Programação traz diferentes abordagens sobre uso sustentável dos recursos oceânicos
A cidade de Natal (RN) recebe, nesta semana, a segunda edição da Semana da Amazônia Azul & Economia do Mar, promovida pela Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR-Natal) com o propósito de estimular as discussões sobre uso sustentável dos recursos oceânicos para o crescimento econômico. A programação segue até o próximo sábado (16), quando se comemora o Dia Nacional da Amazônia Azul.
Durante a abertura do evento, na última sexta-feira (8), o presidente da SOAMAR-Natal dr. Paulo César Dantas Fernandes destacou a importância de reunir diferentes grupos de interesse em eventos como esse para fomentar a mentalidade marítima. As apresentações deste primeiro dia versaram sobre segurança alimentar, fontes renováveis de energia, iniciativas do País em apoio à “Década do Oceano”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o desenvolvimento do cluster naval nacional e Planejamento Espacial Marinho do Nordeste.
Nomes de reconhecida experiência conduziram as palestras, como o Coordenador de Negócios da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL), Vice-Almirante Flávio Macedo Brasil, o Diretor-Presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Darlan Santos, o Diretor-Presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) Vice-Almirante Amaury Calheiros Bóite Junior, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval, Capitão de Mar e Guerra André Panno Beirão, e o Pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Aldo Dantas.
“A realização da segunda Semana da Amazônia Azul & Economia do Mar representa a afirmação de um evento que conquista o seu espaço no calendário anual e consolida a pavimentação deste fórum destinado a apresentar e a discutir as potencialidades das águas jurisdicionais brasileiras e o seu uso de forma sustentável”, afirmou o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite.
Amazônia Azul
Mais do que um espaço geográfico, a Amazônia Azul é um conceito político-estratégico, que remete à importância do Poder Marítimo para o Brasil. Formada pelas águas jurisdicionais brasileiras, é a região que compreende a superfície do mar, águas sobrejacentes ao leito do mar, solo e subsolo marinhos contidos na extensão atlântica que se projeta a partir do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental brasileira, além das águas interiores, como rios e lagos, abrangendo cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados. Assim como a Amazônia “Verde”, é um patrimônio de incalculável biodiversidade e recursos materiais a ser protegido e sustentavelmente explorado, gerando riqueza para o País.
Saiba mais, clicando aqui.
Economia do Mar
A economia do mar é representada por um ambiente marinho que proporciona geração de emprego e renda, de forma sustentável, evidenciando o equilíbrio entre recursos naturais, o ser humano e as atividades econômicas. Está contida no conceito de Cultura Oceânica, sendo esta traduzida como a compreensão, por parte da população em geral, da importância do mar para a sua sobrevivência como espécie e para a sua prosperidade econômica e social, em conformidade com a “Década do Oceano”, estabelecida pela UNESCO, no período de 2021 a 2030.
As informações são da Agência Marinha de Notícias.