No dia 12 de dezembro, ocorreu no Uruguai a Conferência Internacional Mulheres e Operações de Paz da ONU: Oportunidades e Desafios para uma Participação Significativa, evento no qual participou como painelista a Tenente-Coronel Renata de Castro Monteiro Netto, do Comando de Operações Terrestres (COTER).
A atividade foi realizada no Instituto Militar de Estudos Superiores (IMES) em Montevidéu, no contexto do Projeto Forças Armadas Uruguaias – Estratégias e Ações para Superar Barreiras ao Aumento da Participação Significativa das Mulheres nas Operações de Paz, financiado pela Elsie Initiative, instituição organizada pela ONU Mulheres, que tem por finalidade incentivar e financiar a inovação para acelerar o ritmo da mudança nas instituições de segurança, permitindo que mulheres uniformizadas participem de forma significativa nas operações de paz.
A Conferência teve como objetivo compartilhar boas práticas, lições aprendidas e desafios enfrentados para ampliar a participação das mulheres nas Forças Armadas e nas operações de paz, buscando soluções para os cenários futuros.
Além de promover a troca de experiências, o evento também possibilitou a construção de redes de cooperação internacional e o fortalecimento das relações entre as Forças Armadas de diferentes países, aspectos que contribuem diretamente para o desenvolvimento das capacidades institucionais do Brasil em missões globais.
Durante a sua apresentação, a Tenente-Coronel Renata Monteiro destacou a importância da participação feminina nas operações de paz: “A maior visibilidade das mulheres nas operações de paz tem levado a uma mudança social mais ampla na percepção do papel das mulheres na segurança e defesa. Esse progresso não apenas beneficia as missões, mas também inspira futuras gerações de mulheres a seguirem carreiras nas Forças Armadas e no campo da manutenção da paz internacional”.
A Tenente-Coronel Renata Monteiro integrou um painel que contou com a presença de importantes autoridades e especialistas, como a Diretora-Adjunta de Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai (MRREE), Ministra Alejandra Costa; a Senhora Natália Serpa, integrante da Comissão de Gênero do Ministério da Defesa Nacional do Uruguai; a Sra. Jacqueline O’Neill, Embaixadora da Mulher, Paz e Segurança do Canadá; a Sra. Katia Dupont, Conselheira de Gabinete do Ministério da Defesa da República Argentina; e o Embaixador Martín Vidal Assessor, Ministro das Relações Exteriores do Uruguai.
A participação brasileira reforçou o compromisso do Exército Brasileiro com a promoção da igualdade de gênero e a inclusão em operações de paz. Ao compartilhar experiências e absorver boas práticas internacionais, a Força amplia o conhecimento sobre estratégias bem-sucedidas, para aumentar a representatividade feminina em ambientes operacionais. Essa atuação também contribui para a valorização da imagem do Brasil como um ator relevante nos debates globais sobre paz e segurança, ao mesmo tempo que fortalece parcerias estratégicas e promove a evolução institucional frente aos desafios contemporâneos.
Foto: COTER
Foto: COTER
As informações são do Comando de Operações Terrestres.