Buscando o intercâmbio de conhecimentos, o acesso a tecnologias inovadoras e a identificação das tendências dos projetos e pesquisas em desenvolvimento na área de resposta clínica frente a agentes Biológicos, Nucleares, Químicos e Radiológicos (BNQR), o Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), visitou os hospitais Bulovka e o Militar do Exército Tcheco, na República Tcheca, entre os dias 14 e 16 de outubro.
A pasta participa das discussões sobre a implementação do primeiro laboratório nacional de máxima contenção biológica, com foco na bioproteção e no suporte em saúde para indivíduos expostos a materiais biológicos de alto risco.
A comitiva contou ainda com uma delegação do Ministério da Saúde e pesquisadores em assuntos BNQR. Para os visitantes, a atividade in loco contribuiu para a verificação do funcionamento das unidades de referência no atendimento hospitalar de pacientes infectados por agentes de alta patogenicidade, em ambiente de máxima biocontenção, além de fomentar discussões sobre bioproteção e ao suporte em saúde para indivíduos expostos a materiais biológicos de alto risco.
O encontro finalizou com a participação na Feira de Defesa Future Forces Exhibition & Forum (FFF), com foco ao assunto da saúde frente às ameaças a agentes BNQR, promovendo um intercâmbio de conhecimentos.
O Centro de Defesa Biológica (CBD) do Exército Tcheco é uma instalação médica especializada em isolar pessoas com doenças infecciosas, além de ser unidade de referência para o recebimento de militares expostos a agentes biológicos desconhecidos ou de alta letalidade.
As informações são da Secretaria de Produtos de Defesa.