Com a participação de instrutores militares da FAB, 197 alunos de 13 diferentes nacionalidades foram formados
A Academia Interamericana das Forças Aéreas (IAAFA) formou 197 alunos de 13 diferentes nacionalidades, com a participação de instrutores militares da Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia de formatura, realizada na Base Conjunta San Antonio-Lackland, em San Antonio, Texas (EUA), contou com a presença do Adido de Defesa e Aeronáutico nos Estados Unidos, Brigadeiro do Ar Fábio Luís Morau, que representou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, como Palestrante Convidado.
Durante a cerimônia, o Brigadeiro Morau destacou a longa e produtiva colaboração entre os Estados Unidos e o Brasil, que celebra 200 anos de relações bilaterais em 2024. Ele ressaltou a importância de incentivar, explorar e ampliar todas as iniciativas que possam promover a união regional em torno de objetivos comuns, baseados no progresso e no desenvolvimento das Américas. O Adido também parabenizou os formandos pela conquista.
O Comandante da IAAFA, Coronel Bryan Tuinman, enfatizou o papel fundamental da academia nos esforços de cooperação em segurança da Força Aérea dos Estados Unidos. Ele incentivou os graduandos a utilizarem o conhecimento adquirido na IAAFA para fortalecer as suas organizações e as pessoas ao seu redor.
A Força Aérea Brasileira atualmente apoia a IAAFA com seis instrutores, entre oficiais e graduados, que atuam em cursos como Procedimentos de Voo por Instrumentos, Capacitação Profissional Militar em Liderança para Oficiais, Mantenedor de Helicópteros, Superintendente de Manutenção, Capacitação Profissional Militar em Liderança para Graduados e Aviônica e Instrumentos.
Academia Interamericana das Forças Aéreas
A IAAFA, localizada na Base Conjunta San Antonio-Lackland, é uma das principais instituições de formação da Força Aérea dos Estados Unidos voltada para a América Latina. Fundada em 1943, a academia começou oferecendo treinamento técnico aeronáutico a suboficiais e oficiais, marcando o início do que é hoje considerado o mais antigo instituto de treinamento militar dos EUA para a América Latina.
Após diversas mudanças de localização, incluindo a Base Aérea Homestead, na Flórida, devido ao furacão Andrew, a academia se estabeleceu na Base Aérea de Lackland, Texas, em 1993. Atualmente, a IAAFA conta com modernas instalações, incluindo dois centros de treinamento, hangares e seções administrativas, onde são ministrados diversos cursos para atender às necessidades de formação dos países do Hemisfério Ocidental.