Além das tradicionais cerimônias, foram realizadas programações em todo o Brasil, com ações voltadas ao público, como desfile naval e aeronaval, visitação a navios, eventos esportivos e apresentações das bandas de música do Corpo de Fuzileiros Navais.
A diversidade das atividades contribuiu para impulsionar a divulgação da data junto à imprensa. Até o dia 30 de junho foram 131 matérias, das quais 98% apresentaram teor positivo – inclusive em programas de TV com elevada audiência. Apenas 2% foram negativas. Ressalta-se, ainda, que 58% das matérias abordaram aspectos históricos da Batalha Naval do Riachuelo.
Somado à divulgação de mídia espontânea, como é o caso da imprensa, o uso dos canais de mídias sociais oficiais da MB na campanha foi fundamental para o engajamento do público. A repercussão das postagens do Cristo Redentor iluminado (44 mil curtidas e 270 mil visualizações), do Navio-Veleiro “Cisne Branco” iluminado (23 mil curtidas e 205 mil visualizações) e da programação de eventos pelo País (13 mil curtidas e 215 mil visualizações) apresenta uma amostra do engajamento na campanha. Ao todo, foram 41 postagens nas mídias sociais, além de publicações temporárias no Facebook e Instagram. A participação de personalidades e influenciadores, com depoimentos parabenizando a Força pela data, foi destaque na campanha. Já na Agência Marinha de Notícias foram publicadas cinco matérias que alcançaram cerca de seis mil visualizações.
Fonte: Google Trends
O gráfico acima representa o interesse pela expressão “Dia da Marinha” durante o mês de junho. É possível perceber um aumento substancial nas buscas no principal período da campanha, com o maior pico no próprio dia 11 – data que concentrou grande parte das ações em todo o Brasil.
Feedbacks positivos foram recebidos, também, do Ministério da Defesa, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e do King’s College London. As duas instituições brasileiras informaram que já utilizam a campanha “11 de Junho – Dia da Marinha” como referência para estudos de benchmarking, a fim de aprimorar o processo criativo e ampliar o alcance das próprias ações. Já o coordenador de mestrado em Comunicações Estratégicas do tradicional centro de estudos londrino, Dr. Vinicius Mariano de Carvalho, registrou excelentes impressões sobre a campanha realizada pela MB: “No Instagram em particular, que segui de mais perto no dia, a técnica empregada de dar uma multiplicidade de vozes, incluindo testemunhos muito diversos, de civis e militares, deu uma ótima impressão de espontaneidade e diálogo com o público. As transmissões ‘in time‘, de diversos pontos do Rio, acompanhando a parada naval foi outro fator muito interessante, demonstrando um planejamento comunicacional coerente e coordenado; o ritmo de atualização dos posts durante o dia inteiro foi cuidadoso para não exagerar, nem tampouco deixar silêncios muito grandes. Ressalto ainda que o tom das mensagens foi muito claro e adequado na promoção de uma ideia de mentalidade marítima”, destacou o professor.
Dois dos principais fatores que contribuíram para o resultado final de sucesso da campanha foram o envolvimento das células do SisComSocMB e a simplificação da linguagem para a comunicação com os diversos públicos. A participação de todo o sistema foi primordial para tornar possível a maior capilaridade e a repercussão das ações no Brasil. Já a simplificação da linguagem, utilizando a abordagem do aniversário da Batalha Naval do Riachuelo como o Dia da Marinha, mostrou ser uma estratégia eficiente e eficaz para facilitar a comunicação com a sociedade civil, em consonância com os objetivos navais da perspectiva “Resultados para a Sociedade” (constantes do Planejamento Estratégico da Marinha), contribuindo para a aproximação da Instituição com a sociedade brasileira e para a efetiva participação do cidadão comum na campanha.
Oportunidades de aprimoramento na Comunicação
Como principais oportunidades de melhoria identificadas podem ser citadas:
– Aprimorar a clareza de eventuais notas sobre a campanha, apresentando o propósito das ações e explicando os efeitos esperados junto ao público-alvo, de forma a não suscitar dúvidas para o público interno;
– Realizar ações prévias de comunicação com o público interno com a devida antecedência, sempre que houver mudança de abordagem nas campanhas institucionais, com mais informações e esclarecimentos, sobretudo junto aos veteranos, utilizando canais como o Navega Reserva, das Associações de Turma, do Clube Naval, grupos de WhatsApp de interesse, etc;
– Evidenciar a necessidade da elaboração de peças conceitualmente “limpas”, com poucos elementos gráficos, para o alcance do objetivo definido, junto ao público-alvo;
– Disseminar antecipadamente as ideias-força da campanha para as células do SisComSocMB, com o propósito de padronizar as mensagens para os públicos-alvo;
– Incrementar ações de engajamento na campanha dos públicos externo e interno;
– Ampliar a divulgação dos eventos para os públicos de interesse; e
– Estimular e incrementar a participação de instituições, como a SOAMAR e a Liga da Reserva Naval, entre outras com interesse na atividade marítima, quanto ao processo de divulgação.
Saiba mais sobre os resultados da campanha nos “Anexo A – Matérias Publicadas na Imprensa”, “Anexo B – Produção de Conteúdo” e “Anexo C – Google Trends”.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/