M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

SOUTHERN SEAS – 2024: Marinha do Brasil realiza operação com a Marinha dos Estados Unidos

A Marinha do Brasil (MB) realizará, no período de 15 a 24 de maio, a Operação “SOUTHERN SEAS – 2024”, com a visita oficial de quatro navios dos Estados Unidos da América (EUA) ao Rio de Janeiro. A missão será realizada na área marítima compreendida entre os estados do...

Exército conclui licitação de Obuseiro Autopropulsado

Em 29 de abril de 2024, o Exército Brasileiro (EB), por meio da Chefia de Material do Comando Logístico (C Mat/COLOG), divulgou o resultado da análise das ofertas finais das empresas da shortlist participantes do processo de aquisição da Viatura Blindada de Combate...

Exército está comprando 12 helicópteros UH-60M Black Hawk

O Exército Brasileiro está em meio a um processo de compra de 12 helicópteros UH-60M Black Hawk oriundos da frota excedente das Forças Armadas dos Estados Unidos. A informação foi divulgada recentemente pelo Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro...

FAB apresenta projetos aeroespaciais ao Presidente da República

As atividades aconteceram na sede do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP) O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e os Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica receberam o...

Embraer prevê investir R$ 2 bilhões e gerar mais 900 empregos diretos este ano no Brasil

A Embraer anunciou hoje, durante visita do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva à sede da empresa em São José dos Campos-SP, a previsão de investir cerca de R$ 2 bilhões e contratar mais 900 colaboradores este ano no Brasil. O objetivo é atender ao...

Certificação: ABIMDE recebe visita de equipe da Polícia Militar de São Paulo

No encontro, o tema em destaque foi a certificação de veículos blindados No dia 25 de abril, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) recebeu uma equipe da Seção de Pesquisa e Desenvolvimento de Frota da Diretoria de Logística...

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

O Comando Logístico, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), executou a missão de ressuprimento de 15 toneladas de gêneros alimentícios do hub logístico do Rio de Janeiro para o Comando Militar da Amazônia (CMA), garantindo a prontidão Logística e Operacional na...

BNDES sedia seminário sobre transição energética no mar com FGV e Marinha

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Marinha do Brasil, promove nesta segunda-feira, 29, e terça-feira, 30, no Rio de Janeiro, o seminário Transição Energética no Mar: Desafios e...

Forças Armadas percorrem 86 mil km para transportar cerca de 500 toneladas de alimentos a famílias ribeirinhas da Amazônia

A partir desta sexta-feira (26), as Forças Armadas iniciam a entrega de mais 5.475 cestas de alimentos para 2.737 famílias na região amazônica. A ação faz parte da última etapa da Operação Estiagem do Comando Operacional Conjunto Amanaci, que leva apoio às comunidades...

Exercício Locked Shields: Brasil Fortalece sua Capacidade de Defesa Cibernética

O Ministério da Defesa participou do Exercício Locked Shields 2024, um evento voltado para a área de defesa cibernética. Essa atividade foi promovida pelo Centro de Excelência Cooperativo em Defesa Cibernética da OTAN (CCDCOE, sigla em inglês) e contou com a presença...
Feiras representam oportunidades de negócios para indústrias de Defesa e Segurança;
a ABIMDE realizará a 6ª Mostra BID Brasil em dezembro e a Expo ADESC em abril de 2022

As feiras corporativas voltam a ser realizadas no Brasil e no mundo, graças ao avanço da vacinação contra o coronavírus, à queda do número de internações e a rigorosos protocolos de saúde. A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) acompanha com otimismo este movimento.

“Esses eventos representam para a BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) oportunidades de negócios, parcerias e troca de informações sobre desenvolvimentos tecnológicos. Isso provoca um efeito cascata benéfico para toda a sociedade, pois impulsiona a economia nacional e a geração de empregos”, disse o Diretor de Projetos da ABIMDE, Comandante Paulo Albuquerque.

