M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Novas vozes na Defesa: programação especial destaca lideranças femininas na Mostra BID Brasil 2024

ABIMDE promove debate sobre desafios e oportunidades para a Base Industrial de Defesa e Segurança A Mostra BID Brasil, maior vitrine da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) nacional, inova em sua 8ª edição com uma programação que destaca a participação...

Fundação Conselho Espanha-Brasil discute parcerias com presidente da CREDN

Lucas Redecker foi recebido na Casa de América, em Madri, por alguns dos principais executivos espanhóis com investimentos no Brasil. Na oportunidade, defendeu o fortalecimento das relações bilaterais e discorreu sobre o potencial estratégico do Brasil O patronato da...

Taurus comemora 85 anos com sólida eficiência operacional e capacidade de inovação

A Taurus, Empresa Estratégica de Defesa e maior vendedora de armas leves do mundo, completa 85 anos de história, um marco significativo alcançado por poucas empresas no Brasil.  A fabricante, que começou em Porto Alegre, no ano de 1939, às vésperas da Segunda Guerra...

SEPROD participa de Encontro Estratégico no Leste Asiático

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2024, em Bangkok, Tailândia, e de 4 a 6 de novembro de 2024, em Tóquio, Japão, a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) marcou presença no Encontro dos Setores de Promoção Comercial (SECOMs), Setores de Ciência,...

SAFRAN participa do II SITDRONE AIRE & ESPACIO 2024

O II SITDRONE AIRE & ESPACIO acontece até o próximo domingo, 24 de novembro, na Base Aérea de Las Palmas, em Santiago de Surco - Lima (Peru). É uma plataforma dinâmica que conecta líderes nos setores de tecnologia em satélite, drone e aviação, para demonstrar...

Parceria Brasil-China: visita do presidente Xi Jinping reforça cooperação em ciência, tecnologia e inovação

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação assinou cinco memorandos para fortalecer parcerias nas áreas de inteligência artificial, agricultura familiar, indústria fotovoltaica, tecnologia nuclear e Fonte de Luz Síncrotron Em uma cerimônia realizada no Palácio do...

MDIC e governo da China reforçam parceria estratégica para promoção da indústria, de pequenas empresas e do desenvolvimento sustentável

Documentos de entendimento foram assinados nesta quarta-feira (20) por autoridades dos dois países, durante visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e órgãos públicos do governo da...

20 anos da Amazônia Azul: o mar que gera emprego e crescimento econômico

Mais de 20 milhões de brasileiros estão envolvidos direta ou indiretamente com atividades ligadas ao mar No Brasil, setores econômicos tradicionais, como o agronegócio, recebem amplo reconhecimento devido à sua importância para o emprego e a balança comercial. No...

FAB ativa operação para lançamento de foguetes no Rio Grande do Norte

Dividida em duas fases, a Operação Potiguar busca a autonomia do Brasil na atividade A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar, no dia 29/11, um foguete suborbital ao espaço. Durante a Operação Potiguar, ativada na segunda-feira (18/11), um veículo de sondagem será...

Airbus entrega primeiro H145M dos 82 negociados com as Forças Armadas alemãs

Menos de um ano após a assinatura do contrato, a Airbus Helicopters entregou, em suas instalações de Donauwörth, o primeiro H145M dos 82 encomendados pela Alemanha. As Forças Armadas Alemãs (chamadas Bundeswehr) nomearam os novos H145M de "Leichter Kampfhubschrauber"...

Desde o último dia 12, ao acessar a página da Marinha do Brasil (MB) na internet, os leitores têm acesso a um novo canal de divulgação. A Agência Marinha de Notícias, inaugurada em Brasília, produz informações sobre defesa, mentalidade marítima, economia do mar, tecnologia e outros assuntos relacionados ao universo da instituição.

O conteúdo disponibilizado segue os critérios de noticiabilidade consagrados pelos veículos de comunicação, como relevância, confiabilidade e interesse público. As informações estão organizadas em formato multimídia, com links, vídeos e áudios que complementam os textos e facilitam a navegação dos internautas.

“Estamos muito felizes com a oportunidade de criarmos a nossa Agência Marinha de Notícias, cujo objetivo é fortalecer a imagem e a credibilidade da Marinha, sendo uma fonte confiável de notícias e explorando temas estratégicos para a sociedade e para a Força”, afirma o diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra-Almirante André Macedo.

A agilidade na divulgação de informações é uma das características mais significativas das agências, desde que foram criadas no século XIX. Fundada pelo escritor Charles-Louis Havas, em 1835, a agência francesa Havas, hoje chamada de France-Presse (AFP), é uma das pioneiras. No Brasil, a primeira foi a Agência Meridional, criada em 1931, por Assis Chateubriand.

Atualmente, algumas das agências são mundialmente conhecidas, como a Reuters. Entre as brasileiras, a Agência Estado e a Agência Brasil destacam-se pela abrangência e alcance das informações. O conteúdo produzido por esses veículos de comunicação é replicado por jornais, revistas, canais de mídias sociais, sites, emissoras de rádio e televisão de todo o país.

A internet permite que as agências criadas por organizações, como a Agência Marinha de Notícias, expandam os públicos de interesse. Além da imprensa, há outros segmentos da população a quem o conteúdo é direcionado. Nessa forma de comunicação, um dos principais desafios é produzir conteúdo com foco no interesse dos leitores.

Professor de Comunicação do Centro Universitário de Brasília, Bruno Nalon acredita que a prestação de serviço à população é um dos principais benefícios das agências de notícias institucionais. “Afinal de contas esse conteúdo que vai ser produzido pela organização que opera a agência vai ficar à disposição principalmente das populações locais. Se a gente pensar numa geografia como a do Brasil, onde há algumas regiões remotas, veículos pequenos podem se beneficiar da produção de conteúdo disponibilizada pela agência e atender a essas populações”, explica.

Para a professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Kátia Belisário, uma agência de notícias agrega credibilidade ao conteúdo e à instituição.

“Esse canal é importantíssimo porque nós estamos num momento em que a credibilidade das fontes está muito ameaçada. A agência de notícias é um selo de qualidade. É credibilidade. É fonte apurada. Bem consolidada, uma agência de notícias tem o seu papel e o seu lugar numa organização, qualquer que seja a organização”, ressalta a professora da UnB.

A possibilidade de interação é outro diferencial do novo canal de comunicação da MB. Os leitores podem se comunicar com os jornalistas, sugerindo pautas que tenham relação com a instituição.

As informações são da Marinha do Brasil.

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

 

Translate»