M
Logo Portal da BIDS

© 2025 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

A Taurus, multinacional brasileira e maior vendedora de armas leves do mundo, esteve presente na IWA Outdoor Classics 2025, maior feira na Europa voltada aos mercados de caça, tiro esportivo, equipamentos para atividades ao ar livre e segurança. O evento aconteceu de...

Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

Viatura lançadora do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) foi uma das sensações do evento na Fortaleza de São José O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) celebrou, na sexta-feira (7), 217 anos de história e de prontidão operativa, em evento realizado na Fortaleza de São...
Esforço de comunicação obteve divulgação expressiva na imprensa e redes sociais
Com o propósito principal de trazer o olhar da sociedade para o mar e para a Marinha do Brasil (MB), a campanha institucional do Dia da Marinha teve repercussão nacional e envolveu a participação de todo o Sistema de Comunicação Social da Marinha (SisComSocMB). Idealizada para buscar o engajamento de brasileiros de todas as escolaridades, entre 15 e 60 anos, a campanha foi realizada durante todo o mês de junho, comemorando o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data de maior magnitude da Força e rememorando os heróis navais do passado e seus exemplos de bravura e amor à Pátria.

Além das tradicionais cerimônias, foram realizadas programações em todo o Brasil, com ações voltadas ao público, como desfile naval e aeronaval, visitação a navios, eventos esportivos e apresentações das bandas de música do Corpo de Fuzileiros Navais.

A diversidade das atividades contribuiu para impulsionar a divulgação da data junto à imprensa. Até o dia 30 de junho foram 131 matérias, das quais 98% apresentaram teor positivo – inclusive em programas de TV com elevada audiência. Apenas 2% foram negativas. Ressalta-se, ainda, que 58% das matérias abordaram aspectos históricos da Batalha Naval do Riachuelo.

Somado à divulgação de mídia espontânea, como é o caso da imprensa, o uso dos canais de mídias sociais oficiais da MB na campanha foi fundamental para o engajamento do público. A repercussão das postagens do Cristo Redentor iluminado (44 mil curtidas e 270 mil visualizações), do Navio-Veleiro “Cisne Branco” iluminado (23 mil curtidas e 205 mil visualizações) e da programação de eventos pelo País (13 mil curtidas e 215 mil visualizações) apresenta uma amostra do engajamento na campanha. Ao todo, foram 41 postagens nas mídias sociais, além de publicações temporárias no Facebook e Instagram. A participação de personalidades e influenciadores, com depoimentos parabenizando a Força pela data, foi destaque na campanha. Já na Agência Marinha de Notícias foram publicadas cinco matérias que alcançaram cerca de seis mil visualizações.

Fonte: Google Trends

O gráfico acima representa o interesse pela expressão “Dia da Marinha” durante o mês de junho. É possível perceber um aumento substancial nas buscas no principal período da campanha, com o maior pico no próprio dia 11 – data que concentrou grande parte das ações em todo o Brasil.

Feedbacks positivos foram recebidos, também, do Ministério da Defesa, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e do King’s College London. As duas instituições brasileiras informaram que já utilizam a campanha “11 de Junho – Dia da Marinha” como referência para estudos de benchmarking, a fim de aprimorar o processo criativo e ampliar o alcance das próprias ações. Já o coordenador de mestrado em Comunicações Estratégicas do tradicional centro de estudos londrino, Dr. Vinicius Mariano de Carvalho, registrou excelentes impressões sobre a campanha realizada pela MB: “No Instagram em particular, que segui de mais perto no dia, a técnica empregada de dar uma multiplicidade de vozes, incluindo testemunhos muito diversos, de civis e militares, deu uma ótima impressão de espontaneidade e diálogo com o público. As transmissões ‘in time‘, de diversos pontos do Rio, acompanhando a parada naval foi outro fator muito interessante, demonstrando um planejamento comunicacional coerente e coordenado; o ritmo de atualização dos posts durante o dia inteiro foi cuidadoso para não exagerar, nem tampouco deixar silêncios muito grandes. Ressalto ainda que o tom das mensagens foi muito claro e adequado na promoção de uma ideia de mentalidade marítima”, destacou o professor.

Dois dos principais fatores que contribuíram para o resultado final de sucesso da campanha foram o envolvimento das células do SisComSocMB e a simplificação da linguagem para a comunicação com os diversos públicos. A participação de todo o sistema foi primordial para tornar possível a maior capilaridade e a repercussão das ações no Brasil. Já a simplificação da linguagem, utilizando a abordagem do aniversário da Batalha Naval do Riachuelo como o Dia da Marinha, mostrou ser uma estratégia eficiente e eficaz para facilitar a comunicação com a sociedade civil, em consonância com os objetivos navais da perspectiva “Resultados para a Sociedade” (constantes do Planejamento Estratégico da Marinha), contribuindo para a aproximação da Instituição com a sociedade brasileira e para a efetiva participação do cidadão comum na campanha.

Oportunidades de aprimoramento na Comunicação
Como principais oportunidades de melhoria identificadas podem ser citadas:
– Aprimorar a clareza de eventuais notas sobre a campanha, apresentando o propósito das ações e explicando os efeitos esperados junto ao público-alvo, de forma a não suscitar dúvidas para o público interno;
– Realizar ações prévias de comunicação com o público interno com a devida antecedência, sempre que houver mudança de abordagem nas campanhas institucionais, com mais informações e esclarecimentos, sobretudo junto aos veteranos, utilizando canais como o Navega Reserva, das Associações de Turma, do Clube Naval, grupos de WhatsApp de interesse, etc;
– Evidenciar a necessidade da elaboração de peças conceitualmente “limpas”, com poucos elementos gráficos, para o alcance do objetivo definido, junto ao público-alvo;
– Disseminar antecipadamente as ideias-força da campanha para as células do SisComSocMB, com o propósito de padronizar as mensagens para os públicos-alvo;
– Incrementar ações de engajamento na campanha dos públicos externo e interno;
– Ampliar a divulgação dos eventos para os públicos de interesse; e
– Estimular e incrementar a participação de instituições, como a SOAMAR e a Liga da Reserva Naval, entre outras com interesse na atividade marítima, quanto ao processo de divulgação.

Saiba mais sobre os resultados da campanha nos “Anexo A – Matérias Publicadas na Imprensa”, “Anexo B – Produção de Conteúdo” e “Anexo C – Google Trends”.

As informações sAgência Marinha de Notícias

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/

Translate»