Para 1.000 empregos criados no setor de Defesa no Brasil, outros 2.730 são adicionados à economia, de acordo com um estudo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgado em julho.

O relatório da Fipe revela que, em 2017, o Complexo de Defesa e Segurança gerou, direta e indiretamente, 2,91 milhões de empregos em todo o território nacional.

Estes dados indicam o impacto social e econômico da BIDS para o país, reforçando a importância de investimentos na promoção da BIDS brasileira em feiras nacionais e internacionais.

Calendário de Feiras

A ABIMDE já tem em sua agenda dois eventos próprios confirmados: a 6ª Mostra BID Brasil, que acontece entre os dias 7 e 9 de dezembro, e a feira internacional Expo ADESC, em 2022. Ambas serão realizadas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Já consolidada como uma das principais feiras de Defesa e Segurança do país, a Mostra BID Brasil é uma realização da ABIMDE, com promoção da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e apoio do Governo Federal.

Nesta sexta edição, o evento abriga cerca de 70 expositores de tecnologias, produtos e serviços para os segmentos de Defesa e Segurança, e conta com 38 apoiadores institucionais. Durante os três dias da Mostra, os expositores terão a oportunidade de receber representantes de empresas nacionais e internacionais, delegações de adidos militares e de embaixadas de diversos países.

“Esse contato com potenciais clientes sempre geram bons relacionamentos, podendo resultar em parcerias e grandes negócios”, ressalta o Comandante Albuquerque.

Já a Expo ADESC, que tem sua primeira edição agendada para abril do próximo ano, além de abrigar indústrias brasileiras de Defesa e Segurança, contará com a participação de grandes players estrangeiros deste mercado. O objetivo é que o evento se consolide como principal ponto de encontro de negócios entre empresas nacionais e internacionais no Brasil.

Após comemorar o sucesso do Pavilhão Brasil na Milipol Paris 2021, neste semestre a ABIMDE e associadas também estarão presentes em mais três importantes eventos no exterior: a Dubai Air Show (14 a 18 de novembro), Edex (29 de novembro a 2 de dezembro, no Egito) e Expodefensa (29 de novembro a 1 de dezembro, na Colômbia).

Ambientes Seguros

De acordo com a Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), os visitantes de feiras e exposições no Brasil estarão em ambientes seguros.

“Os organizadores de feiras, pavilhões, centros de eventos e congressos e toda a cadeia produtiva estão prontos para a retomada e capacitados para garantir a segurança de todos os públicos, criando um ambiente favorável à realização dos negócios e do relacionamento, tão necessários para a recuperação da economia”, disse o presidente do Conselho de Administração da Ubrafe, Abdala Jamil Abdala, em nota divulgada em agosto, por ocasião da liberação dos eventos no Estado de São Paulo.

Estudos já realizados nos Estados Unidos pela Epistemix, empresa de modelagem computacional, em parceria com a ECA (Exhibitions and Conferences Alliance), indicam que a implementação de rigorosos protocolos sanitários nos eventos corporativos criaram ambientes seguros para os participantes e para as comunidades onde eles são realizados.

A modelagem científica apontou um risco próximo de zero (0,001%) de transmissão de COVID-19 aos participantes dos eventos, de acordo com reportagem publicada em setembro no site da TSNN (Trade Show News Network).

Para Adam Sachs, CEO da norte-americana Tourism Economics, esse alto índice de segurança nos ambientes de eventos corporativos se deve também ao perfil dos expositores e participantes, que são conscientes da necessidade de cumprimento dos protocolos sanitários.

“Vemos claramente que nas viagens de negócios, especialmente eventos de negócios, onde o ensino superior é generalizado, você tem um ambiente que é mais seguro em comparação com a população em geral”, afirma Sachs, na mesma reportagem da TSNN.

 

Legenda da foto: O Diretor de Projetos da ABIMDE, Comandante Paulo Albuquerque
Crédito da foto: ABIMDE/Divulgação
Translate»