Espera-se que os avanços tecnológicos, em termos de cargas úteis e eletrônica, aumentem o rápido crescimento do mercado de drones
O tamanho do mercado de Drones é estimado em US$ 35,28 bilhões em 2024, e deverá atingir US$ 67,64 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR de 13,90% durante o período de previsão (2024-2029), segundo um relatório divulgado recentemente pela Mordor Intelligence.
Os drones estão sendo adotados em diversas aplicações, incluindo fornecimento de internet em locais remotos, fotografia aérea e gravação de vídeo, levantamento e documentação da vida selvagem e missões de serviço público. Espera-se que os avanços tecnológicos, em termos de cargas úteis e eletrônica, aumentem o rápido crescimento do mercado de drones. Além disso, prevê-se também que os maiores investimentos em tecnologias de drones promovam o crescimento a longo prazo do mercado.
O mercado ainda está nos estágios iniciais em várias economias em desenvolvimento em termos de sua adoção e utilização em massa. No entanto, o crescimento do mercado de drones pode ser dificultado por restrições tecnológicas, tais como resistência limitada, desafios SWaP e a presença de leis e regulamentos não uniformes que podem restringir a utilização de tais sistemas no espaço aéreo de certos países.
Tendências do mercado de drones
Segmento de construção dominará o mercado durante o período de previsão
Os drones estão substituindo rapidamente os métodos tradicionais de vigilância terrestre, pois oferecem uma redução significativa no trabalho e no tempo para capturar os dados necessários, ao mesmo tempo que eliminam o escopo do erro humano.
Além disso, os drones estão sendo cada vez mais utilizados para realizar a inspeção visual das áreas de alto risco de um canteiro de obras. A eficiência da comunicação e gerenciamento no local também é reforçada pela capacidade de coletar dados em tempo real de drones.
Os drones também ajudam engenheiros e topógrafos a inspecionar estruturas altas e visualizar o progresso do projeto por meio de imagens aéreas. Além disso, eles fornecem aos gerentes do local uma visão geral de possíveis problemas e facilitam os principais aspectos da tomada de decisões para agilizar as operações em um canteiro de obras.
A crescente procura encorajou os fabricantes de drones a desenvolver mais equipamentos, especificamente para a indústria da construção. Por exemplo, em novembro de 2021, o fornecedor de soluções drone-in-a-box Percepto anunciou o lançamento de um novo drone chamado Air Mobile. Segundo a empresa, o Air Mobile é ideal para inspeções lineares e pode monitorar projetos de curto prazo em vários locais em setores como construção. Os drones Air Mobile podem ser armazenados permanentemente no local, em suas respectivas Bases Percepto. Os invólucros são projetados para manutenção pouco frequente e proteção contra fenômenos ambientais extremos, como furacões.
Ásia-Pacífico testemunhará o maior crescimento durante o período
Espera-se que as recentes mudanças nas regulamentações de drones em vários países da região apoiem o crescimento do mercado na Ásia-Pacífico.
A China se tornou o centro global de fabricação de drones nos últimos seis anos. Mais de 70% do mercado global de drones civis é apoiado pela China. O governo chinês está fornecendo vários esquemas de subsídios e outras políticas internas favoráveis para a compra de drones para promover a adoção de drones em vários setores industriais.
A crescente procura de drones para aplicações de monitorização, inspeção, levantamento e vigilância nos setores da construção, agricultura, infraestruturas, energia, telecomunicações, mineração e seguros está impulsionando o crescimento dos drones comerciais na região.
O governo japonês implementou recentemente novas regulamentações para fabricantes e usuários de drones, que poderão apoiar o mercado japonês de drones no futuro. O governo tomou iniciativas para melhorar a indústria comercial de drones do país e anunciou os seus planos para estabelecer um sistema de registro simplificado até 2022 para oferecer mais oportunidades para os drones.
Além disso, a Austrália é um importante centro industrial na Ásia-Pacífico, que testemunha a crescente importância dos testes BVLOS. Em dezembro de 2021, a Autoridade de Segurança da Aviação Civil da Austrália (CASA) concedeu aprovação operacional ao fornecedor de soluções drone-in-a-box da Percepto para voar além da linha de visão visual (BVLOS) no país.
As operadoras do país estão desenvolvendo rapidamente tecnologias e serviços para apoiar o grande ecossistema de drones. As regulamentações de apoio aos drones na Austrália, introduzidas pela Autoridade de Segurança da Aviação Civil (CASA), em apoio a muitos intervenientes nacionais e internacionais, estão ajudando a penetração dos drones em diversas aplicações deste tipo.
Visão geral da indústria de drones
O mercado de drones está moderadamente fragmentado devido à presença de vários players locais e globais que detêm participações significativas no mercado. Alguns dos players proeminentes no mercado são a DJI Technology Co. Ltd., The Boeing Company, Terra Drone Corporation, Intel Corporation e Parrot Drones SAS.
O mercado é composto por um conjunto de players já estabelecidos, que desfrutam de uma forte posição no mercado. Porém, muitas pequenas empresas e startups entraram no mercado nos últimos anos devido à alta rentabilidade do mercado. As empresas estão competindo para ganhar quotas de mercado e desenvolvendo soluções avançadas de hardware e software para drones integradas em tecnologia que reduzem o esforço humano em aplicações como mineração, construção e mapeamento aéreo.
Além disso, espera-se que a entrada de empresas como The Boeing Company, Alphabet e Intel Corporation no setor comercial de drones torne o mercado fragmentado nos próximos anos. Uma vez que a carga útil, a resistência e o alcance de voo de uma plataforma de drones são as principais preocupações dos OEMs e dos operadores, espera-se que o surgimento de drones movidos a combustível alternativo cause mudanças significativas no cenário competitivo.
Além disso, os esforços de ID em termos de materiais compósitos para a construção de componentes e peças críticas de drones podem aumentar as capacidades das plataformas de drones e alimentar a sua adoção generalizada em diferentes indústrias.
Fonte: www.mordorintelligence.com/pt/industry-reports/drones-market
As informações são do site MundoGEO.