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NOTÍCIAS

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O Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN) participou da 29ª Conferência dos Estados Partes (CSP-29) da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), realizada entre os dias 25 e 29 de novembro em Haia, Países Baixos. Este...

Grupo EDGE comemora cinco anos de inovação, crescimento e sucesso global

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Firjan recebe ministro da Defesa durante BID Brasil e apresenta compromisso com soluções avançadas para o setor

O evento reuniu as principais empresas nacionais da indústria de defesa, com foco em inovações tecnológicas e soluções voltadas à segurança e defesa nacional A Firjan SENAI marcou presença na 8ª edição da Mostra BID Brasil – Base Industrial de Defesa, consolidada como...

8ª Mostra BID Brasil: um marco para a indústria de Defesa e Segurança

A feira foi um espaço para lançamentos e debates sobre a BIDS A 8ª Mostra BID Brasil, realizada entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2024, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, consolidou-se como um dos maiores eventos do setor de defesa e segurança do...

Exército celebra parcerias durante a 8ª Mostra BID Brasil

Nesta semana, a Capital Federal sediou, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a 8ª edição da Mostra BID Brasil – Base Industrial de Defesa. O evento é reconhecido como o principal palco para a apresentação de inovações estratégicas desenvolvidas por empresas...

PROTECTA celebra sucesso na 8ª Mostra BID Brasil, em Brasília

Empresa recebeu o Ministro da Defesa e diversas delegações internacionais, para quem apresentou suas soluções em proteção balística Foi um grande sucesso a participação do Grupo PROTECTA na 8ª edição da Mostra BID Brasil, que aconteceu em Brasília (DF) entre os dias 3...

Embraer assina contrato com o Exército Brasileiro para uma unidade do radar SABER M200 Vigilante

A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, e o Exército Brasileiro, assinaram hoje na Mostra BID, Feira Nacional de Defesa e Segurança, um contrato no valor de R$ 102 milhões, para a entrega de uma unidade do radar SABER M200 Vigilante...

Akaer é selecionada para produzir estruturas da aeronave LUS-222

A Akaer, empresa brasileira líder em inovação nas áreas de Defesa e Aeroespacial, foi selecionada pela portuguesa EEA Aircraft and Maintenance, S.A. para produzir as estruturas da aeronave LUS-222. A Akaer será responsável pela fabricação, no Brasil, da fuselagem, asa...

Dígitro Tecnologia participa de mesa-redonda durante a 8ª Mostra BID Brasil

Evento reúne em Brasília autoridades governamentais, militares, empresários e especialistas do setor de defesa e segurança. A Dígitro Tecnologia, referência em soluções de inteligência e defesa, marcou presença na 8ª Mostra BID Brasil, realizada de 03 a 05 de dezembro...

MCTI e Finep assinam contrato com Embraer para desenvolvimento de radar

Investimento de R$ 147 milhões será feito na finalização do desenvolvimento do Radar Saber M200 Multimissão, utilizado na defesa aérea de média altura O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinaram, nesta...

A nova versão do Albatroz, drone de perfil militar desenvolvido pela Stella Tecnologia, terá capacidade para realizar missões a 40.000 pés de altitude (cerca de 12.000 metros). A informação é do fundador e CEO da fabricante, Gilberto Buffara, que participa nesta semana da Mostra BID Brasil, em Brasília.

Originalmente equipado com motor a combustão, o Albatroz ganhou um protótipo com turbinas desenvolvidas com tecnologia 100% nacional pela Aero Concepts, parceira da Stella Tecnologia no projeto.

A nova configuração permitirá à aeronave alcançar uma velocidade de 250 km/h em missões críticas que demandam alta performance e alcance. “Ele poderá voar em altitudes superiores à do Monte Everest [montanha mais alta do mundo, localizada no Himalaia, com 8.849 metros de altura]”, disse Buffara.

O Albatroz é um dos destaques da Mostra BID Brasil, que acontece até sexta-feira (6) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A aeronave está exposta no estande da Aero Concepts, fabricante da turbina (Ala Sul, S41 e S43).

Alexandre Roma (Aeroconcepts) , José Múcio (Ministro da Defesa) e Gilberto Buffara (Stella Tecnologia)

Nesta terça-feira (3), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, esteve no espaço e conheceu detalhes do projeto.

Versatilidade

O Albatroz foi desenvolvido pela Stella Tecnologia para o transporte de sensores, radares e pequenos mísseis.
Com 4 metros de comprimento e 7 de envergadura, ele se destaca por sua versatilidade. Pode ser operado em pistas com menos de 150 metros de extensão, incluindo embarcações, transportando cargas entre 6kg e 50kg e seu peso máximo de decolagem (MTOW) é de 200kg.

“O Albatroz foi projetado para executar missões a partir do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, seguindo especificações da Marinha do Brasil [que receberá o primeiro protótipo]”, afirmou o CEO da Stella Tecnologia. “A configuração da aeronave permite, por exemplo, a inspeção de longas faixas marítimas e terrestres. E com uma plataforma de voo pequena, de fácil operação e transporte”, ressaltou, lembrando que o drone militar conta com sensores de topografia.

Novo Albatroz

A nova versão da aeronave foi possível graças à parceria da Stella Tecnologia com a Aero Concepts, anunciada em abril deste ano durante a FIDAE, feira internacional realizada no Chile. É a primeira vez que turbinas desenvolvidas 100% no Brasil são aplicadas em plataformas de voo menores, como drones de médio e grande porte, um marco na indústria nacional de Defesa. “São turbinas de 500 newtons. Essa tecnologia já foi usada em mísseis brasileiros, mas ainda não havia sido aplicada em uma aeronave não tripulada. Para essa nova configuração, foi necessário recalcular, por exemplo, o consumo do motor. A turbina é mais leve e mais potente, mas tem um consumo de energia mais alto que o motor a combustão. O controle de temperatura da aeronave também foi adaptado para essa versão” afirmou Buffara.

A próxima etapa do projeto é a certificação junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A expectativa é que os testes em voo aconteçam no início de 2025.

“Como já recebemos autorização para testes com o motor a combustão, creio que será mais rápido o processo. É a mesma aeronave. Só mudou o sistema de propulsão. Esta nova versão do Albatroz é também uma plataforma de testes. A partir dela, vamos lançar outras aeronaves com aplicações diversas, inclusive munição vagante, também conhecida como drone suicida. Com essa mesma turbina, conseguiremos desenvolver versões capazes de voar a até 700 km/h”, disse o CEO da Stella Tecnologia.

O Albatroz é o segundo maior VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) de grande porte fabricado no Brasil. O primeiro é o Atobá, também desenvolvido pela Stella Tecnologia, com 8 metros de comprimento, 11 metros de envergadura e peso máximo de decolagem (MTOW) de 500kg. Por suas características, exige pistas de pouso maiores, com 400 metros de extensão.

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