M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária

Debate liderado por renomados advogados irá esclarecer questões sobre o cenário tributário brasileiro. No dia 24 de abril, quarta-feira, às 10h, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) promoverá o terceiro encontro do Ciclo...

Investimentos em defesa irão gerar 130 mil empregos até 2030, diz ministro em audiência pública na Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (17), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a convite da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Credn). A participação atendeu a pedido dos Deputados...

Ministério da Defesa e Forças Armadas defendem previsibilidade orçamentária na Câmara dos Deputados

Comandante da Marinha alerta para a desativação de 40% dos meios navais até 2028 Convidados pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), o Ministro da Defesa e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica...

Comandante do Exército na França e Polônia

Na última semana, o Comandante do Exército esteve em visita à Europa, onde se reuniu com autoridades do ao Exército Francês e do Exército da Polônia, em uma série de atividades para aumentar a cooperação e interoperabilidade entre as forças armadas das nações amigas....

Comandante apresenta desafios e realizações do Exército em Comissão de Defesa Nacional da Câmara

O Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, apresentou os desafios e realizações do Exército em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. A reunião também contou com a participação...

Ministro da Defesa pede ajuda e propõe novas relações com a CREDN

Em reunião que durou mais de cinco horas, José Mucio Monteiro pediu ajuda aos membros da CREDN para que as Forças Armadas não paralisem seus projetos estratégicos. Ele também cobrou previsibilidade orçamentária. O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, pediu ajuda...

Marrocos quer o apoio do Brasil por parceria com a ZOPACAS

A empresa marroquina OCP, maior produtora mundial de fertilizantes fosfatados e líder em nutrição de plantas, está presente no Brasil desde 2009 e tem estratégia de expansão de investimentos diretos no país. Duas fábricas da empresa estão sendo construídas no Maranhão...

Marinha capacita oficiais para missões da ONU

O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (CopPazNav) do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) realizou, entre 1º e 12 de abril, a segunda edição do United Nations Staff Officers Course, que visa aprimorar as capacidades e habilidades de Oficiais...

Mac Jee está com vagas abertas na Indústria de Defesa no Vale do Paraíba e na Arábia Saudita

A Mac Jee, empresa brasileira líder na indústria de defesa, está com vagas de emprego abertas para suas unidades em São José dos Campos e Paraibuna, no Vale do Paraíba (SP). As oportunidades são para diversas áreas de Engenharia. Cada posição oferece uma oportunidade...

Ministro da Defesa confere local da nova Escola de Sargentos do Exército, que vai gerar quase 30 mil empregos em Pernambuco

Nesta segunda-feira (15), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, acompanhado de uma comitiva de autoridades federais e estaduais, visitou a área onde será construída a nova Escola de Sargentos do Exército (ESE), em Recife (PE). O projeto, que deve gerar 28 mil...

A participação da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) na LAAD 2023 foi um sucesso, gerou grandes oportunidades de negócios para as empresas da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) do Brasil. Além de reuniões com representantes das Forças Armadas e instituições governamentais brasileiras, a Associação assinou acordos bilaterais e realizou encontros com mais de dez delegações estrangeiras.

No estande da ABIMDE, que contou com salas de reuniões e áreas para talk business, as associadas tiveram oportunidade de se reunir com potenciais clientes e parceiros. O espaço, com cerca de 330 metros quadrados, também abrigou 20 pequenas e médias empresas que participaram pela primeira vez da LAAD, considerada a maior feira de Defesa e Segurança da América Latina.

A ABIMDE, com apoio da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), participou da LAAD 2023, realizada entre os dias 11 e 14 de abril. A feira reuniu 394 marcas expositoras de 44 países e recebeu cerca de 40 mil visitantes e 192 delegações oficiais de 71 países, de acordo com os dados divulgados pelos organizadores.

“Esta parceria com a ApexBrasil foi fundamental para oferecermos estrutura e condições adequadas para que as empresas pudessem viabilizar novos negócios e parcerias durante a LAAD 2023″, disse o Presidente Executivo da ABIMDE, General Aderico Mattioli.

Abertura

Como porta-voz da Indústria Brasileira de Defesa e Segurança, a ABIMDE foi convidada a falar sobre o setor na cerimônia de abertura da LAAD. A solenidade contou com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho e dos comandantes das Forças Armadas do Brasil, entre outras autoridades civis e militares.

O Presidente do Conselho Diretor da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, destacou que a missão da entidade é promover a inovação e o crescimento do setor em prol do desenvolvimento do país e ressaltou a presença do Brasil no mercado global de Defesa e Segurança, lembrando que a BIDS exporta para mais de 150 países.

