M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

ABIMDE encerra participação na Eurosatory 2024

Maior evento mundial de defesa terrestre e aérea termina em Paris A Eurosatory, a maior feira mundial de defesa terrestre e aérea, encerra hoje sua edição de 2024 em Paris. A edição deste ano reuniu o setor de defesa e segurança, apresentando uma ampla gama de...

MBDA na Eurosatory: Protagonismo e Inovação em Defesa

Para o Brasil, empresa expande horizontes por meio de cooperações industriais A participação da MBDA na Eurosatory reforçou o comprometimento e a eficiência do grupo europeu em oferecer soluções de defesa soberanas para atender todas as Forças Armadas. A feira, um...

Operação “Lançamento de Armas”: Marinha testa o seu poder de combate

Exercício ocorreu no litoral do Rio de Janeiro e contou com lançamento de mísseis e bombas A Marinha do Brasil (MB) conduziu, entre os dias 15 e 18 de junho, a Operação “Lançamento de Armas II/2024”, mobilizando navios e aeronaves da Esquadra, no litoral entre as...

Akaer debate transformação digital no SciBiz Conference 2024

O vice-presidente de Operações da Akaer, Fernando Ferraz, participou nesta quarta-feira (20) de um dos painéis principais do SciBiz Conference 2024, maior conferência de ciência e negócios da América Latina. O evento acontece nesta semana na USP, em São Paulo, com a...

EDGE e Thales anunciam uma parceria estratégica para o desenvolvimento e fabricação de comunicações por rádio nos Emirados Árabes Unidos

– A EDGE e a Thales assinaram uma declaração de intenções para colaborar no desenvolvimento de rádios definidos por software nos Emirados Árabes Unidos. – Espera-se que a parceria desenvolva e produza novas soluções no domínio das comunicações por rádio. Abu Dhabi,...

Especialistas manifestam preocupação com a Base Industrial de Defesa

A Base Industrial de Defesa desempenha papel fundamental na proteção das fronteiras e na defesa do território nacional, garantindo a soberania e a integridade do país. Em audiência pública realizada nesta terça-feira, 18, pela Comissão de Relações Exteriores e de...

Kryptus inaugura laboratório avançado de cibersegurança e defesa pioneiro na América Latina

Pioneiro na América Latina, LabSCA investiga vulnerabilidades de hardware que podem ser exploradas em ataques cibernéticos A Kryptus, multinacional brasileira especializada em soluções de segurança cibernética e defesa, inaugurou recentemente o Laboratório Avançado de...

Importância da Energia Nuclear é tema em Audiência Pública no Congresso Nacional

Evento foi uma oportunidade para fortalecer a colaboração entre a Marinha e atores do Setor Nuclear O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, representando a Marinha do Brasil,...

Militares realizam estágio de operações aeromóveis na Amazônia

Na última semana, o Exército Brasileiro celebrou a conclusão do Estágio de Operações Aeromóveis de 48 militares que integram o Comando Militar da Amazônia (CMA). O estágio, que contou com a participação de integrantes de diversas organizações militares, foi...

Indústria nacional em destaque na Eurosatory 2024

Exposição global de defesa e segurança reforça compromisso com inovação tecnológica Começou a Eurosatory 2024, a principal exposição global de Defesa e Segurança, realizada no Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte, em Paris, até o dia 21 de junho. O evento reúne...

A importância da integração entre as indústrias do setor e as Forças Armadas foi um dos pontos destacados na apresentação

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) realizou no dia 7 de maio, mais uma edição de sua reunião plenária mensal. Neste encontro foi destacada a importância da integração entre as indústrias do setor e as Forças Armadas, tema da palestra sobre mobilização, além das atualizações da ABIMDE e das boas-vindas às novas associadas.

A reunião presencial foi realizada na sede da ABIMDE, em São Paulo, mas também pode ser acompanhada on-line. Na abertura, o presidente do Conselho Diretor, Dr. Roberto Gallo, falou sobre a tragédia no Rio Grande do Sul e sobre a necessidade de solidariedade e mobilização.

“Este acontecimento é uma demonstração da força maior da natureza, mas também de um descaso e da falta de pensamento estratégico no país. Temos que aproveitar essa tragédia para tentar reformar as nossas instituições, particularmente, aquelas que têm a responsabilidade de poder público e devem agir de forma estratégica”, defendeu.

Na sequência teve início a palestra “Mobilização Nacional e Militar”, ministrada pelo Capitão de Mar e Guerra (CMG) (RM1) Paulo Sergio Camillo de Toledo, representante da chefia de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).

Na apresentação, Toledo mencionou a importância da integração entre as áreas coligadas à defesa e a Defesa Civil, ressaltando a dualidade de funções e a necessidade de alinhamento e cooperação entre as instituições. A mobilização, que é uma atividade essencial para o país, parece ainda não ter a percepção necessária por parte da sociedade, conforme apontado durante explanação.

