M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Novas tecnologias e o futuro da engenharia serão temas de encontro no ITA

São José dos Campos, SP, será palco da segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF-2024), que acontece nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio, reunindo especialistas do Brasil e do exterior para falar sobre Inteligência Artificial, Internet das Coisas e...

ABIMDE prestigia cerimônia de passagem de chefia do CDS do Exército Brasileiro

Evento, realizado em Brasília, contou com a presença de militares e convidados Na manhã do dia 29 de abril, foi realizada a cerimônia de passagem de chefia do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército Brasileiro (CDS), marcando a transição de comando do...

Marinha do Brasil tem seu primeiro Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade

Almirante estará à frente da regulação e fiscalização do emprego de energia nuclear em atividades marítimas e navais Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (30), no Salão Nobre do edifício Almirante Tamandaré (EdAT), o Comandante da Marinha, Almirante de...

COTER participa de planejamento de exercício multinacional

No período de 22 a 26 de abril, o Comando de Operações Terrestres (COTER) participou da fase de planejamento do Comando Multinacional Sul, mais alto escalão em presença do Exercício Conjunto Combinado PANAMAX 2024. A PANAMAX é o maior exercício multinacional liderado...

Em Assunção, Ministro José Mucio discute parcerias com autoridades paraguaias

Em solo paraguaio, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, se reuniu, nesta quinta-feira (2), com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, e com o Ministro da Defesa do país vizinho, Óscar Luís González Cañete. Na ocasião, foram discutidos temas como cooperação...

#SomosABIMDE: Conheça a Planatel

A campanha tem o objetivo de impulsionar a Base Industrial de Defesa e Segurança e divulgar suas capacidades, áreas de atuação, produtos e serviços A Planatel é uma empresa brasileira, representante exclusiva da canadense Dejero, que fornece comunicação móvel em...

Marinha do Brasil tem seu primeiro Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade

Almirante estará à frente da regulação e fiscalização do emprego de energia nuclear em atividades marítimas e navais Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (30), no Salão Nobre do edifício Almirante Tamandaré (EdAT), o Comandante da Marinha, Almirante de...

Observatório Militar da Praia Vermelha lança área para discutir tecnologia e defesa

Uma nova área temática – Ciência, Tecnologia e Inovação para a Defesa, Desenvolvimento e Segurança Nacional – foi lançada no Portal do Observatório Militar da Praia Vermelha. A área se dedica a análises holísticas de questões científico-tecnológicas e de suas...

Finep aprova financiamento para a implantação de novo Hub de Inovação em Campinas

Fortalecer o potencial inovador de Campinas, por meio de iniciativas e atividades envolvendo diferentes atores do ecossistema regional de inovação - entre eles, startups, empresas, universidades e instituições de pesquisa, investidores, agentes de fomento, etc. Esse é...

Esquadrões treinam Ressuprimento Aéreo, Assalto Aeroterrestre e Infiltração Aérea

Com sede na Base Aérea de Florianópolis, Exercício visa treinamento das equipagens da Aviação de Transporte Entre os dias 21 de abril e 06 de maio, o 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), sediado na Base Aérea de Canoas (RS), e o 3º Esquadrão de Transporte Aéreo...

Amanhã, 23 de março, profissionais, empresas e instituições de todo o mundo celebram o Dia Mundial da Meteorologia, data instituída pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que este ano traz como tema “Alerta Precoce e Ação Antecipada”. O objetivo é promover o debate sobre a necessidade de maior produção de informações hidrometeorológicas e climáticas visando a redução dos riscos de desastres e maior proteção à vida.

A IACIT aproveita a data para lançar a Semana da Meteorologia, publicando, a partir de hoje (22) até sexta-feira (25), uma série de matérias que mostram a importância da Meteorologia para prevenção de desastres e proteção à vida. Nos próximos dias vamos apresentar entrevistas e dados sobre os trabalhos realizados pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Cimaer (Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica) IACIT.

Hoje, a primeira matéria mostra um cenário preocupante revelado pela OMM e traça uma breve evolução histórica e tecnológica da Meteorologia, desde a pré-história até os dias atuais, mostrando que a tecnologia tem ajudado a proteger as pessoas e a reduzir o número de mortes por desastres naturais.

