M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Novas vozes na Defesa: programação especial destaca lideranças femininas na Mostra BID Brasil 2024

ABIMDE promove debate sobre desafios e oportunidades para a Base Industrial de Defesa e Segurança A Mostra BID Brasil, maior vitrine da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) nacional, inova em sua 8ª edição com uma programação que destaca a participação...

Fundação Conselho Espanha-Brasil discute parcerias com presidente da CREDN

Lucas Redecker foi recebido na Casa de América, em Madri, por alguns dos principais executivos espanhóis com investimentos no Brasil. Na oportunidade, defendeu o fortalecimento das relações bilaterais e discorreu sobre o potencial estratégico do Brasil O patronato da...

Taurus comemora 85 anos com sólida eficiência operacional e capacidade de inovação

A Taurus, Empresa Estratégica de Defesa e maior vendedora de armas leves do mundo, completa 85 anos de história, um marco significativo alcançado por poucas empresas no Brasil.  A fabricante, que começou em Porto Alegre, no ano de 1939, às vésperas da Segunda Guerra...

SEPROD participa de Encontro Estratégico no Leste Asiático

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2024, em Bangkok, Tailândia, e de 4 a 6 de novembro de 2024, em Tóquio, Japão, a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) marcou presença no Encontro dos Setores de Promoção Comercial (SECOMs), Setores de Ciência,...

SAFRAN participa do II SITDRONE AIRE & ESPACIO 2024

O II SITDRONE AIRE & ESPACIO acontece até o próximo domingo, 24 de novembro, na Base Aérea de Las Palmas, em Santiago de Surco - Lima (Peru). É uma plataforma dinâmica que conecta líderes nos setores de tecnologia em satélite, drone e aviação, para demonstrar...

Parceria Brasil-China: visita do presidente Xi Jinping reforça cooperação em ciência, tecnologia e inovação

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação assinou cinco memorandos para fortalecer parcerias nas áreas de inteligência artificial, agricultura familiar, indústria fotovoltaica, tecnologia nuclear e Fonte de Luz Síncrotron Em uma cerimônia realizada no Palácio do...

MDIC e governo da China reforçam parceria estratégica para promoção da indústria, de pequenas empresas e do desenvolvimento sustentável

Documentos de entendimento foram assinados nesta quarta-feira (20) por autoridades dos dois países, durante visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e órgãos públicos do governo da...

20 anos da Amazônia Azul: o mar que gera emprego e crescimento econômico

Mais de 20 milhões de brasileiros estão envolvidos direta ou indiretamente com atividades ligadas ao mar No Brasil, setores econômicos tradicionais, como o agronegócio, recebem amplo reconhecimento devido à sua importância para o emprego e a balança comercial. No...

FAB ativa operação para lançamento de foguetes no Rio Grande do Norte

Dividida em duas fases, a Operação Potiguar busca a autonomia do Brasil na atividade A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar, no dia 29/11, um foguete suborbital ao espaço. Durante a Operação Potiguar, ativada na segunda-feira (18/11), um veículo de sondagem será...

Airbus entrega primeiro H145M dos 82 negociados com as Forças Armadas alemãs

Menos de um ano após a assinatura do contrato, a Airbus Helicopters entregou, em suas instalações de Donauwörth, o primeiro H145M dos 82 encomendados pela Alemanha. As Forças Armadas Alemãs (chamadas Bundeswehr) nomearam os novos H145M de "Leichter Kampfhubschrauber"...
O Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) – em apoio ao Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) – sediou I Fórum UAM, que foi realizado em 17 de março, reunindo representantes dos órgãos reguladores, da indústria, de companhias aéreas e entidades representativas do setor de aviação.

O I Fórum UAM do DECEA apresentou informações atualizadas sobre diferentes abordagens envolvendo o conceito de mobilidade aérea urbana no Brasil, bem como as iniciativas visando à introdução das novas aeronaves elétricas eVTOL (Eletric Vertical Take Off and Landing), que possuem a capacidade de pousar e decolar na vertical.

Estavam também presentes representantes do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), da EMBRAER, da SAIPHER, da ATECH, da Gol Linhas Aéreas, da Azul Linhas Aéreas, da empresa EVE, da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (ABRAPHE), acadêmicos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e outros profissionais interessados nas novas tecnologias voltadas para um novo modal aéreo que será implementado no Brasil e no mundo.

Reforçando a importância do Brasil no contexto da aviação mundial, o comandante do CRCEA-SE, Coronel Aviador Crystian Alex Sherk Ciccacio, abriu o evento em São Paulo, evidenciando, também, a participação dos representantes do DECEA nos grupos de trabalho e painéis internacionais que realizam as atividades da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Em seguida, o Capitão Aviador Jean Pierre de Castro Benevides, adjunto da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave não Tripulada, discorreu sobre o Programa SIRIUS Brasil, que é um catalisador de importantes transformações nas áreas de comunicação, navegação, vigilância e gerenciamento de tráfego aéreo no Brasil, fundamentais para a operação dessas novas aeronaves.

