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NOTÍCIAS

Novas tecnologias e o futuro da engenharia serão temas de encontro no ITA

São José dos Campos, SP, será palco da segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF-2024), que acontece nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio, reunindo especialistas do Brasil e do exterior para falar sobre Inteligência Artificial, Internet das Coisas e...

ABIMDE prestigia cerimônia de passagem de chefia do CDS do Exército Brasileiro

Evento, realizado em Brasília, contou com a presença de militares e convidados Na manhã do dia 29 de abril, foi realizada a cerimônia de passagem de chefia do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército Brasileiro (CDS), marcando a transição de comando do...

Marinha do Brasil tem seu primeiro Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade

Almirante estará à frente da regulação e fiscalização do emprego de energia nuclear em atividades marítimas e navais Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (30), no Salão Nobre do edifício Almirante Tamandaré (EdAT), o Comandante da Marinha, Almirante de...

COTER participa de planejamento de exercício multinacional

No período de 22 a 26 de abril, o Comando de Operações Terrestres (COTER) participou da fase de planejamento do Comando Multinacional Sul, mais alto escalão em presença do Exercício Conjunto Combinado PANAMAX 2024. A PANAMAX é o maior exercício multinacional liderado...

Em Assunção, Ministro José Mucio discute parcerias com autoridades paraguaias

Em solo paraguaio, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, se reuniu, nesta quinta-feira (2), com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, e com o Ministro da Defesa do país vizinho, Óscar Luís González Cañete. Na ocasião, foram discutidos temas como cooperação...

#SomosABIMDE: Conheça a Planatel

A campanha tem o objetivo de impulsionar a Base Industrial de Defesa e Segurança e divulgar suas capacidades, áreas de atuação, produtos e serviços A Planatel é uma empresa brasileira, representante exclusiva da canadense Dejero, que fornece comunicação móvel em...

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Observatório Militar da Praia Vermelha lança área para discutir tecnologia e defesa

Uma nova área temática – Ciência, Tecnologia e Inovação para a Defesa, Desenvolvimento e Segurança Nacional – foi lançada no Portal do Observatório Militar da Praia Vermelha. A área se dedica a análises holísticas de questões científico-tecnológicas e de suas...

Finep aprova financiamento para a implantação de novo Hub de Inovação em Campinas

Fortalecer o potencial inovador de Campinas, por meio de iniciativas e atividades envolvendo diferentes atores do ecossistema regional de inovação - entre eles, startups, empresas, universidades e instituições de pesquisa, investidores, agentes de fomento, etc. Esse é...

Esquadrões treinam Ressuprimento Aéreo, Assalto Aeroterrestre e Infiltração Aérea

Com sede na Base Aérea de Florianópolis, Exercício visa treinamento das equipagens da Aviação de Transporte Entre os dias 21 de abril e 06 de maio, o 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), sediado na Base Aérea de Canoas (RS), e o 3º Esquadrão de Transporte Aéreo...

O desenvolvimento do Gripen F está em pleno andamento, tanto na Suécia quanto no Brasil. Na Saab, em Linköping, os sistemas da aeronave estão sendo testados até seus limites no Life Support rig, instalado em uma câmara de alta altitude. Tudo para entregar ao cliente a aeronave mais segura possível.

Nesta fase de desenvolvimento do caça de dois lugares, os sistemas de oxigênio e anti-g estão sendo testados. O objetivo é identificar defeitos potenciais antes dos próximos testes de voo e verificar o funcionamento confiável e seguro do sistema, mesmo nas situações mais exigentes. Os testes asseguram que o sistema funcione em perfeitas condições para fornecer, entre outras coisas, ar respirável e proteção anti-gravidade para o piloto.

Os testes são realizados num sistema de testes denominado Life Support rig, no qual são utilizados manequins conectados a simuladores respiratórios e outros sistemas. O oxigênio e o sistema anti-g usados são os mesmos que na aeronave real.

O Life Support rig é similar a uma aeronave real e o mais próximo que se pode chegar sem integração total. Na prática, a Saab já está “voando” o Gripen F, mas ainda sem o caça.

“Mais uma vez estou impressionado com nossos talentosos engenheiros e a fantástica colaboração com nossos parceiros brasileiros, o Gripen F é muito importante para o programa e para nosso cliente”, diz Johan Segertoft, Head do Gripen Design.

O Life Support rig onde os testes são realizados foi inaugurado em 2018 para testar o Gripen E. Com o desenvolvimento do Gripen E em vias de ser concluído, este rig foi então modificado e desenvolvido para permitir também os testes atuais com o Gripen F.

Esta é a primeira vez que o Life Support rig é instalado na própria câmara de altitude da Saab, criando uma configuração única que permite aos engenheiros testar o sistema a uma altitude elevada simulada com pressão extremamente baixa.

“Em alguns casos, testamos situações que estão além do que é realmente possível fisicamente. Tudo para expor e levar o sistema até o limite. Forçamos o sistema com um envelope de voo simulado que, de outra forma, nunca encontraríamos na realidade, como por exemplo, uma perda total da pressão da cabine a uma altitude muito elevada”, conta Mattias Larsson, engenheiro de testes e responsável pelo rig.

Além dos testes do sistema de oxigênio e anti-g, o desenvolvimento do Gripen F está progredindo, de acordo com o planejado. O extenso trabalho de desenvolvimento da estrutura da aeronave conta com a participação da Embraer, Akaer e Saab. A entrega do Gripen F ao cliente brasileiro está prevista para 2025.

O Programa Gripen 

A parceria com o Brasil começou em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas,

suporte e equipamentos. Um amplo programa de transferência de tecnologia, que está sendo executado em um período de dez anos, está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica local por meio das empresas parceiras que participam do programa Gripen Brasileiro.

No decorrer desse período, mais de 350 técnicos e engenheiros brasileiros estão participando de treinamentos teóricos e práticos, na Suécia, para adquirirem o conhecimento necessário para a execução das mesmas tarefas no Brasil.

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