O capitão explicou que é preciso conhecer sobre mobilização para entender sua importância para o país, qual seja: o conjunto de atividades planejadas empreendidas pelo Estado complementando a logística nacional. “Se o item, se a necessidade pode ser atendida como um item de prateleira nós não temos mobilização, no entanto, se não está disponível, se não atende as necessidades, aí sim, temos que acionar a mobilização”.

Outro ponto abordado foi com relação a legislação vigente sobre o tema. Ações de mobilização atualmente são acionadas diante de uma agressão estrangeira. Todavia, propostas estão sendo discutidas para alterar a Lei de Mobilização, substituindo o texto de agressão estrangeira por situações emergenciais, o que permitiria uma resposta mais ágil e efetiva em casos como desastres naturais, exemplificados pela recente tragédia no Rio Grande do Sul.

O palestrante também falou sobre o conceito de mobilização militar voltada exclusivamente para o atendimento das necessidades das Forças Armadas, e a importância do planejamento baseado em capacidades, uma filosofia que aponta para a necessidade de construção de capacidades estratégicas.

Outro tema relevante foi o Sistema de Mobilização Nacional (SINAMOB), que envolve diversos órgãos do governo federal e é essencial para a execução da mobilização. A estrutura do SINAMOB, que até o momento foi pouco utilizada devido às limitações legais, demonstrou sua eficácia durante a pandemia de COVID-19, quando medidas dignas de uma mobilização foram tomadas informalmente.

Toledo concluiu sua apresentação falando sobre um novo sistema de cadastramento de empresas de interesse da mobilização, que visa facilitar a identificação e o contato com empreendimentos que possam contribuir em situações de mobilização nacional.

Atualizações ABIMDE

O general Mattioli iniciou as atualizações da ABIMDE destacando os últimos eventos em que a Associação esteve envolvida, seja como organizadora ou participante. “Nós estamos fazendo um esforço bastante concentrado tentando racionalizar e otimizar cada vez mais, ser mais efetivos nos nossos eventos”, exemplificou.

Site Descrição gerada automaticamente com confiança média

Entre eles, destaque para a participação brasileira no Defence Service Asia Exhibition and Conference (DAS), com o Espaço Brasil coordenado pela ABIMDE em evento na Malásia, e o workshop sobre a Reforma Tributária, realizado no último dia 24 de abril.

Na sequência, a palavra foi concedida ao Presidente do Comitê da Indústria de Defesa de Santa Catarina (CONDEFESA), da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Cesar Olsen, que falou sobre o SC Expo Defense e sobre a tragédia no Rio Grande do Sul (RGS).

Olsen fez uma importante consideração sobre defesa nacional: “A Defesa Nacional depende da indústria local e a participação da sociedade como um todo. Quem vai defender os nossos valores, fronteiras, indústrias, tecnologias, e economias somos nós, a sociedade civil, com a sociedade militar, se me permitirem tratar como sociedade militar”, pontuou.

Interface gráfica do usuário, Site Descrição gerada automaticamente

A SC Expo Defense será um encontro entre empresas brasileiras e italianas com representantes dos Ministérios da Defesa da Itália e do Brasil para identificar oportunidades de intercâmbio, parcerias e novos negócios. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de maio na sede da FIESC.

A programação do Diálogo de Indústrias de Defesa com representantes italianos pretende fortalecer a cooperação bilateral na área de defesa entre Brasil e Itália, promovendo a troca de informações, tecnologias e oportunidades de negócios entre as Bases Industriais de Defesa (BID).

Mostra BID Brasil 2024

A Mostra BID Brasil, evento considerado o mais importante do setor de defesa, foi um dos destaques da exposição do general Mattioli. O evento, que funciona como uma vitrine para as capacidades brasileiras nas áreas de defesa e segurança, contará com apresentações e discussões programadas para gerar demandas e potencialidades para as empresas associadas.

A organização do evento está com as vendas avançadas, com a maioria dos espaços já ocupados por empresas que demonstrarão suas inovações e tecnologias em dezembro, em Brasília.

Interface gráfica do usuário, Site Descrição gerada automaticamente

Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber)

A seguir, a palavra foi concedida ao representante do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), Dr. Rodrigo Jonas Fragola, que falou sobre seu contato com a ABIMDE com a intenção de se aproximar das empresas de defesa em cibersegurança, já que, segundo ele, tecnicamente não há relação com defesa.

“Pelo menos é o que passa na cabeça da maioria das pessoas. Mas não acredito que seja possível falar em defesa cibernética sem envolver a indústria, as empresas privadas e suas capacidades. Estou há 26 anos do mercado de cibersegurança, acompanho algumas empresas que fazem um trabalho fantástico nesta área”, disse.

O Dr. Fragola afirmou que sua missão é alinhar as necessidades governamentais, as necessidades de defesa, as necessidades das empresas em estratégia que está sendo construída.