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NOTÍCIAS

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Assinada a compra conjunta de 9 aviões Embraer C-390 por Holanda e Áustria

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EMGEPRON participa da formatura de conclusão do CGERD

Em 11 de julho, na Escola Superior de Guerra (ESG), a EMGEPRON, representada pelo seu Diretor-Presidente, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira, participou como convidado da solenidade de encerramento da turma de 2024 do Curso de Gestão de Recursos de Defesa...

CNI orienta exportadores sobre o novo Regime de Origem do Mercosul

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BNDES financia a exportação de 32 jatos E175 da Embraer à American Airlines

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MCTI participa de debates sobre a Antártica no Simpósio da APECS-Brasil

Evento debateu os 40 anos de pesquisa brasileira na Antártica e investimentos do ministério no setor O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) esteve presente no Simpósio APECS-Brasil 2024: 40 Anos do Brasil na Antártica, organizado pelo Comitê Nacional...

Estágio capacita militares e civis para o tratamento e resposta a incidentes cibernéticos

Na semana de 8 a 12 de julho, a Escola Nacional de Defesa Cibernética (ENaDCiber) conduziu a Capacitação Setorial em Gestão de Incidentes Cibernéticos para Equipes de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (ETIR) da Defesa. A turma foi composta por...

151 Anos do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira

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Forças Armadas desarticulam duas áreas de garimpo ilegal em Roraima

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Os recentes testes climáticos realizados em Belém e Salinópolis expuseram o Gripen a condições quentes e úmidas, com temperaturas chegando a aproximadamente 35ºC e umidade de 85% ao nível do mar.

Por aproximadamente 20 dias, a aeronave Gripen E 4100, utilizada nas campanhas de desenvolvimento e certificação no Brasil, foi novamente submetida a condições climáticas extremas. Durante as avaliações, a aeronave voou aproximadamente 12 horas em 10 missões em condições quentes e úmidas, típicas da região Norte do Brasil.

“O Gripen ficou sediado na Base Aérea de Belém, onde estava o apoio de solo e as equipes da Saab e da Embraer. Após a decolagem, a aeronave seguia em direção a uma área de ensaios sobre o mar perto de Salinópolis, a cerca de 160 km de Belém. Nós montamos uma estação de telemetria naquele local para coletar todos os dados dos voos”, explicou Dalton Leite, engenheiro da Embraer responsável pela campanha.

Os testes foram realizados para avaliar o desempenho de todos os sistemas em condições extremamente quentes e úmidas, garantindo o resfriamento adequado dos equipamentos, o conforto do piloto e o comportamento geral da aeronave quando inserida naquele ambiente.

“Apesar das condições climáticas desafiadoras e a mudança repentina da meteorologia ao longo do dia, os resultados obtidos demonstram que o Gripen pode operar sem restrições de clima de qualquer local da região norte”, disse Martin Leijonhufvud, chefe do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC) da Saab.

Durante a campanha, as responsabilidades foram atribuídas à Embraer como parte do programa de transferência de tecnologia, com o objetivo de aprimorar a expertise da empresa brasileira nessa área.

“Os testes envolveram o trabalho de aproximadamente 35 pessoas, divididas entre brasileiros e suecos, e foram fundamentais para fortalecer ainda mais a parceria entre a Saab e a Embraer. Também prepararam nossos técnicos e engenheiros para realizar esse tipo de trabalho sem a mentoria da Saab”, completou Leite.

Voo transônico e radar altímetro

A campanha também incluiu testes de voo em regime transônico* e a avaliação da funcionalidade do radar altímetro.

“Os voos transônicos foram realizados para avaliar o desempenho do caça e do motor em altitudes mais baixas, permitindo que a equipe medisse o aumento do calor e das tensões estruturais na aeronave”, explicou Jakob Högberg, piloto-chefe de testes da Saab.

Já o ensaio do radar altímetro tem impacto direto em vários sistemas da aeronave, incluindo o de alerta de proximidade do solo (GPWS), que é um equipamento anticolisão de precisão para voos a baixa altura.

O caça explorou as faixas de 200 metros a 500 metros de altitude sobre a floresta densa e úmida para permitir que a equipe validasse a precisão das medições do radar altímetro naquele ambiente.

Todos os ensaios realizados foram concluídos com sucesso, consolidando mais uma etapa na campanha global de desenvolvimento e certificação do Gripen E. Esses testes incluíram o transporte de uma variedade de configurações de cargas externas, como mísseis IRIS-T e Meteor, assim como tanques de combustível.

* Transônico é a faixa de transição da velocidade subsônica para a supersônica, de aproximadamente Mach 0,8 a Mach 1,2, ou 980 km/h a 1.470 km/h ao nível do mar.

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