A Marinha do Brasil cumpriu mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). No período de 16 a 18 de outubro, foram realizados os testes de propulsão do Submarino “Riachuelo” (S40), em área marítima situada no interior da Baía de Sepetiba, no litoral sul do Rio de Janeiro.
Para o evento, foram cumpridos os protocolos de segurança elaborados pela Marinha contra a proliferação do novo coronavírus. Os testes de aceitação no mar relativos à plataforma prosseguem conforme o cronograma com a conclusão prevista para dezembro de 2020. Concluída essa fase, o Submarino “Riachuelo” será submetido às provas atinentes ao sistema de combate, culminando com o lançamento de torpedo F21 e de míssil submarino-superfície SM39. Em meados de 2021, o S40 será transferido para o Setor Operativo, contribuindo para o fortalecimento do Poder Naval brasileiro.
O cronograma atual do PROSUB prevê, ainda, o lançamento ao mar do “Humaitá” em dezembro de 2020, do “Tonelero” em 2021 e do “Angostura” em 2022. O “Álvaro Alberto”, primeiro submarino convencional com propulsão nuclear brasileiro (SN-BR), tem seu lançamento ao mar previsto para 2031. O SN-BR, assim como a incorporação dos quatro submarinos classe “Riachuelo” elevarão a capacidade de resposta eficiente do Poder Naval frente ao enorme desafio de controle e proteção da “Amazônia Azul”.
Tonelero
Na manhã desta quinta-feira (29), a ICN realiza a transferência da última seção do Tonelero para o Estaleiro de Construção, em Itaguaí (RJ), finalizando assim todo processo construtivo na fábrica. Na semana passada foi realizada a movimentação dos setores S2B/S3/S4. Na semana anterior, a empresa realizou a transferência da seção 2A do submarino, da fábrica para o estaleiro. Nesta quinta-feira (22) o transporte será do conjunto de seções 2B/3/4.
Após essa última transferência o S42 Tonelero será preparado para a união de todas suas seções, dando forma final a um poderoso submarino de 72 metros de comprimento, que irá deslocar uma massa de aproximadamente 2 mil toneladas em sua navegação.
O Tonelero é a terceira unidade construída pela ICN dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub). A peça possui 18 metros de comprimento e peso equivalente a 234 carros populares. O processo de transferência de seções do submarino será concluído na próxima quinta-feira (29).
Este é mais um importante avanço operacional na escala construtiva da embarcação. Também aponta a maturidade na transferência de tecnologia absorvida pela ICN, visto que sua fabricação é realizada 100% com mão de obra brasileira, confirmando autonomia à Marinha do Brasil na fabricação dos submarinos da Classe Riachuelo.
Outros submarinos
A ICN vem dando passos largos na construção dos submarinos para a Marinha do Brasil. Recentemente, foi realizado o embarque dos 360 elementos de baterias no submarino S41 Humaitá. Em uma delicada e complexa operação, a equipe do Estaleiro de Construção (ESC) concluiu a missão, que exigiu grande concentração e comprometimento na ativação e manuseio dos elementos.
O primeiro passo, foi a energização das baterias nas oficinas de ativação. Em seguida, os elementos foram transportados até o ESC, onde foram içados por uma ponte rolante até o interior da embarcação. Por último, a equipe de elétrica tem a missão de conectar os barramentos nos elementos de baterias para permitir a realização de carga a bordo.
Anteriormente, a ICN realizou os trabalhos de finalização do submarino. A equipe do Estaleiro de Construção realizou a energização das baterias do submarino, permitindo o início dos testes dos sistemas a bordo.
Em outro submarino do Prosub, o S43 Angostura, as equipes da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) realizaram em agosto o embarque do primeiro tubo de lançamento de torpedos no interior do submarino. Ao todo, o Angostura será equipado com 6 tubos, com capacidade de lançar torpedos e mergulhadores. Dois deles irão lançar também mísseis e minas.