M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Defesa fala de segurança na fronteira e promove BID nacional em encontro bilateral com a Colômbia

O estabelecimento de parcerias estratégicas e transferência de tecnologia foram temas discutidos em encontro realizado nesta quarta-feira (17), durante reunião bilateral entre o presidente Lula e o presidente colombiano, Gustavo Petro, em Bogotá, capital da Colômbia....

Caça F-39 Gripen da Força Aérea está exposto no Aeroporto de Brasília

A réplica em tamanho real do caça multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB) ficará aberta à visitação de 18 de abril a 02 de maio, no Aeroporto Internacional Já imaginou vivenciar a experiência de entrar no cockpit (cabine de pilotagem) do F-39 Gripen, aeronave...

CMA fortalece parceria entre Forças Armadas e PIM para impulsionar negócios no segmento de defesa

O Núcleo de Estudos Estratégicos do CMA (Comando Militar da Amazônia) realiza nesta quarta-feira, (17), um Seminário com enfoque nas possibilidades para as empresas localizadas no PIM (Polo Industrial de Manaus) no âmbito da BID (Base Industrial de Defesa). O evento...

COMGAP apresenta sua missão para ABIMDE e associadas

Evento destaca cooperação estratégica e perspectivas de aquisições para a Força Aérea Brasileira A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança participou, no dia 17 de abril, de um evento promovido pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP), em...

ABIMDE promove workshop para debater os impactos da Reforma Tributária

Debate liderado por renomados advogados irá esclarecer questões sobre o cenário tributário brasileiro. No dia 24 de abril, quarta-feira, às 10h, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) promoverá o terceiro encontro do Ciclo...

Investimentos em defesa irão gerar 130 mil empregos até 2030, diz ministro em audiência pública na Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (17), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a convite da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Credn). A participação atendeu a pedido dos Deputados...

Ministério da Defesa e Forças Armadas defendem previsibilidade orçamentária na Câmara dos Deputados

Comandante da Marinha alerta para a desativação de 40% dos meios navais até 2028 Convidados pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), o Ministro da Defesa e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica...

Comandante do Exército na França e Polônia

Na última semana, o Comandante do Exército esteve em visita à Europa, onde se reuniu com autoridades do ao Exército Francês e do Exército da Polônia, em uma série de atividades para aumentar a cooperação e interoperabilidade entre as forças armadas das nações amigas....

Comandante apresenta desafios e realizações do Exército em Comissão de Defesa Nacional da Câmara

O Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, apresentou os desafios e realizações do Exército em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. A reunião também contou com a participação...

Ministro da Defesa pede ajuda e propõe novas relações com a CREDN

Em reunião que durou mais de cinco horas, José Mucio Monteiro pediu ajuda aos membros da CREDN para que as Forças Armadas não paralisem seus projetos estratégicos. Ele também cobrou previsibilidade orçamentária. O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, pediu ajuda...

Por Matheus Ribeiro*

Nos últimos anos, a área de Compliance ganhou novos contornos e dimensões no mundo corporativo. À medida que as questões ambientais, sociais e de governança (ESG – Environmental, Social and Governance, em inglês) tornam-se prioridades, maiores são os desafios do Programa de Compliance dentro das empresas.

Esses desafios vão muito além dos códigos de conduta, monitoramentos, processos e procedimentos de combate à corrupção. Permeando os três pilares do ESG – social, ambiental e de governança–, os Programas de Compliance devem atender a essas novas demandas da sociedade (e até mesmo de colaboradores atuais e futuros) e saber atuar positivamente em assuntos fundamentais como racismo, diversidade no ambiente de trabalho, sustentabilidade, segurança e proteção de dados.

Mas o que é Compliance? Resumidamente, podemos dizer que é a área responsável por elaborar e aplicar processos, procedimentos e políticas que garantam a integridade, a ética e combatam a corrupção, fraudes e desvios de comportamento dentro de uma organização.

Ele representa o cumprimento da legislação, das boas práticas, da ética e transparência nas relações com o governo, colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros da companhia, tanto no mercado interno quanto externo.

Na Atech, empresa do Grupo Embraer, o Programa de Compliance começou a ser desenvolvido em 2012, com a implantação do Código de Ética e Conduta e da Política Anticorrupção. Ele teve como base os princípios do Pacto Global da ONU e as melhores práticas de governança corporativa e contábil. Com apoio da Embraer, participamos de diversos treinamentos e desenvolvemos o Programa, que vem sendo aperfeiçoado ao longo desta última década.

