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NOTÍCIAS

ABIMDE elege nova diretoria para o triênio 2025-2027

Coligação "Senta a Pua" une líderes do setor para dar continuidade às iniciativas em prol da indústria de defesa e segurança A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) elegeu sua nova diretoria para o triênio 2025-2027. A...

Ação integrada neutraliza estruturas do garimpo ilegal na Amazônia

O Comando Conjunto Catrimani II conduziu, na última sexta-feira, a Operação Integração III, que neutralizou diversas estruturas e materiais utilizados pela mineração ilegal na Terra Indígena Yanomami. As ações aconteceram na região de Surucucu, área conhecida como...

Com cibersegurança e criptografia aeroembarcadas, Link-BR2 entra em fase final de integração

Kryptus é responsável por garantir a comunicação sigilosa e autenticada entre aeronaves e estações de solo da Força Aérea Brasileira O Link-BR2, projeto de datalink da Força Aérea Brasileira (FAB) executado pela AEL Sistemas, concluiu com sucesso mais uma etapa de...

Brasil lança a janela única de Investimentos para facilitar a entrada de capital estrangeiro

Parceria entre MDIC e BID dá início à criação da plataforma, já adotada por mais de 60 países, que desburocratiza processos e facilita a tomada de decisão de investidores. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo...

I Seminário de Exércitos Sul-Americanos debate temas de Defesa

Representantes de nove países estão reunidos em Brasília para debater temas relacionados à Defesa, durante o I Seminário de Integração dos Exércitos Sul-Americanos. O evento foi aberto neste dia 28 de outubro, no Quartel-General do Exército, com presença do Comandante...

Marinha do Brasil e SENAI CIMATEC assinam acordo de cooperação científica e tecnológica em Salvador

Projeto “Fisher” do SENAI CIMATEC desenvolve Veículo Submarino Autônomo A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), renovou, nesta sexta-feira (25), o acordo de cooperação científica e tecnológica com o SENAI CIMATEC na sede do Comando, em...

República Tcheca encomenda duas aeronaves multimissão Embraer C-390 Millennium

- República Tcheca é o quarto membro da OTAN a adquirir o C-390 Millennium - Aquisição beneficiará tanto a Força Aérea Tcheca quanto a indústria aeroespacial local No último dia 25, o Ministério da Defesa da República Tcheca (MoD) assinou um contrato para a aquisição...

IFI emite Certificado de Aeronavegabilidade para Caça Gripen

Aeronave de matrícula 4108 irá compor a frota do 1º GDA, sediado em Anápolis (GO), além de participar, em novembro, do Exercício CRUZEX 2024 O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) alcançou mais um marco significativo no processo de recebimento dos caças...

Artilharia de Campanha se mobiliza na Operação Sentinela Alerta

A Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército conduziu a Operação Membeca – Sentinela Alerta, que envolveu todas as organizações da Artilharia de Campanha do Comando Militar do Leste no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras. O exercício...

Exercício COMAO FLIGHT 2024 é realizado na Base Aérea de Natal

O exercício também serve como preparação para o Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX 2024), o maior exercício multinacional da FAB, previsto para iniciar no dia 03/11 Desde o dia 09/10, a Base Aérea de Natal (BANT) recebe aeronaves e equipes envolvidas no...

Proposta será enviada pelo MRE para análise pelos ministérios envolvidos antes de apreciação do Congresso

O Brasil se prepara para adaptar sua frota de navios mercantes às exigências da Convenção Internacional de Hong Kong para a Reciclagem Segura e Ambientalmente Adequada de Navios, da Organização Marítima Internacional (IMO, da sigla em inglês), que deve entrar em vigor em junho de 2025. A Comissão Coordenadora para os Assuntos da IMO (CCA-IMO), Colegiado interministerial coordenado pela Marinha do Brasil e formado por representantes de 14 órgãos da administração pública federal, deu início ao processo, com proposta encaminhada para o Ministério das Relações Exteriores.

Os ministérios envolvidos devem emitir pareceres sobre o documento, que então será remetido pela Casa Civil da Presidência da República ao Congresso Nacional, para apreciação das comissões pertinentes e do plenário de ambas as casas. A Convenção prevê medidas para prevenir e minimizar os riscos ambientais, de saúde ocupacional e de segurança, relacionados à reciclagem de navios, considerando as características específicas do transporte marítimo e a necessidade de assegurar, ao final de suas vidas úteis, a retirada adequada do ambiente.

Uma vez que a Convenção entre em vigor internacionalmente e o Brasil finalize os processos de adesão junto à IMO e de internalização no arcabouço legal nacional, os desafios relativos à implementação de suas disposições surgirão. Assim sendo, a Autoridade Marítima Brasileira realizará a normatização das ações, em sua área de competência, devendo ocorrer o mesmo no âmbito das demais autoridades envolvidas. Caso pertinente, poderá ocorrer a busca por apoio técnico e treinamento no âmbito da IMO, a qual conta com um extenso programa de cooperação técnica.

O Brasil integra o Conselho da IMO, cuja sede (na foto) fica em Londres, na Inglaterra – Imagem: IMO

Os requisitos necessários para a sua entrada em vigor no âmbito internacional foram atingidos em junho de 2023, com as adesões de Bangladesh e da Libéria. Eram necessárias as adesões de 15 países, cujas frotas mercantes somassem pelo menos 40% da arqueação bruta da frota mercante mundial e cujos volumes de reciclagem feitas nos últimos 10 anos representassem 3% da soma de suas frotas. Com isso, a Convenção entrará em vigor em junho de 2025.

A Convenção prevê a aplicação das regras a embarcações com arqueação bruta (volume interno do navio) superior a 500. Por enquanto não há previsão do número de navios brasileiros impactados, em razão de diferenças quanto ao tamanho das embarcações contempladas pelo acordo internacional e pela legislação brasileira, em discussão no Congresso Nacional, na forma do PL 1584/2021. Em face das divergências observadas, a Autoridade Marítima, por meio da Assessoria de Relações Institucionais da Marinha, efetua gestões junto ao Congresso Nacional, a fim de compatibilizar as exigências, de modo tal que seja possível dimensionar adequadamente a quantidade de navios a ser impactada.

O Brasil na IMO

A IMO é a agência especializada das Nações Unidas, sediada em Londres, na Inglaterra, que tem por missão a promoção de um transporte marítimo internacional seguro, protegido e ambientalmente eficiente e sustentável, por meio da cooperação técnica. O Brasil é membro da instituição desde 1963 e, desde 1967, integra o Conselho da IMO ‒ categoria reservada a países com o maior interesse no comércio marítimo mundial. Com mais de 95% de suas trocas comerciais movimentadas por via marítima, o Brasil atribui grande importância aos trabalhos da IMO.

Capa: Freepik/ Racool Studio

As informações são da Agência Marinha de Notícias.

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