Encontro foi realizado no Rio de Janeiro e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), no Rio de Janeiro (RJ), foi palco da segunda edição da reunião institucional com a comunidade aeronáutica, promovida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O evento foi realizado nesta quarta-feira (19/02) e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e a participação de representantes de companhias aéreas, associações, concessionárias aeroportuárias, e demais órgãos.
“Considero a relação entre os segmentos que compõem o universo da aviação brasileira essencial para alcançarmos os melhores resultados. A Força Aérea Brasileira (FAB) e o DECEA trabalham focados na questão da segurança da navegação aérea e, hoje, nosso país está entre os cinco primeiros com os melhores índices de segurança”, destacou o Comandante da Aeronáutica.
Ao longo da reunião, o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, apresentou as principais ações do Departamento em benefício do usuário do transporte aéreo e da comunidade aeronáutica. Também foi disponibilizado aos participantes o Boletim de Performance ATM 2024.
O Oficial-General destacou as rotas diretas mais voadas, que geram economia de tempo e combustível; a Rede Operacional Mínima (MON), que garante a continuidade operacional e a resiliência do espaço aéreo; e apontou o crescimento de 7,4% no número total de movimentos aéreos em 2024, ultrapassando a marca de 1,9 milhão de operações.
Também foram citados os investimentos do DECEA na modernização dos processos e na absorção de novas tecnologias, como a integração dos drones e-VTOL com as aeronaves tradicionais. O objetivo é garantir que essas operações sejam realizadas de forma harmoniosa, sem comprometer a segurança e a eficiência do tráfego aéreo das aeronaves tripuladas.
Para o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, trabalhar em parceria com a comunidade aeronáutica é assegurar que o Brasil continue avançando como um modelo de excelência na gestão do espaço aéreo.
“A sinergia entre os diversos setores da aviação é o fator-chave para enfrentarmos os desafios econômicos, operacionais e de mercado. Destaco a importância deste encontro para reafirmar o nosso compromisso em manter um diálogo aberto e construtivo com a nossa comunidade aeronáutica e para preservar o respeito e a confiança conquistados perante a aviação mundial”, destacou o Oficial-General.
Fotos: DECEA