As grandes operações de transferência de partes do S42 Tonelero seguem sendo realizados pela Itaguaí Construições Navais (ICN). Na semana passada, a empresa realizou a transferência da seção 2A do submarino, da fábrica para o estaleiro. Nesta quinta-feira (22) o transporte será do conjunto de seções 2B/3/4.
Ao todo, o trajeto é de 4,5 quilômetros, que deve ser percorrido em 9 horas. A operação é complexa, já que a carga possui mais de 600 toneladas distribuídas em 39 metros. O conjunto de seções do Tonelero é equivalente ao peso de 10 tanques de guerra e maior até que a Estátua do Cristo Redentor.
Pela manhã, os acessos à Ilha da Madeira, no município de Itaguaí, serão interditados temporariamente com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, a exemplo do que aconteceu na última sexta-feira, com o transporte da seção 2A.
A ação marca a fase de preparação final do Tonelero, terceira unidade construída pela ICN dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub). A peça possui 18 metros de comprimento e peso equivalente a 234 carros populares. O processo de transferência de seções do submarino será concluído na próxima quinta-feira (29).
Este é mais um importante avanço operacional na escala construtiva da embarcação. Também aponta a maturidade na transferência de tecnologia absorvida pela ICN, visto que sua fabricação é realizada 100% com mão de obra brasileira, confirmando autonomia à Marinha do Brasil na fabricação dos submarinos da Classe Riachuelo.
Nas últimas semanas, vários passos importantes foram dados na consolidação do projeto. Em setembro, as equipes realizaram o embarque do eixo propulsor, responsável por transformar o torque (força) do motor elétrico em impulso (propulsão) no Tonelero.
Também em setembro, as equipes de Montagem, Solda e Tratamento Térmico da ICN realizaram o embarque da Plataforma de Ventilação no submarino. A estrutura foi movida do Estaleiro para a Fábrica e os funcionários realizaram a união das seções 2B e 3, na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), em Itaguaí (RJ).
Outros submarinos
A ICN vem dando passos largos na construção dos submarinos para a Marinha do Brasil. Recentemente, foi realizado o embarque dos 360 elementos de baterias no submarino S41 Humaitá. Em uma delicada e complexa operação, a equipe do Estaleiro de Construção (ESC) concluiu a missão, que exigiu grande concentração e comprometimento na ativação e manuseio dos elementos.
O primeiro passo, foi a energização das baterias nas oficinas de ativação. Em seguida, os elementos foram transportados até o ESC, onde foram içados por uma ponte rolante até o interior da embarcação. Por último, a equipe de elétrica tem a missão de conectar os barramentos nos elementos de baterias para permitir a realização de carga a bordo.
Anteriormente, a ICN realizou os trabalhos de finalização do submarino. A equipe do Estaleiro de Construção realizou a energização das baterias do submarino, permitindo o início dos testes dos sistemas a bordo.
O submarino S40 Riachuelo realizou mais um importante teste de mar na Baía de Itacuruçá (RJ). Trata-se da imersão estática para verificação da estabilidade da embarcação, exercício fundamental para garantir o equilíbrio dos volumes dos pesos a bordo.O S40 Riachuelo é o primeiro submarino construído pela ICN dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub). No mês passado, a Marinha do Brasil realizou a primeira navegação independente (ou seja, sem a necessidade do uso de rebocadores) com a unidade.
O equipamento foi embarcado na 2ª Seção do casco resistente, materializando mais um marco no processo de construção da terceira unidade dos submarinos classe “Riachuelo”. A missão foi cumprida graças à transversalidade das equipes, treinadas para trabalhar em total sinergia entre áreas distintas, como no caso das equipes de produção da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas e o Estaleiro de Construção.
Em outro submarino do Prosub, o S43 Angostura, as equipes da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) realizaram em agosto o embarque do primeiro tubo de lançamento de torpedos no interior do submarino. Ao todo, o Angostura será equipado com 6 tubos, com capacidade de lançar torpedos e mergulhadores. Dois deles irão lançar também mísseis e minas.