Temos na empresa uma rede de colaboradores que também atuam como Embaixadores e Agentes de Compliance em suas áreas, os quais agem como disseminadores de conhecimento e buscam materializar nossos preceitos, além de trazerem informações sobre processos e procedimentos que podem ser melhorados em cada departamento. Temos ainda o canal Helpline, que se constitui na mais importante ferramenta para denúncias, aberta a colaboradores e agentes externos, garantindo sempre a imparcialidade da investigação, não-retaliação e a confidencialidade.

Nos últimos anos, o Programa da Atech, que sempre foi dinâmico e constantemente aperfeiçoado, passou por um processo de ‘rejuvenescimento’ mais intenso. A Inovação, que está no DNA da Atech, foi adotada como base para criação de um ambiente corporativo ainda mais propício ao engajamento e participação ativa de todos os colaboradores, também no que tange ao Compliance, na prática.

Gamificação, gincana em equipes, vídeos animados e novas formas de comunicação e interação foram utilizados para complementar os meios tradicionais de treinamento e divulgação do Programa. O feedback foi excelente, com alto índice de participação e assimilação dos preceitos.

Para o ano de 2022 já estamos estudando outras formas de nos aproximarmos ainda mais de nossos colaboradores, por exemplo, atualmente, estudamos a viabilidade de um podcast tratando de temas jurídicos e de Compliance, não só ligados à Companhia, mas também ao cotidiano do colaborador, com assuntos de direito do consumidor, sustentabilidade e proteção de dados em geral.

Reconhecimento

O resultado desse trabalho foi recentemente coroado com a conquista do Selo Pró-Ética 2020-2021, concedido pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. É um reconhecimento público do compromisso da Atech com a ética, a integridade e a transparência, em todos os seus departamentos.

Para receber o selo, a Atech passou por um rigoroso processo de seleção. Levantamos mais de 200 documentos –foram avaliados aspectos legais, preceitos éticos, transparência e relacionamentos da empresa. Foi realizado um verdadeiro pente-fino nos procedimentos de praticamente todas as áreas da empresa, visando principalmente a avaliar os mecanismos adotados contra corrupção e fraudes, e a transparência dos negócios e relações.

Os números dão uma ideia da dificuldade em atender todos os critérios impostos para concessão do selo: mais de 327 empresas se inscreveram, mas apenas 195 foram admitidas e 67 aprovadas e reconhecidas como Empresa Pró-Ética.

Ao lado da minha colega da Atech Janaína Pascoal, eu tive a honra de receber este prêmio em Brasília (DF).

Conquistamos o Selo Pró-Ética graças ao envolvimento de todos os colaboradores com o Programa de Compliance, a começar pelo Diretor-Presidente da Atech, Edson Mallaco. Todos sabemos que o tone at the top (comprometimento da alta gestão) é fundamental para a efetividade do Programa de Compliance. E o Mallaco sempre esteve presente e comprometido, defendendo nossos valores e sendo exemplo para todos os nossos colaboradores.

Os resultados gerados pelo Programa de Compliance da Atech também foram reconhecidos pela ABIMDE – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança e pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), por meio do Programa Uma Empresa Ética, que certifica empresas que implementam três pilares desta política: Treinamento dos Colaboradores, Código de Ética e Conduta e Canal de Denúncias Independente. Esta certificação reforça nossa jornada de valorização das melhores práticas de governança corporativa e criação de um ambiente de negócios no Brasil cada vez mais ético e competitivo.

Por fim, é importante mencionar que, em uma última análise, é o colaborador –em todos os níveis da empresa– quem está na linha de frente, aplicando no dia a dia as nossas políticas, portanto, ele deve estar atento e denunciar qualquer desvio de comportamento ou atividade que esteja ferindo nossos valores, princípios e políticas/procedimentos.  E para que o colaborador esteja preparado para atuar de tal forma, a área de Compliance deve ser parceira da área, buscando sempre estar mais próxima dos negócios da Companhia, conhecendo sua realidade e capacitando os colaboradores de forma objetiva, inovadora e acessível.

Vamos continuar trabalhando e aperfeiçoando o Programa de Compliance da Atech, visando a manutenção dos selos conquistados e dos nossos valores éticos, de integridade e transparência.

*Matheus Ribeiro é Coordenador Jurídico, Compliance  e Proteção de Dados da Atech

Translate»