Missão aos Estados Unidos reúne autoridades, área técnica e setor empresarial para avançar nas relações comerciais entre os dois países
Ampliação do comércio bilateral, redução de barreiras, melhoria regulatória e fortalecimento de parcerias industriais em alta tecnologia estão entre os temas da 22ª Plenária do Diálogo Comercial Brasil-Estados Unidos (MDIC-DOC), que tem início nesta quinta-feira (19/9) na cidade de Alexandria (Virgínia-EUA), nas proximidades de Washington-DC.
O mecanismo conhecido como MDIC-DOC reúne anualmente equipes técnicas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, com o objetivo de construir soluções para melhorar o comércio entre os dois países.
Em 2023, a primeira edição do MDIC-DOC após a recriação do MDIC pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi realizada no Brasil.
“Neste ano, Estados Unidos e Brasil completam 200 anos de relações bilaterais. Estados Unidos são o principal destino das exportações industriais brasileiras, inclusive produtos de alta tecnologia. É um bom momento para fortalecermos nossas relações comerciais”, afirmou o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin.
O MDIC-DOC de 2024 debaterá avanços nas discussões sobre propriedade intelectual, metrologia, boas práticas regulatórias, economia digital, desenvolvimento sustentável e promoção e facilitação do comércio – temas sob os quais se organizam os grupos de trabalho do diálogo.
Ao final do encontro, deve ser assinado um memorando de entendimento em boas práticas regulatórias, para estimular a assistência mútua, troca de informações e melhores práticas. O encontro será conduzido pela secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, e pela subsecretária de Comércio Internacional dos EUA, Marisa Lago.
Cadeias industriais e Cooperação Econômica
Paralelamente à plenária, representantes dos dois governos e, em uma segunda etapa, dos governos e de empresários, vão debater possibilidades de cooperação entre os dois países no aprimoramento das cadeias de suprimentos industriais.
A pauta do evento também inclui temas como defesa comercial, medidas compensatórias, além da implementação do Acordo de Comércio e Cooperação Econômica entre os dois países (ATEC, na sigla em inglês), e de debates atualmente travados no âmbito do G20, envolvendo comércio exterior e sustentabilidade.
Fazem parte da comitiva brasileira do MDIC, a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres; a secretária de Competitividade e Política Regulatória, Andrea Macera; e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC), Felipe Machado. Nesta edição, também participam equipes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), e da Advocacia Geral da União (AGU).
Sobre o MDIC-DOC
Criado em 2006, o Diálogo Comercial reúne especialistas técnicos para compartilhar conhecimento, experiências e soluções para as comunidades empresariais dos dois países. Embora seja uma iniciativa governamental, o MDIC-DOC mantém interlocução ativa com o setor privado, por meio de visitas técnicas, workshops e videoconferências.
Ao fim de cada plenária, os governos emitem uma declaração conjunta, em que destacam avanços e reafirmam o compromisso mútuo com a facilitação e a ampliação do comércio bilateral.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.