A EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, anunciou que a SIATT receberá um contrato da Marinha do Brasil para o fornecimento de mísseis antinavio avançados MANSUP, que serão integrados à sua futura frota de fragatas da classe Tamandaré.
O acordo foi assinado na presença de Hamad Al Marar, Diretor Geral e CEO do Grupo EDGE, pelo Vice-Almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri, Diretor de Sistemas de Armasda Marinha do Brasil, e Rogério Salvador, CEO da SIATT, durante a Exposição Internacional de Defesa (IDEX) 2025, que está sendo realizada em Abu Dhabi.
O Vice-Almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri, Diretor de Sistemas da Marinha do Brasil, disse: “O programa MANSUP é amplamente reconhecido como estrategicamente importante para o Brasil, permitindo que ele crie um legado marítimo sustentável e eficaz. A integração de soluções de ponta, desenvolvidas localmente, como o MANSUP, nas fragatas da classe Tamandaré exemplifica nosso empenho no desenvolvimento de capacidades nacionais, que atendam demandas globais. A parceria com a EDGE nesse programa tem sido essencial para o nosso sucesso.”
Os sistemas MANSUP (Míssil Anti-Navio Nacional) foram desenvolvidos em conjunto com a Marinha do Brasil e com a SIATT, especialista brasileira em armamentos inteligentes e sistemas de alta tecnologia, na qual o Grupo EDGE tem 50% de participação acionária. Os sistemas MANSUP foram desenvolvidos para atender aos requisitos de defesa da Marinha dos Emirados Árabes Unidos, do programa de fragatas da Marinha do Brasil e para exportação internacional.
Hamad Al Marar, Diretor Geral e CEO do Grupo EDGE, disse: “O co-desenvolvimento do programa MANSUP, líder do setor, é um exemplo perfeito de parcerias internacionais bem-sucedidas que se baseiam na confiança, no compartilhamento de conhecimento e na experiência em um domínio altamente especializado. Estamos aproveitando a enorme experiência e a escala oferecidas pela EDGE, pela Marinha do Brasil e pela SIATT, especialista no domínio, para oferecer soluções sofisticadas adaptadas aos requisitos exatos do usuário final. Além de seu impacto tecnológico, o programa MANSUP também impulsionará o crescimento econômico criando oportunidades de emprego direto e gerando um efeito cascata mais amplo em todo o ecossistema de fabricação do programa.”
Rogerio Salvador, CEO da SIATT, disse: “Este evento mostra a força do relacionamento entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil e representa um marco importante na estratégia de expansão internacional da SIATT. Aproveitando a excelente posição de mercado do Grupo EDGE, nosso objetivo agora é oferecer essa solução para outros países amigos.”
A solução MANSUP, equipada com orientação inercial e homing de radar ativo, está sendo submetida a testes na frota naval do Brasil e pode ser eventualmente adaptada para sistemas aéreos e terrestres selecionados. A SIATT, além de desenvolver o sistema de orientação, navegação e controle sistema telemétrico, bem como o sistema de propulsão e a ogiva, é responsável tecnicamente pelos Sistemas de Armas do MANSUP, incluindo a integração em navios e plataformas terrestres.
A EDGE, a SIATT e a Marinha do Brasil também estão empenhadas em finalizar o co- desenvolvimento da variante de alcance estendido MANSUP-ER.
As informações são da EDGE Group.