M
Logo Portal da BIDS

© 2025 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

Defesa participa de feira nos Emirados Árabes para promoção da BID

O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), participou da 17ª Exposição e Conferência Internacional de Defesa (IDEX 2025) e da 8ª edição da Exposição de Defesa Naval e Segurança Marítima (NAVDEX 2025), realizadas em Abu Dhabi, nos...

Marinha assina contrato com a SIATT para o fornecimento do MANSUP para as Fragatas Classe Tamandaré

A EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, anunciou que a SIATT receberá um contrato da Marinha do Brasil para o fornecimento de mísseis antinavio avançados MANSUP, que serão integrados à sua futura frota de fragatas da classe...

Brasil reforça presença na IDEX 2025 com 11 empresas de defesa

Onze empresas integrantes da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) estão apresentando suas capacidades na IDEX 2025. Antonio Ribeiro, porta-voz do pavilhão brasileiro e diretor de projetos da Abimde, afirmou que a associação...

Personagem Urânia é o destaque da AMAZUL na mostra “Um Mar Chamado Tempo”, no Centro de SP

Exposição na Praça das Artes do Teatro Municipal de São Paulo celebra 200 anos de avanços tecnológicos da Marinha do Brasil. A personagem Urânia, protagonista das animações da AMAZUL sobre tecnologia nuclear, é destaque na mostra cultural “Um Mar Chamado Tempo”, que...

ABIMDE participa da 23ª reunião do Condefesa

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou, quarta-feira (19), em Brasília, a 23ª reunião do Conselho Temático da Indústria de Defesa e Segurança (Condefesa). O encontro reuniu representantes do setor privado, do governo e das Forças Armadas para debater os...

ITAEx e Casa dos Ventos firmam parceria para fomentar conhecimento e inovação em energias renováveis

Iniciativa oferecerá bolsas de iniciação científica para alunos de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA A ITAEx - Associação de Ex-Alunos Apoiando o ITA e a Casa dos Ventos, líder em energias renováveis e protagonista da transição energética...

ABIMDE amplia parcerias para fortalecer inovação na indústria de defesa

Encontro na FINEP teve como pauta o acesso das associadas aos editais da entidade A ABIMDE avança na construção de parcerias estratégicas para fortalecer a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) e ampliar o acesso das empresas do setor a oportunidades de fomento...

CONDOR, entidade do Grupo EDGE, assina contrato com SENAPPEN para aprimorar segurança das prisões brasileiras

A CONDOR Non-Lethal Technologies, entidade do Grupo EDGE, fornecerá suas soluções inovadoras e eficazes para modernizar a infraestrutura de segurança prisional Líder mundial no desenvolvimento de tecnologias não letais (NLT), a CONDOR assinou um contrato inicial...

Drones utilizados na guerra da Ucrânia serão vendidos no Brasil

As vendas no mercado brasileiro começam após a empresa fechar sua parceria de representação com a indústria brasileira Nuvem UAV, que atua no mercado de drones desde 2011 Após ganhar visibilidade ao ser utilizado pelo exército ucraniano no combate contra a Rússia, a...

Parques tecnológicos de 9 estados vão receber R$ 100 milhões do MCTI e Finep

Resultado final da chamada pública contempla 17 propostas para receber os investimentos, a maioria em estados das Regiões Norte e Nordeste ara estimular o desenvolvimento tecnológico e reduzir as desigualdades regionais, um investimento no valor de R$ 100 milhões vai...

A participação brasileira na IDEX 2025, realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, chegou ao fim nesta sexta-feira (21), com um balanço positivo para as empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança. Ao longo dos cinco dias de evento, o Espaço Brasil, coordenado pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), apresentou as soluções de 11 empresas nacionais e consolidou oportunidades estratégicas no mercado internacional.

A feira, uma das mais importantes do setor de Defesa no mundo, foi o local onde foram realizadas reuniões de alto nível, que reforçaram a presença da indústria brasileira no cenário mundial. Nos primeiros dias da feira, o estande nacional recebeu autoridades, entre elas o Secretário do Ministério de Produção de Defesa do Paquistão, Tenente-General Chiragh Haider, acompanhado por uma delegação de empresários paquistaneses.

