Força Aérea realiza apoio logístico estratégico para operação da USAF no G-20
No dia 09/11, a Base Aérea do Galeão (BAGL) e o Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA) tiveram um papel estratégico no apoio ao descarregamento de materiais destinados à missão precursora de inspeção da Força Aérea Americana (United States Air Force – USAF), em preparação para o Fórum Internacional do G-20.
O CTLA coordenou a operação e o descarregamento de 17 pallets de duas aeronaves C-17 Globemaster III, pertencentes à USAF, em uma missão que envolve uma progressão minuciosa de recursos e pessoal para garantir que o processo ocorra com precisão e dentro do cronograma previsto. Atuando em colaboração com as equipes da USAF, o CTLA garantiu o desembarque seguro e eficiente dos materiais essenciais para a missão de inspeção da delegação norte-americana. As paletas transportadas pelas aeronaves C-17 continham equipamentos de apoio e itens logísticos fundamentais para a segurança e o funcionamento das operações da USAF durante o evento.
Essa operação integra os preparativos para o encontro de cúpula do G20, programado para os dias 18 e 19/11 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento, de grande relevância internacional, destaca o papel do Brasil como anfitrião de discussões voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável, da estabilidade econômica e da cooperação internacional.
O Diretor do CTLA, Coronel Aviador Leandro Fernandes da Silva Roman, ressaltou a importância desse tipo de operação para a Força Aérea Brasileira. “Ao apoiar a missão precursora da USAF, o CTLA reforça sua capacidade de atuar em missões logísticas de alta complexidade e importância estratégica, demonstrando o compromisso e a excelência da FAB em contribuir para eventos de dimensão internacional, como o G20”, disse.
A participação do CTLA na preparação logística do G20 é mais um exemplo de sua competência no gerenciamento de operações complexas que desbloqueiam alta coordenação e precisão. Com uma equipe de profissionais especializados e recursos técnicos avançados, o CTLA reafirma seu papel essencial no Sistema de Correio Aéreo Nacional (SISCAN), garantindo que o Brasil esteja plenamente preparado para receber os líderes globais em um evento de alto nível.
Fotos: CTLA
As informações são da Força Aérea Brasileira.