O Comando Militar do Nordeste e o Sistema Folha de Pernambuco de Comunicação, realizaram um debate que reuniu professores doutores referências em Inteligência Artificial e Tecnologias Quânticas (IATQ). O debate, conduzido pelo jornalista J. Batista nos estúdios da Rádio Folha FM Pernambuco, apresentou à sociedade uma ampla visão acerca dos rápidos avanços na área de Tecnologia da Informação e seus impactos sobre a economia e o cotidiano futuros.
Atualmente, o Instituto Militar de Engenharia é a instituição líder em um projeto financiado pelo Ministério da Defesa na área de IATQ, congregando diferentes centros de pesquisa de ponta, no Brasil e no exterior. Esse projeto ratifica a posição brasileira como integrante de um seleto grupo de nações detentoras de capacidade de pesquisa e inovação com elevado valor agregado e aplicação em áreas que vão desde o agronegócio, passando pelo mercado financeiro, a transição energética e, sobretudo, a geração de novas capacidades para a Defesa Nacional.
Participaram da iniciativa os Professores Carmelo Bastos (Universidade de Pernambuco – UPE), Fernando Araujo-Moreira (Instituto Militar de Engenharia – IME), Juliano Iyoda (Centro de Informática da UFPE) e Franco Azevedo (Instituto Meira Mattos / Escola de Comando e Estado Maior do Exército – IMM/ECEME).
Em pouco mais de uma hora de debate, os especialistas traçaram um panorama sobre os avanços das tecnologias disruptivas no país, os desafios da pesquisa de alto nível e o potencial de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil para se tornarem referências em diferentes nichos de conhecimento, com elevado poder de arrasto tecnológico e transbordamento para aplicações civis e militares.
A atividade ratifica, portanto, o firme propósito do Comando Militar do Nordeste e do Exército Brasileiro em contribuir com os esforços voltados à manutenção da soberania nacional, a modernização de nossa Defesa e o desenvolvimento do Brasil.
Foto: CMNE
As informações são do Comando Militar do Nordeste.