M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Defesa fala de segurança na fronteira e promove BID nacional em encontro bilateral com a Colômbia

O estabelecimento de parcerias estratégicas e transferência de tecnologia foram temas discutidos em encontro realizado nesta quarta-feira (17), durante reunião bilateral entre o presidente Lula e o presidente colombiano, Gustavo Petro, em Bogotá, capital da Colômbia....

Caça F-39 Gripen da Força Aérea está exposto no Aeroporto de Brasília

A réplica em tamanho real do caça multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB) ficará aberta à visitação de 18 de abril a 02 de maio, no Aeroporto Internacional Já imaginou vivenciar a experiência de entrar no cockpit (cabine de pilotagem) do F-39 Gripen, aeronave...

CMA fortalece parceria entre Forças Armadas e PIM para impulsionar negócios no segmento de defesa

O Núcleo de Estudos Estratégicos do CMA (Comando Militar da Amazônia) realiza nesta quarta-feira, (17), um Seminário com enfoque nas possibilidades para as empresas localizadas no PIM (Polo Industrial de Manaus) no âmbito da BID (Base Industrial de Defesa). O evento...

COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas

Evento destaca cooperação estratégica e perspectivas de aquisições para a Força Aérea Brasileira A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança participou, no dia 17 de abril, de um evento promovido pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP), em...

ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária

Debate liderado por renomados advogados irá esclarecer questões sobre o cenário tributário brasileiro. No dia 24 de abril, quarta-feira, às 10h, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) promoverá o terceiro encontro do Ciclo...

Investimentos em defesa irão gerar 130 mil empregos até 2030, diz ministro em audiência pública na Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (17), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a convite da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Credn). A participação atendeu a pedido dos Deputados...

Ministério da Defesa e Forças Armadas defendem previsibilidade orçamentária na Câmara dos Deputados

Comandante da Marinha alerta para a desativação de 40% dos meios navais até 2028 Convidados pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), o Ministro da Defesa e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica...

Comandante do Exército na França e Polônia

Na última semana, o Comandante do Exército esteve em visita à Europa, onde se reuniu com autoridades do ao Exército Francês e do Exército da Polônia, em uma série de atividades para aumentar a cooperação e interoperabilidade entre as forças armadas das nações amigas....

Comandante apresenta desafios e realizações do Exército em Comissão de Defesa Nacional da Câmara

O Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, apresentou os desafios e realizações do Exército em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. A reunião também contou com a participação...

Ministro da Defesa pede ajuda e propõe novas relações com a CREDN

Em reunião que durou mais de cinco horas, José Mucio Monteiro pediu ajuda aos membros da CREDN para que as Forças Armadas não paralisem seus projetos estratégicos. Ele também cobrou previsibilidade orçamentária. O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, pediu ajuda...

Empresa do Grupo Embraer apresenta soluções avançadas para operações especiais

A Atech, empresa do Grupo Embraer, apresentará suas mais recentes soluções para segurança pública na LAAD Security 2024, uma das principais feiras do setor de segurança e defesa da América Latina. O evento acontece de 2 a 4 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

No estande B50, junto com a Embraer, a Atech destacará o GDI (Gerenciamento de Incidentes), plataforma que representa um avanço significativo no emprego das capacidades de comando e controle.

O GDI utiliza tecnologias de IoT (Internet das Coisas), georreferenciamento (GIS) e de ambiente computacional em nuvem ou on-premise, com segurança cibernética. Ele possibilita a interoperabilidade com outros sistemas e a integração dos dados de diversos dispositivos e sensores.

Dentre os dispositivos que podem ser integrados estão os bodycams, celulares, rádios de comunicação, viaturas, embarcações, helicópteros, câmeras e drones. Os dados são coletados em tempo real e visualizados de forma organizada e contextualizada em centros de comando, fixos ou móveis.