Iniciando o ciclo de palestras, o Capitão Márcio André da Silva, Especialista em Controle de Tráfego Aéreo e gerente do Projeto UAM do DECEA explicou para o público os ambientes de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM), mobilidade aérea urbana (UAM) e Gerenciamento de tráfego não tripulado a baixa altura (UTM), bem como a grande expectativa de demanda associada às aeronaves eVTOL no País. Além disso, foi mostrado o cronograma do projeto UAM e enfatizada a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e colaborativa por parte dos diferentes elos e instituições envolvidas com o objetivo da implementação das aeronaves eVTOL no Brasil.

Na palestra seguinte, o representante da ATECH, Agenir de Carvalho Dias, analisou as pesquisas de novas tecnologias para facilitar a implantação do eVTOL no Brasil e como a empresa enxerga os desafios para a implantação desse novo ambiente aéreo; a aceitação da população; o equilíbrio entre os ambientes aéreos já existentes e o ambiente UAM. Apesar dos desafios, a ATECH enxerga esta nova forma de mobilidade com bastante entusiasmo e acredita que em pouco tempo teremos sucesso nesta área de atuação” – advertiu o analista de sistemas.

Na sequência, José Carlos Yoshio Furuzawa e José Alexandre T. Guerreiro Fregnani, representando a EMBRAER, abordaram os trabalhos realizados pela subsidiária EVE Air Mobility. Os dois descreveram que o eVTOL da empresa voará como um avião e pousará como um helicóptero, tendo mais flexibilidade de ação. “É uma aeronave elétrica com oito motores, proporcionando uma segurança maior ao usuário” – detalharam.

Encerrando o bloco de apresentações da parte da manhã, Roberto Honorato, superintendente de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), versou sobre os desafios regulatórios da implantação deste novo ambiente aéreo. Ele propôs uma base de certificação adaptativa e flexível, incluindo normas para as indústrias e o trabalho com experimentações, além da viabilização da aceitação das aeronaves brasileiras em outros países, frisando sempre a segurança como conceito primordial de todos os projetos.

O período da tarde se iniciou com o assessor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos, mostrando as especificidades do eVTOL da empresa Lilium, que tem um conceito diferente das aeronaves mais conhecidas, pois trabalha com turbinas, não hélices, e tem uma autonomia superior, tendo como grande diferencial o deslocamento entre cidades. Segundo Fábio, o projeto da Lilium tem a expectativa de estar totalmente ativo nos próximos três anos.

Logo após, o diretor de Inovação & Negócios da SAIPHER – Soluções Tecnológicas, José Vagner Vital, Brigadeiro da Reserva da Força Aérea Brasileira, expôs os sistemas TATIC A-CDM, TATIC-FLOW e TATIC HCP, que são utilizados no controle de tráfego aéreo do Brasil hoje. “Este mesmo sistema trabalha com o segundo maior movimento de helicópteros do mundo”, ressaltou Vital.

Em seguida, o consultor sênior de Segurança e Operações de Voo da Gol Linhas Aéreas, Sérgio Quito, apresentou o eVTOL da empresa Vertical Aerospace, o qual está sendo produzido no Reino Unido e será introduzido no Brasil em poucos anos. Quito listou os desafios enfrentados pelo País para a adoção desta nova tecnologia: a questão do investimento em gestão de energia elétrica e infraestrutura; a exigência de padronização dos carregamentos das novas aeronaves; a necessidade de evolução do gerenciamento de tráfego aéreo; a importância da regulação; e – o maior deles, segundo o palestrante – a operação, independentemente das condições meteorológicas.

O último palestrante do dia foi José Airton Patrício, Capitão da Reserva da FAB e integrante do time de profissionais da ATECH, que trouxe os resultados da simulação realizada de forma colaborativa entre EVE, ATECH e DECEA, onde helicópteros tradicionais, voando no espaço aéreo do Rio de Janeiro, simularam o voo de aeronaves eVTOL, visando avaliar as experiências do passageiro e da aeronave, além de coletar dados para aprimorar a implementação real dessas aeronaves no futuro.

O I Fórum UAM do DECEA reuniu representantes das principais instituições e empresas envolvidas com a futura operação de aeronaves eVTOL no Brasil. “Esse evento, além de sua função informativa, que foi claramente atingida, acertou um propósito muito maior, que é a troca de conhecimentos entre os diversos elos envolvidos nesse novo ecossistema da aviação” – avaliou o Capitão André.

As informações são do DECEA.

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

 

Translate»