A metodologia atualizada do Mapeamento de Competências Comportamentais da Amazul recebeu o Prêmio Transformação Digital Brasil 5.0, que reconhece iniciativas de sucesso e melhores práticas em educação e capacitação profissional.
A entrega do prêmio foi feita no dia 30 de setembro, durante a quinta sessão virtual do evento Manifesto Brasil 5.0, que visa promover o desenvolvimento de projetos de transformação digital no País. Promovido pelo Instituto Micropower, o Prêmio Brasil 5.0 é uma evolução do Prêmio Learning & Performance Brasil, que a Amazul recebeu em 2019 pelo mesmo projeto.
A sessão online de premiação foi aberta pelo diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas da Amazul, Newton de Almeida Costa Neto, que parabenizou a equipe da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas pela conquista e fez a entrega virtual do prêmio à gerente Daniela Ferreira.
“O prêmio reflete o reconhecimento pelo trabalho de toda a equipe da área de Desenvolvimento de Pessoas”, disse Daniela. “E motiva a implantação da gestão por competências em toda a empresa, visando à otimização de processos e ao foco nas pessoas, que são nossos maiores ativos”, acrescentou.
As competências estão relacionadas às atitudes do empregado, que impactam seus resultados e desempenho e constituem seu diferencial competitivo.
Entre outros resultados, o mapeamento das competências na Amazul tem propiciado melhor entendimento sobre a cultura e o clima organizacional nas unidades de negócios e contribuído para maior engajamento dos empregados nas etapas posteriores do projeto de Gestão do Conhecimento.
A metodologia do Mapeamento de Competências Comportamentais foi aplicada entre 2017 e 2018 nas duas primeiras áreas de implantação do projeto de Gestão do Conhecimento da Amazul: o Departamento de Operação da Unidade Piloto de Produção de Hexafluoreto de Urânio (Usexa) do Centro Industrial Nuclear de Aramar (Cina) e a Assessoria de Meio Ambiente (AMA) do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP).
Os resultados obtidos na aplicação dessa metodologia levaram à implantação do mapeamento de competências comportamentais em nível institucional. A metodologia é composta por seis fases. Atualmente está sendo concluída a terceira fase, que corresponde à etapa de entrevistas com 10% do quadro de empregados. A previsão do término do projeto e entrega final é junho de 2021.
O mapeamento de competências está alinhado ao tópico “desenvolver as competências como estratégia de negócio” do quadrante de aprendizagem e crescimento do plano estratégico da Amazul. O projeto também está alinhado à orientação da SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) que sugere que as instituições públicas desenvolvam a atividade de mapear as suas competências organizacionais.