No dia 28 de agosto, a tropa brasileira que participa do exercício CORE 2024 realizou o Exercício de Tiro Real, na região de Peason Ridge, Fort Johnson, no estado da Louisiana, EUA.
O exercício de tiro marcou o encerramento do adestramento combinado, que teve início no dia 15 de agosto, quando a tropa brasileira passou a operar em conjunto com a 101st Airborne Division, em adestramento no Joint Readiness Training Center.
O exercício de tiro se caracteriza como o prosseguimento das ações táticas continuadas executadas pelas tropas em adestramento durante a CORE 24 e se constituiu de um ataque a uma localidade, que exigiu dos brasileiros um deslocamento através campo, a abertura de uma passagem nos obstáculos lançados pelo oponente e o investimento sobre as construções lá existentes, com o apoio e emprego de munição real de artilharia, de morteiros e dos armamentos coletivos e individuais, tudo em coordenação com as tropas americanas.
A tropa brasileira atuou de forma precisa e eficiente, demonstrando entusiasmo e profissionalismo, aspectos destacados pelos próprios militares americanos, que assistiram a atuação da Companhia.
Início da Operação CORE 24
Militares brasileiros que compõem a Subunidade CORE passaram por uma semana de adaptação e instruções complementares junto ao Exército Americano. Após a chegada aos Estados Unidos, teve início a fase RSOI (Reception, Staging, Onward Movement, and Integration), que é um acrônimo do Exército Americano que se refere às atividades operacionais previstas para as tropas ao entrarem em um Teatro de Operações e pode ser traduzido como Recepção, Preparação, Movimento contínuo e Integração. no contexto da Operação CORE 24.
Assalto aeromóvel
Na noite do dia 15 de agosto ocorreu o embarque tático das tropas brasileiras para o início da fase operacional do Exercício CORE 24. Foram empregadas aeronaves AH-64 (Apache), UH-60 (Black Hawk) e CH-47 (Chinook) do Exército Americano, infiltrando a tropa CORE até o local controlado pela tropa oponente do exercício.
Interoperabilidade
A Operação CORE 24 marca a interoperabilidade entre os Exércitos Brasileiro e Americano, com as atividades realizadas no Fort Johnson/Louisiana, no Centro de Treinamento e Preparação Conjunta dos Estados Unidos, o Joint Readiness Training Center (JRTC).
CORE 2024 (Combined Operation And Rotation Exercise)
O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. A primeira edição aconteceu no Brasil em 2021, a segunda, em 2022, na cidade de Luisiana nos EUA. Já em 2023, a terceira edição aconteceu na região norte do Brasil.
As informações são do Centro de Comunicação Social do Exército.