M
Logo Portal da BIDS

© 2025 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira, 24 de abril, o Fórum Atech de Inovação 2025, em São Paulo. O evento se propôs a debater como a Atech vem trabalhando a inovação e a importância das parcerias para criar um ecossistema de negócios competitivo...

IACIT firma parceria com Meteomatcs e entra no mercado de Meteodrones

A IACIT, empresa líder em inovação, firmou uma parceria com a empresa Suíça Meteomatics, especializada em soluções meteorológicas avançadas. O acordo prevê a distribuição no Brasil do Meteodrone, um drone desenvolvido para medições atmosféricas em alta precisão,...

Atech apresenta tecnologia de ponta no Drone Policial

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa nos dias 18, 19 e 20 de março, do III Drone Policial - Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante o evento, que reúne agentes das Forças de Segurança Pública...

Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional é lançada na Alesp

Evento reforça a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança e seu impacto na economia A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde de segunda-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa...

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília para reforçar segurança cibernética dos setores público e privado

Identificar vulnerabilidades de rede e simular cenários de risco estão entre as principais competências do centro de operações A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, concluiu a reestruturação do seu Centro de...

Marinha atua no combate a crimes transfronteiriços e ambientais no Acre

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” realizou operações interagências ao longo do Rio Juruá, na fronteira noroeste do País A Marinha do Brasil (MB) incrementou a presença do Poder Naval na fronteira noroeste do País, mais especificamente no Rio Juruá, no estado do Acre. Por...

Curso de Engenharia da AMAN capacita cadetes em atividades de mergulho

Os discípulos de Vilagran Cabrita cumprem uma carga horária de 50 horas de instruções teóricas e práticas, abordando o uso de equipamentos autônomos, física e fisiologia do mergulho, doenças hiperbáricas e procedimentos de busca e recuperação subaquática. A equipe da...

ABIMDE participa de reunião sobre o Termo de Licitação Especial

O encontro reuniu a ABIMDE, o DEPROD e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos A ABIMDE segue comprometida em fortalecer o diálogo entre indústria, governo, Forças Armadas e instituições de pesquisa, buscando soluções que impulsionem a inovação, o...

Taurus expõe produtos na feira IWA Outdoor Classics 2025, na Alemanha

A Taurus, multinacional brasileira e maior vendedora de armas leves do mundo, esteve presente na IWA Outdoor Classics 2025, maior feira na Europa voltada aos mercados de caça, tiro esportivo, equipamentos para atividades ao ar livre e segurança. O evento aconteceu de...

Fuzileiros Navais celebram 217 anos de história e de prontidão operativa

Viatura lançadora do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP) foi uma das sensações do evento na Fortaleza de São José O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) celebrou, na sexta-feira (7), 217 anos de história e de prontidão operativa, em evento realizado na Fortaleza de São...

Pequenos negócios sofreram grande impacto durante a pandemia de Covid-19 e muitos tiveram de criar e acelerar processos de transformação digital.

Nesse cenário, o Parque Tecnológico São José dos Campos, junto a empresas de tecnologia da informação associadas ao APL TIC VALE, criou uma trilha de transformação digital para ser aplicada de forma objetiva e otimizada em pequenos negócios. O projeto piloto foi feito com lojistas das Galerias do Empreendedor, um programa de empreendedorismo social gerido pelo Parque nas periferias de São José dos Campos (SP).  Sabe-se que os micro e pequenos empresários foram os mais impactados pela crise, pois não tinham infraestrutura nem caixa para se adaptar ao mercado online.

A iniciativa é muito relevante: dados do Sebrae mostram que a economia nacional depende dos pequenos negócios, que representam 99% das empresas brasileiras e 54% dos empregos do país.

“A proposta era segurar na mão dos microempresários, inseri-los nos ambientes digitais, desenvolver as primeiras peças e artes e os cadastros de produtos iniciais”, diz Giane Santos, coordenadora das Galerias do Empreendedor.

A trilha considera a inserção do estabelecimento em redes sociais, Google meu negócio, marketplaces e Whatsapp business. Para o piloto, foram selecionados seis estabelecimentos comerciais: duas óticas, uma loja de roupas, uma loja de produtos de limpeza, uma doceria e uma papelaria.

“Usamos metodologias ágeis de gestão, para criar uma forma rápida e com excelente custo-benefício às empresas. Formamos um verdadeiro esquadrão de guerra para inserir as lojas no mundo digital”, explica Michelle Lourenço, CEO da Clicknow, empresa de marketing digital sediada em São José dos Campos.

Para este projeto, também participaram as empresas Datalogix Brasil, SuperClient Solutions, Resultage e Youtan.

Robôs

As empresas criaram também robôs virtuais para cumprir as atividades operacionais, com objetivo de multiplicar o alcance a milhares de empresários. Os robôs auxiliaram o time executando atividades repetitivas como: cadastro de produtos nas redes sociais, criação de relatórios de acompanhamento e apresentações com evidências de tudo o que foi realizado durante o processo. como listagem e cadastro de produtos, além das apresentações e catálogos virtuais.

Dessa forma, o tempo das equipes de atendimento e criativa ficou liberado para elaborar e produzir a melhor estratégia de marketing e venda para os empresários. Além de aumentar a produtividade e valor agregado dos times, o uso de robôs virtuais agregou mais assertividade e segurança na execução dos trabalhos, em especial, quando falamos na guarda de informações sensíveis das empresas sendo atendidas.

Case

Em três anos como proprietária de uma loja de roupas, Tamires Rocha, 28, nunca viveu uma crise da proporção da que ocorreu durante a pandemia. Teve de manter as portas da loja fechadas, viu fornecedores pararem as entregas e teve investir mais nas vendas online. No auge da pandemia, fez “bico” em uma casa lotérica para fechar as contas.

Participar da trilha foi fundamental. “Depois do projeto, tive aumento de 40% do fluxo de clientes pelos canais digitais”, conta. “Antes eu até fazia postagens nas redes sociais, mas sem estratégia. Não tenho formação universitária e tudo o que aprendia era solto, na internet”, acrescenta.

Translate»