Homem de terno e gravataO conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Tenente-General Chiragh Haider e Tenente-Brigadeiro Heraldo

O oficial se reuniu com o Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, para discutir as particularidades de cada país no setor de defesa e explorar oportunidades de cooperação e negócios entre as indústrias brasileira e paquistanesa.

Além disso, a Embaixada Brasileira nos Emirados Árabes Unidos promoveu um encontro de negócios que conectou representantes do setor público e privado, ampliando as possibilidades de cooperação.

Outro momento de destaque a visita da delegação da ApexBrasil, vinda de Brasília para prestigiar o Brasil no evento. Liderada pelo Diretor de Gestão Corporativa, Antônio Floriano Pereira Pesaro, a comitiva percorreu a área brasileira e conheceu de perto as soluções apresentadas pelas empresas.

Durante a visita, o General Ricardo Rodrigues Canhaci, Vice-Presidente da ABIMDE, contextualizou a importância do apoio da ApexBrasil ao setor de Defesa e Segurança, destacando o impacto do convênio entre as instituições para a ampliação das oportunidades no mercado internacional.

Homem de terno e gravata com pessoas ao redorO conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Antônio Floriano Pereira Pesaro ao lado do General Canhaci

Ao longo do evento, o interesse comercial por produtos e serviços brasileiros se intensificou. Segundo o Diretor de Projetos da ABIMDE, Coronel Antonio Ribeiro, o fluxo de representantes comerciais em busca de parcerias superou as expectativas.

“Os dois últimos dias vieram confirmar a procura de representantes comerciais em busca de parceria com empresas brasileiras. Todas elas saíram satisfeitas e confiantes em concretizar oportunidades de negócios geradas na feira,” afirmou.

O sucesso da participação nacional foi resultado do trabalho conjunto entre ApexBrasil e Embaixada Brasileira, que atuaram diretamente para proporcionar o suporte institucional e conectar as empresas aos mercados estratégicos do Oriente Médio e da Ásia.

“Esse resultado positivo foi possível graças à atuação decisiva de dois grandes agentes. Primeiro, a ApexBrasil, com todo o apoio financeiro para a consecução do Espaço Brasil, e o apoio da Embaixada Brasileira, que ativamente, antes e durante a feira, buscou aproximar contatos comerciais dos Emirados com as nossas empresas brasileiras. Essa iniciativa foi muito proveitosa, válida e alvo de referências positivas pelos nossos expositores.”

Safety Wall faz sua estreia na IDEX

A Safety Wall fez sua estreia na IDEX 2025 como parte do Espaço Brasil, uma experiência que marcou a inserção da empresa no cenário internacional. Para seu representante Welber Barral, a grandiosidade do evento e a diversidade de expositores superaram qualquer referência anterior.

“Realmente, o tamanho da feira, a diversidade, o número de países e de produtos é algo que eu não tinha visto ainda. Se compararmos com as feiras da América Latina, a oferta aqui é de cinco a dez vezes maior,” comentou.

Homem com caixa de papelãoO conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Coronel Antonio Ribeiro e o expositor da Safety Wall, Welber Barral

Além da visibilidade proporcionada pelo espaço brasileiro, a participação possibilitou interações estratégicas tanto com potenciais clientes quanto com fornecedores estrangeiros, ampliando a visão da empresa sobre o mercado global.

“A oportunidade não foi apenas para gerar novos negócios, mas também para entender melhor o setor, acompanhar de perto os concorrentes e analisar inovações que ainda não exploramos no Brasil. A feira é um instrumento fundamental para aprimorar cada um dos produtos que fabricamos.”

Barral destacou ainda a organização da participação brasileira na feira, ressaltando o trabalho da ABIMDE e da ApexBrasil na estruturação do espaço e na promoção do setor nacional. A presença conjunta das empresas fortaleceu a imagem da indústria brasileira de Defesa e Segurança, evidenciando a competitividade e a capacidade tecnológica do país.

Translate»