

As informações são da Força Aérea Brasileira.

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