M
Logo Portal da BIDS

© 2021 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Mac Jee recebe visita do Príncipe de Abu Dhabi na IDEX 2021

O Grupo Mac Jee, composto por empresas 100% brasileiras da indústria de defesa e aeroespacial, encerrou nesta quinta-feira (25) sua participação na International Defence Exhibition And Conference (IDEX), em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) com uma avaliação...

Empresas brasileiras ampliam relações com parceiros internacionais na IDEX

As empresas brasileiras que participaram do Pavilhão Brasil na International Defence Exhibition And Conference (IDEX) encerraram sua participação ampliando sua visibilidade no mercado internacional. O evento, que acontece em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) teve...

Hospital Naval Marcílio Dias inaugura Centro de Processamento Celular

No dia 10 de fevereiro, foi inaugurado o Centro de Processamento Celular (CPC) do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), no Rio de Janeiro (RJ). O CPC presta apoio à Unidade de Transplante de Medula Óssea e tem por finalidade o processamento, preservação e...

Cerimônia na Itália celebra 76 anos da vitória brasileira em Monte Castelo

No dia 21 de fevereiro, no município italiano de Gaggio Montano, foram realizadas diversas cerimônias em homenagem aos “pracinhas” da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que conquistaram o até então inexpugnável baluarte defensivo nazifascista de Monte Castello....

Príncipe dos Emirados Árabes Unidos visita IDEX

O Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Vice-Comandante Supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, Sua Alteza Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, passou pelo Pavilhão Brasil na International Defence Exhibition And Conference (IDEX), que acontece em Abu Dhabi. No...

Emprego cresce na indústria pelo sétimo mês seguido, mostra pesquisa da CNI

A Sondagem Industrial, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o índice de evolução do número de empregados ficou em 51,3 pontos em janeiro de 2021. Foi a primeira vez, em dez anos de pesquisa, que as contratações superaram as demissões no...

ARES fala sobre expectativas para 2021, ano em que REMAX completa 15 anos

Sempre que um ano começa, traçamos metas e realizamos um plano de ação. Essas atitudes são importantes para que saibamos exatamente onde queremos chegar. Com a ARES, não é diferente. Ao longo dos últimos anos, a empresa vem investindo massivamente na capacitação de...

ABIMDE e Marinha elaboram relatório para ações em conjunto em prol da BIDS

A ABIMDE encerrou, na última terça-feira (23) as ações do Grupo de Trabalho (GT) com a Marinha do Brasil. As atividades foram realizadas com o objetivo de incrementar a interação entre a Força e a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS). O principal fruto foi a...

Base Aérea do Galeão recepciona militares do Exercício Culminating

Chegaram à Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), nessa segunda-feira (22), as tropas do Exército Brasileiro (EB) mobilizadas no Exercício Operacional Culminating, treinamento combinado entre Brasil e Estados Unidos, realizado no Fort Polk, em Louisiana...

Engenharia do Exército retoma obras no Aeroporto de Dourados (MS)

No dia 15 de fevereiro, o 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC) retomou os trabalhos de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Regional de Dourados. A obra, que faz parte da Operação Dourados, havia sido interrompida devido às chuvas na...

Pequenos negócios sofreram grande impacto durante a pandemia de Covid-19 e muitos tiveram de criar e acelerar processos de transformação digital.

Nesse cenário, o Parque Tecnológico São José dos Campos, junto a empresas de tecnologia da informação associadas ao APL TIC VALE, criou uma trilha de transformação digital para ser aplicada de forma objetiva e otimizada em pequenos negócios. O projeto piloto foi feito com lojistas das Galerias do Empreendedor, um programa de empreendedorismo social gerido pelo Parque nas periferias de São José dos Campos (SP).  Sabe-se que os micro e pequenos empresários foram os mais impactados pela crise, pois não tinham infraestrutura nem caixa para se adaptar ao mercado online.

A iniciativa é muito relevante: dados do Sebrae mostram que a economia nacional depende dos pequenos negócios, que representam 99% das empresas brasileiras e 54% dos empregos do país.

“A proposta era segurar na mão dos microempresários, inseri-los nos ambientes digitais, desenvolver as primeiras peças e artes e os cadastros de produtos iniciais”, diz Giane Santos, coordenadora das Galerias do Empreendedor.

A trilha considera a inserção do estabelecimento em redes sociais, Google meu negócio, marketplaces e Whatsapp business. Para o piloto, foram selecionados seis estabelecimentos comerciais: duas óticas, uma loja de roupas, uma loja de produtos de limpeza, uma doceria e uma papelaria.

“Usamos metodologias ágeis de gestão, para criar uma forma rápida e com excelente custo-benefício às empresas. Formamos um verdadeiro esquadrão de guerra para inserir as lojas no mundo digital”, explica Michelle Lourenço, CEO da Clicknow, empresa de marketing digital sediada em São José dos Campos.

Para este projeto, também participaram as empresas Datalogix Brasil, SuperClient Solutions, Resultage e Youtan.

Robôs

As empresas criaram também robôs virtuais para cumprir as atividades operacionais, com objetivo de multiplicar o alcance a milhares de empresários. Os robôs auxiliaram o time executando atividades repetitivas como: cadastro de produtos nas redes sociais, criação de relatórios de acompanhamento e apresentações com evidências de tudo o que foi realizado durante o processo. como listagem e cadastro de produtos, além das apresentações e catálogos virtuais.

Dessa forma, o tempo das equipes de atendimento e criativa ficou liberado para elaborar e produzir a melhor estratégia de marketing e venda para os empresários. Além de aumentar a produtividade e valor agregado dos times, o uso de robôs virtuais agregou mais assertividade e segurança na execução dos trabalhos, em especial, quando falamos na guarda de informações sensíveis das empresas sendo atendidas.

Case

Em três anos como proprietária de uma loja de roupas, Tamires Rocha, 28, nunca viveu uma crise da proporção da que ocorreu durante a pandemia. Teve de manter as portas da loja fechadas, viu fornecedores pararem as entregas e teve investir mais nas vendas online. No auge da pandemia, fez “bico” em uma casa lotérica para fechar as contas.

Participar da trilha foi fundamental. “Depois do projeto, tive aumento de 40% do fluxo de clientes pelos canais digitais”, conta. “Antes eu até fazia postagens nas redes sociais, mas sem estratégia. Não tenho formação universitária e tudo o que aprendia era solto, na internet”, acrescenta.

Translate»