M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Mac Jee vai desenvolver o veículo para acelerar a aeronave hipersônica 14-X da FAB

A MAC JEE foi anunciada como vencedora do edital da FINEP para o desenvolvimento do projeto Foguete de Decolagem para Veículo Hipersônico, colocando a empresa na vanguarda da tecnologia aeroespacial brasileira. O projeto envolve o desenvolvimento de um veículo para...

Assinada a compra conjunta de 9 aviões Embraer C-390 por Holanda e Áustria

A Embraer informa que o Ministério da Defesa da Holanda assinou hoje, 22 de julho, em cerimônia durante o Farnborough International Airshow, na Inglaterra, o contrato para a compra de nove aeronaves C-390 Millennium, modelo desenvolvido e fabricado pela Embraer. Como...

Como o DECEA se protege contra ameaças cibernéticas

Na mesma velocidade que avançam as novas tecnologias, surgem as tentativas de ataques cibernéticos aos bancos de dados das mais distintas Organizações, sejam elas públicas ou privadas. Na Força Aérea Brasileira (FAB), a Defesa Cibernética, uma das ações previstas em...

EMGEPRON participa da formatura de conclusão do CGERD

Em 11 de julho, na Escola Superior de Guerra (ESG), a EMGEPRON, representada pelo seu Diretor-Presidente, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira, participou como convidado da solenidade de encerramento da turma de 2024 do Curso de Gestão de Recursos de Defesa...

CNI orienta exportadores sobre o novo Regime de Origem do Mercosul

Conjunto de regras entra em vigor nesta quinta-feira (18). Atualização fortalece a integração produtiva regional e incentiva o comércio e os investimentos entre países do bloco O novo Regime de Origem do Mercosul (ROM), que define as regras que o produtor deve cumprir...

BNDES financia a exportação de 32 jatos E175 da Embraer à American Airlines

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concluiu o contrato de financiamento para exportação de 32 jatos comerciais E175 da Embraer para a American Airlines. A operação, da ordem de R$ 4,5 bilhões, ocorre por meio do BNDES Exim Pós-embarque,...

MCTI participa de debates sobre a Antártica no Simpósio da APECS-Brasil

Evento debateu os 40 anos de pesquisa brasileira na Antártica e investimentos do ministério no setor O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) esteve presente no Simpósio APECS-Brasil 2024: 40 Anos do Brasil na Antártica, organizado pelo Comitê Nacional...

Estágio capacita militares e civis para o tratamento e resposta a incidentes cibernéticos

Na semana de 8 a 12 de julho, a Escola Nacional de Defesa Cibernética (ENaDCiber) conduziu a Capacitação Setorial em Gestão de Incidentes Cibernéticos para Equipes de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (ETIR) da Defesa. A turma foi composta por...

151 Anos do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira

Santos Dumont não apenas revolucionou o mundo com suas invenções aeronáuticas, como também deixou um legado que continua a inspirar gerações Neste ano de 2024, celebramos os 151 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, o icônico Pai da Aviação e Patrono da...

Forças Armadas desarticulam duas áreas de garimpo ilegal em Roraima

No dia 20 de julho, as Forças Armadas realizaram mais uma ação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY) como parte da Operação Catrimani II, coordenada pelo Ministério da Defesa. A missão, denominada "XARAKA II" (flecha, no dialeto Yanomami), foi...

Por Matheus Ribeiro*

Nos últimos anos, a área de Compliance ganhou novos contornos e dimensões no mundo corporativo. À medida que as questões ambientais, sociais e de governança (ESG – Environmental, Social and Governance, em inglês) tornam-se prioridades, maiores são os desafios do Programa de Compliance dentro das empresas.

Esses desafios vão muito além dos códigos de conduta, monitoramentos, processos e procedimentos de combate à corrupção. Permeando os três pilares do ESG – social, ambiental e de governança–, os Programas de Compliance devem atender a essas novas demandas da sociedade (e até mesmo de colaboradores atuais e futuros) e saber atuar positivamente em assuntos fundamentais como racismo, diversidade no ambiente de trabalho, sustentabilidade, segurança e proteção de dados.

Mas o que é Compliance? Resumidamente, podemos dizer que é a área responsável por elaborar e aplicar processos, procedimentos e políticas que garantam a integridade, a ética e combatam a corrupção, fraudes e desvios de comportamento dentro de uma organização.

Ele representa o cumprimento da legislação, das boas práticas, da ética e transparência nas relações com o governo, colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros da companhia, tanto no mercado interno quanto externo.