O Dr. Gallo enfatizou ainda a necessidade de mais investimentos no setor. “É fundamental que se cresça o orçamento discricionário em geral das Forças, seja para obtenção de meios, seja para operação desses meios. Outro aspecto fundamental é observar a qualidade dos gastos, atualmente cerca de 3/4 dos gastos da Defesa são em compras ou diretas no exterior ou em componentes vindos do exterior. É fundamental que aumentemos o arraste na Indústria Brasileira e o índice de nacionalização dessas aquisições.” 

Prospecção de Negócios

Ainda no primeiro dia da feira, o Dr. Roberto Gallo, assinou memorando de entendimentos com a Kotra (Korea Trade-Investment Promotion Agency), a agência pública da Coreia do Sul para estímulo às exportações e aos investimentos. O acordo visa a cooperação entre as indústrias brasileiras e sul-coreanas.

O Presidente Executivo da ABIMDE, General Mattioli, também recebeu o Diretor Executivo da FIDAE 2024, Coronel de Aviação Ignacio Baeza, e confirmou a participação da ABIMDE na Feira Internacional do Ar e Espaço, que acontece no Chile em abril do próximo ano. 

Ao longo dos quatro dias da LAAD 2023, a Diretoria Executiva da ABIMDE se reuniu com delegações de Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Eslovênia, Finlândia, Gana, Holanda, Índia, Itália, Japão, México, Portugal, Tanzânia e Turquia, entre outras. Estes encontros foram importantes para apresentar o potencial das empresas brasileiras e buscar novas oportunidades de negócios para a Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil.

“Agora temos muito trabalho pela frente para avançarmos nas conversas iniciadas pela ABIMDE durante a LAAD. Temos que aproveitar as portas que se abriram para efetivamente gerarmos negócios e parcerias, tornando nossas empresas mais competitivas”, disse o General.

As salas de reuniões da ABIMDE também foram utilizadas pelas associadas para reuniões de negócios com potenciais clientes nacionais e estrangeiros. Entre os acordos assinados pelas associadas, destaca-se a parceria da Avionics Services, Empresa Estratégica de Defesa, com o governo da Turquia.

Talk Business

Outro indicador do sucesso da participação da ABIMDE na LAAD 2023 foram os talk business promovidos dentro do estande da entidade pelas empresas Siatt, Amazul, Daten/Jetwind e Zanelato Braga.

A Siatt abordou o tema “Explorando o Desenvolvimento e Tecnologia por Trás do MSS 1.2 AC: Desafios e Conquistas”, a Amazul falou sobre “Metodologia Amazul de Gestão do Conhecimento”, e o escritório Zanelato Braga Advogados tratou de leis de licitações no painel intitulado “Das Inovações Legais ao Programa de Integridade para BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança)”. A última apresentação foi realizada pela Daten/Jetwind, que falou sobre “Emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas em Missões Críticas”.

Oportunidades para Estreantes

A Daten/Jetwind é uma 20 associadas que estrearam na LAAD por meio de um convênio firmado entre a ABIMDE e a Creative Events, organizadora da feira internacional.

No espaço também estavam presentes: Aegis, Aero Concepts, Parabellum-Vento, Carpo Logistics, Clarus Technology, Centro das Indústrias do Estado do Rio G rande do Sul, DMD Equipamentos, EDASIM Brasil, Fire Eagle, Flexprin, HEX360, Indústria Nacional de Pinnus, NSE Brasil Aeroespacial, Planatel, Silverglass, Sol Sports, Space Bridge do Brasil e Viavi Solutions do Brasil.

“Essas pequenas e médias empresas tiveram a oportunidade de mostrar suas capacidades pela primeira vez a grandes players do mercado de Defesa e Segurança, uma grande oportunidade para ampliar relações e prospectar novos negócios”, disse o General Mattioli.

Além da ABDI, a ABIMDE recebeu a visita de representantes de outras instituições governamentais durante a feira, dentre elas, Forças Armadas, MD (Ministério da Defesa), MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), MRE (Ministério das Relações Exteriores), EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Mostra BID Brasil 2024

O Diretor Executivo da ABIMDE, Coronel Armando Lemos, aproveitou a LAAD para divulgar a 8ª edição da Mostra BID Brasil, que será realizada em 2024. A Associação já está cadastrando as empresas interessadas em expor na Mostra e, ainda este ano, deverá fazer o sorteio dos estandes.

“Muitas empresas têm nos procurado para garantir a participação na 8ª Mostra BID Brasil, isso é um indicador que iremos superar o sucesso da última edição. Também estamos incrementando a programação e preparando muitas novidades para 2024”, explica o Coronel Lemos.

Translate»