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NOTÍCIAS

Novas tecnologias e o futuro da engenharia serão temas de encontro no ITA

São José dos Campos, SP, será palco da segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF-2024), que acontece nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio, reunindo especialistas do Brasil e do exterior para falar sobre Inteligência Artificial, Internet das Coisas e...

ABIMDE prestigia cerimônia de passagem de chefia do CDS do Exército Brasileiro

Evento, realizado em Brasília, contou com a presença de militares e convidados Na manhã do dia 29 de abril, foi realizada a cerimônia de passagem de chefia do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército Brasileiro (CDS), marcando a transição de comando do...

Marinha do Brasil tem seu primeiro Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade

Almirante estará à frente da regulação e fiscalização do emprego de energia nuclear em atividades marítimas e navais Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (30), no Salão Nobre do edifício Almirante Tamandaré (EdAT), o Comandante da Marinha, Almirante de...

COTER participa de planejamento de exercício multinacional

No período de 22 a 26 de abril, o Comando de Operações Terrestres (COTER) participou da fase de planejamento do Comando Multinacional Sul, mais alto escalão em presença do Exercício Conjunto Combinado PANAMAX 2024. A PANAMAX é o maior exercício multinacional liderado...

Em Assunção, Ministro José Mucio discute parcerias com autoridades paraguaias

Em solo paraguaio, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, se reuniu, nesta quinta-feira (2), com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, e com o Ministro da Defesa do país vizinho, Óscar Luís González Cañete. Na ocasião, foram discutidos temas como cooperação...

#SomosABIMDE: Conheça a Planatel

A campanha tem o objetivo de impulsionar a Base Industrial de Defesa e Segurança e divulgar suas capacidades, áreas de atuação, produtos e serviços A Planatel é uma empresa brasileira, representante exclusiva da canadense Dejero, que fornece comunicação móvel em...

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Observatório Militar da Praia Vermelha lança área para discutir tecnologia e defesa

Uma nova área temática – Ciência, Tecnologia e Inovação para a Defesa, Desenvolvimento e Segurança Nacional – foi lançada no Portal do Observatório Militar da Praia Vermelha. A área se dedica a análises holísticas de questões científico-tecnológicas e de suas...

Finep aprova financiamento para a implantação de novo Hub de Inovação em Campinas

Fortalecer o potencial inovador de Campinas, por meio de iniciativas e atividades envolvendo diferentes atores do ecossistema regional de inovação - entre eles, startups, empresas, universidades e instituições de pesquisa, investidores, agentes de fomento, etc. Esse é...

Esquadrões treinam Ressuprimento Aéreo, Assalto Aeroterrestre e Infiltração Aérea

Com sede na Base Aérea de Florianópolis, Exercício visa treinamento das equipagens da Aviação de Transporte Entre os dias 21 de abril e 06 de maio, o 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), sediado na Base Aérea de Canoas (RS), e o 3º Esquadrão de Transporte Aéreo...

Desde o último dia 12, ao acessar a página da Marinha do Brasil (MB) na internet, os leitores têm acesso a um novo canal de divulgação. A Agência Marinha de Notícias, inaugurada em Brasília, produz informações sobre defesa, mentalidade marítima, economia do mar, tecnologia e outros assuntos relacionados ao universo da instituição.

O conteúdo disponibilizado segue os critérios de noticiabilidade consagrados pelos veículos de comunicação, como relevância, confiabilidade e interesse público. As informações estão organizadas em formato multimídia, com links, vídeos e áudios que complementam os textos e facilitam a navegação dos internautas.

“Estamos muito felizes com a oportunidade de criarmos a nossa Agência Marinha de Notícias, cujo objetivo é fortalecer a imagem e a credibilidade da Marinha, sendo uma fonte confiável de notícias e explorando temas estratégicos para a sociedade e para a Força”, afirma o diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra-Almirante André Macedo.

A agilidade na divulgação de informações é uma das características mais significativas das agências, desde que foram criadas no século XIX. Fundada pelo escritor Charles-Louis Havas, em 1835, a agência francesa Havas, hoje chamada de France-Presse (AFP), é uma das pioneiras. No Brasil, a primeira foi a Agência Meridional, criada em 1931, por Assis Chateubriand.

Atualmente, algumas das agências são mundialmente conhecidas, como a Reuters. Entre as brasileiras, a Agência Estado e a Agência Brasil destacam-se pela abrangência e alcance das informações. O conteúdo produzido por esses veículos de comunicação é replicado por jornais, revistas, canais de mídias sociais, sites, emissoras de rádio e televisão de todo o país.

A internet permite que as agências criadas por organizações, como a Agência Marinha de Notícias, expandam os públicos de interesse. Além da imprensa, há outros segmentos da população a quem o conteúdo é direcionado. Nessa forma de comunicação, um dos principais desafios é produzir conteúdo com foco no interesse dos leitores.

Professor de Comunicação do Centro Universitário de Brasília, Bruno Nalon acredita que a prestação de serviço à população é um dos principais benefícios das agências de notícias institucionais. “Afinal de contas esse conteúdo que vai ser produzido pela organização que opera a agência vai ficar à disposição principalmente das populações locais. Se a gente pensar numa geografia como a do Brasil, onde há algumas regiões remotas, veículos pequenos podem se beneficiar da produção de conteúdo disponibilizada pela agência e atender a essas populações”, explica.

Para a professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Kátia Belisário, uma agência de notícias agrega credibilidade ao conteúdo e à instituição.

“Esse canal é importantíssimo porque nós estamos num momento em que a credibilidade das fontes está muito ameaçada. A agência de notícias é um selo de qualidade. É credibilidade. É fonte apurada. Bem consolidada, uma agência de notícias tem o seu papel e o seu lugar numa organização, qualquer que seja a organização”, ressalta a professora da UnB.

A possibilidade de interação é outro diferencial do novo canal de comunicação da MB. Os leitores podem se comunicar com os jornalistas, sugerindo pautas que tenham relação com a instituição.

As informações são da Marinha do Brasil.

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