Na Atech, empresa do Grupo Embraer, o Programa de Compliance começou a ser desenvolvido em 2012, com a implantação do Código de Ética e Conduta e da Política Anticorrupção. Ele teve como base os princípios do Pacto Global da ONU e as melhores práticas de governança corporativa e contábil. Com apoio da Embraer, participamos de diversos treinamentos e desenvolvemos o Programa, que vem sendo aperfeiçoado ao longo desta última década.

Temos na empresa uma rede de colaboradores que também atuam como Embaixadores e Agentes de Compliance em suas áreas, os quais agem como disseminadores de conhecimento e buscam materializar nossos preceitos, além de trazerem informações sobre processos e procedimentos que podem ser melhorados em cada departamento. Temos ainda o canal Helpline, que se constitui na mais importante ferramenta para denúncias, aberta a colaboradores e agentes externos, garantindo sempre a imparcialidade da investigação, não-retaliação e a confidencialidade.

Nos últimos anos, o Programa da Atech, que sempre foi dinâmico e constantemente aperfeiçoado, passou por um processo de ‘rejuvenescimento’ mais intenso. A Inovação, que está no DNA da Atech, foi adotada como base para criação de um ambiente corporativo ainda mais propício ao engajamento e participação ativa de todos os colaboradores, também no que tange ao Compliance, na prática.

Gamificação, gincana em equipes, vídeos animados e novas formas de comunicação e interação foram utilizados para complementar os meios tradicionais de treinamento e divulgação do Programa. O feedback foi excelente, com alto índice de participação e assimilação dos preceitos.

Para o ano de 2022 já estamos estudando outras formas de nos aproximarmos ainda mais de nossos colaboradores, por exemplo, atualmente, estudamos a viabilidade de um podcast tratando de temas jurídicos e de Compliance, não só ligados à Companhia, mas também ao cotidiano do colaborador, com assuntos de direito do consumidor, sustentabilidade e proteção de dados em geral.

Reconhecimento

O resultado desse trabalho foi recentemente coroado com a conquista do Selo Pró-Ética 2020-2021, concedido pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. É um reconhecimento público do compromisso da Atech com a ética, a integridade e a transparência, em todos os seus departamentos.

Para receber o selo, a Atech passou por um rigoroso processo de seleção. Levantamos mais de 200 documentos –foram avaliados aspectos legais, preceitos éticos, transparência e relacionamentos da empresa. Foi realizado um verdadeiro pente-fino nos procedimentos de praticamente todas as áreas da empresa, visando principalmente a avaliar os mecanismos adotados contra corrupção e fraudes, e a transparência dos negócios e relações.

Os números dão uma ideia da dificuldade em atender todos os critérios impostos para concessão do selo: mais de 327 empresas se inscreveram, mas apenas 195 foram admitidas e 67 aprovadas e reconhecidas como Empresa Pró-Ética.

Ao lado da minha colega da Atech Janaína Pascoal, eu tive a honra de receber este prêmio em Brasília (DF).

Conquistamos o Selo Pró-Ética graças ao envolvimento de todos os colaboradores com o Programa de Compliance, a começar pelo Diretor-Presidente da Atech, Edson Mallaco. Todos sabemos que o tone at the top (comprometimento da alta gestão) é fundamental para a efetividade do Programa de Compliance. E o Mallaco sempre esteve presente e comprometido, defendendo nossos valores e sendo exemplo para todos os nossos colaboradores.

Os resultados gerados pelo Programa de Compliance da Atech também foram reconhecidos pela ABIMDE – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança e pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), por meio do Programa Uma Empresa Ética, que certifica empresas que implementam três pilares desta política: Treinamento dos Colaboradores, Código de Ética e Conduta e Canal de Denúncias Independente. Esta certificação reforça nossa jornada de valorização das melhores práticas de governança corporativa e criação de um ambiente de negócios no Brasil cada vez mais ético e competitivo.

Por fim, é importante mencionar que, em uma última análise, é o colaborador –em todos os níveis da empresa– quem está na linha de frente, aplicando no dia a dia as nossas políticas, portanto, ele deve estar atento e denunciar qualquer desvio de comportamento ou atividade que esteja ferindo nossos valores, princípios e políticas/procedimentos.  E para que o colaborador esteja preparado para atuar de tal forma, a área de Compliance deve ser parceira da área, buscando sempre estar mais próxima dos negócios da Companhia, conhecendo sua realidade e capacitando os colaboradores de forma objetiva, inovadora e acessível.

Vamos continuar trabalhando e aperfeiçoando o Programa de Compliance da Atech, visando a manutenção dos selos conquistados e dos nossos valores éticos, de integridade e transparência.

*Matheus Ribeiro é Coordenador Jurídico, Compliance  e Proteção de Dados da Atech

Translate»