Versátil e eficaz, o GDI  conta com três aplicativos-chave que foram especialmente incorporados para atender às necessidades das operações policiais em campo. São eles:  Aplicativo Drone, que possibilita o compartilhamento de dados captados por drones; o Aplicativo Vídeo, que coleta imagens em tempo real; e o Aplicativo Mobile, que possibilita rastreamento e a troca de mensagens de texto e fotos, de forma segura e eficiente, entre os operadores durante as operações.

Arkhe Governance

O GDI é um módulo do portfólio Arkhe Governance da Atech. Outras três soluções, da mesma família de produto, serão destacadas na LAAD 2024: o Arkhe Athena, o Arkhe Data Analysis (ADA) e o Arkhe Integrated Surveillance.

O Arkhe Athena é uma ferramenta de segurança que rastreia e monitora ameaças cibernéticas, fortalecendo a capacidade de resposta imediata a incidentes. Sua abordagem modular possibilita fácil e rápida expansão, visando a proteção de futuros projetos e novos sistemas, mantendo a consciência e as práticas de segurança.

O ADA é uma plataforma robusta, capaz de tratar e analisar um grande volume de dados. Com uma interface gráfica amigável e dinâmica, os painéis de controle (dashboards) da plataforma possibilitam análises avançadas, em tempo real, realizadas de acordo com os parâmetros desejados, que podem envolver o cruzamento de dados coletados em diversas fontes de informação.

O Arkhe Integrated Surveillance foi concebido para realizar o monitoramento, planejamento e controle de operações militares, em terra, ar ou mar.  Ele integra diferentes sensores e sistemas, possibilitando a interoperação com outros centros de controle, fixos ou móveis, e a transferência segura de dados estratégicos. Com esta ferramenta, uma Força pode tomar decisões mais assertivas durante as missões de monitoramento e contenção de ameaças.

“Nossas ferramentas possuem capacidades diferenciadas que atendem às necessidades dos agentes em campo e nos centros de comando. Elas geram vantagens estratégicas para as operações de Segurança Pública e contribuem significativamente para a prevenção e combate ao crime”, afirma Claudio Trapaga F. Nascimento Filho, Gerente Comercial da Atech.

Capacidades

Dentre as capacidades e funcionalidades das soluções que serão apresentadas pela Atech na LAAD 2024, destacam-se:

Consciência Situacional: O GDI proporciona uma visão abrangente e em tempo real do teatro de operações, permitindo que os usuários acompanhem e compreendam o cenário de um incidente ou situação em tempo real.

Controle de Riscos e Ameaças: Através da coleta e integração de dados provenientes de várias fontes, o GDI ajuda a identificar e avaliar riscos e ameaças, permitindo uma resposta rápida e eficaz.

Respostas Rápidas: Com base na análise em tempo real das informações disponíveis, o GDI capacita os operadores a tomarem decisões rápidas e assertivas, facilitando a implementação de medidas de resposta adequadas para mitigar crises e emergências.

Integração de Dados: A plataforma é capaz de integrar dados provenientes de diferentes fontes, como drones, sistemas de IoT, sensores, câmeras de vigilância, entre outros, proporcionando uma visão abrangente e unificada do ambiente operacional.

Flexibilidade e Versatilidade: O GDI é altamente adaptável e pode ser configurado para atender às necessidades específicas de diferentes cenários e tipos de incidentes, desde desastres naturais até operações de segurança pública.

Visualização e análise avançada de dados: O ADA oferece capacidades de análise de dados em larga escala, permitindo a identificação de padrões e tendências que podem ser fundamentais para a tomada de decisões estratégicas. O painel de visualização facilita a compreensão e interpretação dos dados, fornecendo insights relevantes para os usuários.

Detecção de Ameaças: O Arkhe Athena é capaz de detectar anomalias e potenciais ameaças cibernéticas em tempo real, auxiliando na identificação precoce de problemas e na implementação de medidas preventivas.

Sobre a Atech
Reconhecida como uma “System House” brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o país. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, gestão de ativos, segurança digital, conexões Inteligentes, logística, sistemas de comando e controle, de instrumentação e controle, embarcados e simuladores. Mais informações em www.atech.com.br e contato@atech.com.br.

Translate»