O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, assinou acordo de cooperação técnica para a criação de um Centro de Inovação e Pesquisa Tecnológica, que funcionará na Base Aérea de Fortaleza, no Ceará. O centro atuará em conjunto com o campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), inaugurado no estado em janeiro de 2024, e irá contribuir para o desenvolvimento da indústria local. Atualmente, o PIB industrial do estado é de cerca de R$ 34 bilhões, o equivalente a 1,7% da indústria nacional, seguindo na 13ª posição em relação aos 26 estados e o Distrito Federal, de acordo com o Portal da Indústria.
O instrumento de cooperação foi assinado, nesta terça-feira, 4/6, entre o Ministério da Defesa (MD), o Comando da Aeronáutica, o estado do Ceará, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/DR-CE). Em 60 dias, serão avaliados aspectos como infraestrutura do local, e o impacto financeiro visando à implementação do empreendimento.
De acordo com o Ministro José Mucio, há um esforço para fortalecer a educação no Nordeste. “Hoje estamos colhendo frutos de uma semente que plantamos no início do ano. Tudo tem dado certo! Há muitos anos, os governos que se sucedem têm a meta de fazer do Ceará a capital da educação do Nordeste, e do país”, disse.
ICT – Seguindo o modelo da tríplice hélice, o novo instituto atuará de forma conjunta, representando a indústria, como promotora de inovação; academia, será proveniente do ITA; e o governo, por meio do financiamento de projetos e subsídios. A proposta é favorecer o avanço tecnológico na região. As atividades serão desempenhadas de forma sinérgica com as futuras pesquisas derivadas dos cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia de Energia e de Sistemas do novo ITA, por meio de cooperação entre pesquisadores e indústrias envolvidas.
ITA – Referência em cursos de graduação e pós-graduação em áreas da engenharia, com destaque para o setor aeroespacial, o ITA é uma instituição da Força Aérea Brasileira (FAB), com sede instalada em São José dos Campos (SP) desde 1950, e desde janeiro de 2024, em Fortaleza (CE). A capital cearense, primeira instalação do órgão fora de São Paulo, foi escolhida para a construção do novo ITA devido a 40% dos alunos aprovados serem, tradicionalmente, do estado.
Além do Ministro da Defesa, a cerimônia contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno; do Governador do Ceará, Elmano de Freitas da Costa; dos representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Conselho e da Diretoria Regional do Senai/DR-CR.
As informações são do Ministério da Defesa.