O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), participou, entre os dias 14 e 18 de outubro, da maior feira de tecnologia e produtos de defesa do leste europeu, a Future Forces Exhibition & Forum – 2024, em Praga, República Tcheca. Durante o encontro, foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Ministério da Defesa da República Federativa do Brasil, representado pelo Secretário-Geral da pasta, Luiz Henrique Pochyly da Costa, e a Autoridade de Padronização, Codificação e Garantia de Qualidade Governamental de Defesa da República Tcheca.
O Secretário de Produtos de Defesa (Seprod), do Ministério da Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, ressaltou que o memorando garante a qualidade dos produtos e serviços de defesa dos dois países. “O memorando assinado coloca em vigor uma política extremamente importante para as indústrias de defesa do Brasil e da República Tcheca, representando a cooperação mútua entre os países. A partir de então, os produtos dos dois países terão sua certificação técnica feita no país de origem e aceita pelo país de destino. Isso facilitará muito as negociações futuras”, explicou o Seprod.
A participação do Brasil no evento buscou impulsionar a indústria de defesa em um patamar cada vez mais inovador e competitivo no cenário global, além de fomentar negócios para os segmentos de interesse da Base Industrial de Defesa (BID) e fortalecer as relações internacionais. Nesta edição, os debates se concentram em temas como cooperação internacional nas áreas de sistemas autônomos, robótica e IA, além de defesa cibernética, tecnologias emergentes e disruptivas.
Durante a feira, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) disponibilizou um estande para fins de promoção comercial dos produtos de defesa brasileiros, busca de parcerias e compartilhamento de experiências em soluções de defesa.
As informações são da Secretaria de Produtos de Defesa.