A participação da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) na LAAD 2023 foi um sucesso, gerou grandes oportunidades de negócios para as empresas da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) do Brasil. Além de reuniões com representantes das Forças Armadas e instituições governamentais brasileiras, a Associação assinou acordos bilaterais e realizou encontros com mais de dez delegações estrangeiras.
No estande da ABIMDE, que contou com salas de reuniões e áreas para talk business, as associadas tiveram oportunidade de se reunir com potenciais clientes e parceiros. O espaço, com cerca de 330 metros quadrados, também abrigou 20 pequenas e médias empresas que participaram pela primeira vez da LAAD, considerada a maior feira de Defesa e Segurança da América Latina.
A ABIMDE, com apoio da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), participou da LAAD 2023, realizada entre os dias 11 e 14 de abril. A feira reuniu 394 marcas expositoras de 44 países e recebeu cerca de 40 mil visitantes e 192 delegações oficiais de 71 países, de acordo com os dados divulgados pelos organizadores.
“Esta parceria com a ApexBrasil foi fundamental para oferecermos estrutura e condições adequadas para que as empresas pudessem viabilizar novos negócios e parcerias durante a LAAD 2023″, disse o Presidente Executivo da ABIMDE, General Aderico Mattioli.
Abertura
Como porta-voz da Indústria Brasileira de Defesa e Segurança, a ABIMDE foi convidada a falar sobre o setor na cerimônia de abertura da LAAD. A solenidade contou com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho e dos comandantes das Forças Armadas do Brasil, entre outras autoridades civis e militares.
O Presidente do Conselho Diretor da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, destacou que a missão da entidade é promover a inovação e o crescimento do setor em prol do desenvolvimento do país e ressaltou a presença do Brasil no mercado global de Defesa e Segurança, lembrando que a BIDS exporta para mais de 150 países.
O Dr. Gallo enfatizou ainda a necessidade de mais investimentos no setor. “É fundamental que se cresça o orçamento discricionário em geral das Forças, seja para obtenção de meios, seja para operação desses meios. Outro aspecto fundamental é observar a qualidade dos gastos, atualmente cerca de 3/4 dos gastos da Defesa são em compras ou diretas no exterior ou em componentes vindos do exterior. É fundamental que aumentemos o arraste na Indústria Brasileira e o índice de nacionalização dessas aquisições.”
Prospecção de Negócios
Ainda no primeiro dia da feira, o Dr. Roberto Gallo, assinou memorando de entendimentos com a Kotra (Korea Trade-Investment Promotion Agency), a agência pública da Coreia do Sul para estímulo às exportações e aos investimentos. O acordo visa a cooperação entre as indústrias brasileiras e sul-coreanas.
O Presidente Executivo da ABIMDE, General Mattioli, também recebeu o Diretor Executivo da FIDAE 2024, Coronel de Aviação Ignacio Baeza, e confirmou a participação da ABIMDE na Feira Internacional do Ar e Espaço, que acontece no Chile em abril do próximo ano.
Ao longo dos quatro dias da LAAD 2023, a Diretoria Executiva da ABIMDE se reuniu com delegações de Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Eslovênia, Finlândia, Gana, Holanda, Índia, Itália, Japão, México, Portugal, Tanzânia e Turquia, entre outras. Estes encontros foram importantes para apresentar o potencial das empresas brasileiras e buscar novas oportunidades de negócios para a Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil.
“Agora temos muito trabalho pela frente para avançarmos nas conversas iniciadas pela ABIMDE durante a LAAD. Temos que aproveitar as portas que se abriram para efetivamente gerarmos negócios e parcerias, tornando nossas empresas mais competitivas”, disse o General.
As salas de reuniões da ABIMDE também foram utilizadas pelas associadas para reuniões de negócios com potenciais clientes nacionais e estrangeiros. Entre os acordos assinados pelas associadas, destaca-se a parceria da Avionics Services, Empresa Estratégica de Defesa, com o governo da Turquia.
Talk Business
Outro indicador do sucesso da participação da ABIMDE na LAAD 2023 foram os talk business promovidos dentro do estande da entidade pelas empresas Siatt, Amazul, Daten/Jetwind e Zanelato Braga.
A Siatt abordou o tema “Explorando o Desenvolvimento e Tecnologia por Trás do MSS 1.2 AC: Desafios e Conquistas”, a Amazul falou sobre “Metodologia Amazul de Gestão do Conhecimento”, e o escritório Zanelato Braga Advogados tratou de leis de licitações no painel intitulado “Das Inovações Legais ao Programa de Integridade para BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança)”. A última apresentação foi realizada pela Daten/Jetwind, que falou sobre “Emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas em Missões Críticas”.
Oportunidades para Estreantes
A Daten/Jetwind é uma 20 associadas que estrearam na LAAD por meio de um convênio firmado entre a ABIMDE e a Creative Events, organizadora da feira internacional.
No espaço também estavam presentes: Aegis, Aero Concepts, Parabellum-Vento, Carpo Logistics, Clarus Technology, Centro das Indústrias do Estado do Rio G rande do Sul, DMD Equipamentos, EDASIM Brasil, Fire Eagle, Flexprin, HEX360, Indústria Nacional de Pinnus, NSE Brasil Aeroespacial, Planatel, Silverglass, Sol Sports, Space Bridge do Brasil e Viavi Solutions do Brasil.
“Essas pequenas e médias empresas tiveram a oportunidade de mostrar suas capacidades pela primeira vez a grandes players do mercado de Defesa e Segurança, uma grande oportunidade para ampliar relações e prospectar novos negócios”, disse o General Mattioli.
Além da ABDI, a ABIMDE recebeu a visita de representantes de outras instituições governamentais durante a feira, dentre elas, Forças Armadas, MD (Ministério da Defesa), MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), MRE (Ministério das Relações Exteriores), EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Mostra BID Brasil 2024
O Diretor Executivo da ABIMDE, Coronel Armando Lemos, aproveitou a LAAD para divulgar a 8ª edição da Mostra BID Brasil, que será realizada em 2024. A Associação já está cadastrando as empresas interessadas em expor na Mostra e, ainda este ano, deverá fazer o sorteio dos estandes.
“Muitas empresas têm nos procurado para garantir a participação na 8ª Mostra BID Brasil, isso é um indicador que iremos superar o sucesso da última edição. Também estamos incrementando a programação e preparando muitas novidades para 2024”, explica o Coronel Lemos.