Demanda Global: alerta precoce e ação antecipada 

De acordo com a OMM, órgão vinculado à ONU (Organização das Nações Unidas) que reúne 193 estados membros, é necessário criar mecanismos para informar antecipadamente as populações impactadas sobre as previsões de tempo e mudanças  climáticas para salvar vidas e preservar meios de subsistência. No entanto, uma em cada três pessoas no mundo ainda não está adequadamente coberta por sistemas de alerta precoce.

Relatório divulgado pela Organização em 2021 revela que, nos últimos 50 anos, mais de 11.000 desastres foram atribuídos a riscos climáticos e relacionados à água, resultando em 2 milhões de mortes e prejuízos econômicos na ordem de US$ 3,6 trilhões.

Em 2018, em todo o mundo, cerca de 108 milhões de pessoas, vítimas de tempestades, inundações, secas e incêndios florestais, precisaram de ajuda do sistema humanitário internacional. Até 2030, estima-se que esse número possa aumentar em quase 50% a um custo de cerca de US$ 20 bilhões por ano.

Para a OMM, os países precisam investir em uma maior coordenação entre os serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais, e promover o desenvolvimento de agências e autoridades de gestão de desastres para uma melhor prevenção, preparação e resposta à sociedade. O alerta da Organização diz que todos os países precisam estar preparados e ter capacidade de agir na hora certa e no lugar certo, para salvar vidas e proteger os meios de subsistência das comunidades em todos os lugares, agora e no futuro.

O Sistema Global de Alerta de Riscos Múltiplos (GMAS) da OMM procura enfrentar os desafios aumentando a disponibilidade de alertas e informações oficiais do Centro de Informações sobre Climas Severo e apoiar ações precoces. De acordo com o Órgão, apenas 40 por cento dos seus 193 estados membros têm Sistemas de Alerta Antecipado de Riscos Múltiplos (MHEWS). As maiores lacunas nas observações meteorológicas encontram-se principalmente na África e nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), de acordo com a OMM.

Avanços tecnológicos salvam vidas

Embora o número de desastres registrados nos últimos 50 anos tenha aumentado em cinco vezes e as perdas econômicas em sete vezes, o  número médio de mortes registradas para cada desastre caiu em um terço entre 1970 e 2019 – passando de 50 mil na para menos de 20 mil.

Essa queda positiva, de acordo com o relatório divulgado pela OMM no ano passado, é resultado do aprimoramento dos sistemas precoces de alarme e gerenciamento de desastres.

“Para além das estatísticas sombrias, existe uma mensagem de esperança. Sistemas aprimorados de alerta precoce de múltiplos perigos levaram a uma redução significativa na mortalidade. De maneira resumida: estamos melhores do que nunca em salvar vidas”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, ao divulgar o relatório.

Evolução Histórica da Meteorologia

Desde a pré-história o homem tenta compreender as mudanças de tempo e como elas impactam suas atividades do dia a dia, mas o termo Meteorologia só apareceu pela primeira vez em um livro escrito pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.): o “Meteorológica”. Já a meteorologia baseada em conceitos mais modernos e científicos surgiu apenas nos séculos 17 e 18, com a invenção de instrumentos e as primeiras leis da física, ampliando o conhecimento de processos atmosféricos e compreensão dos primeiros princípios que regem a atmosfera.

No século 19, o telégrafo elétrico permitiu um salto tecnológico com a emissão dos primeiros mapas meteorológicos em tempo real. A evolução das técnicas utilizadas para atividades de previsão do  tempo. A partir daí, teve início uma evolução constante dos instrumentos e da tecnologia que permitiram a fabricação de radares meteorológicos, radiossondas, satélites, entre outros equipamentos, que melhoraram significativamente a informação sobre o tempo e o clima.

O investimento em pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias computacionais tornaram possível coletar e processar grande volume de dados, cálculos e análise, resultando em previsões com alto índice de acerto, quaisquer que sejam os fenômenos meteorológicos observados.

Há quase 15 anos, a  IACIT vem desenvolvendo soluções meteorológicas para aplicação em diferentes setores, como aeronáutica, defesa civil, ocorrências oceânicas, agricultura, gestão de recursos hídricos e centros de pesquisa e desenvolvimento, entre outros.

Translate»