A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) realizou no dia 23 de setembro, no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC), a cerimônia de abertura do XI Seminário Nacional sobre a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.
Neste ano, o evento tem como tema central a atuação da Engenharia e o apoio de Fogo à FEB na Campanha da Itália. Durante o primeiro dia, o seminário reuniu militares e civis para homenagear os homens e as mulheres que lutaram na Itália há 80 anos.
O Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, abriu oficialmente o seminário, ressaltando a importância de preservar a memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB). “Eventos como esse são importantes para que os estudos sobre a temática sejam aprofundados, compartilhados e valorizados”, pontuou.
Durante os três dias serão realizadas palestras sobre a atuação da Engenharia e da Artilharia na Campanha da Itália. O encontro tem como finalidade aproximar o público dos feitos da Força Terrestre, além de divulgar fatos e personagens da FEB. O seminário também passará por Campo Grande e Aquidauana (MS), ampliando o alcance nacional da divulgação sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.
Exposição sobre a FEB
Além das palestras sobre a Força Expedicionária Brasileira, os participantes do seminário, no Rio de Janeiro, terão a oportunidade de conferir uma exposição especial de viaturas militares na entrada do Forte de Copacabana.
As informações são do Departamento de Educação e Cultura do Exército.