Normas e tecnologias em destaque no encontro na DuPont
No dia 24 de julho, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), em parceria com o Oregon Ballistic Laboratories (OBL) e a DuPont, realizou o evento “O Futuro dos Coletes Balísticos e Tendências em Proteção Pessoal”. O encontro, realizado na filial da DuPont em Alphaville, São Paulo, reuniu forças de segurança, forças policiais, forças armadas, empresas e especialistas do setor para discutir as últimas tendências no campo da proteção balística pessoal.
O Coronel Armando Lemos, Diretor-Executivo da ABIMDE, fez uma breve apresentação destacando o papel da ABIMDE e sua importância para a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS). Ele enfatizou a importância da certificação para garantir a qualidade e a segurança dos produtos de defesa e segurança no Brasil, e como a ABIMDE Certificadora tem contribuído para que as empresas do setor estejam aptas para atender às normas internacionais. “Nossa missão é assegurar que os produtos nacionais estejam em conformidade com os mais altos padrões mundiais, garantindo a eficácia e a segurança de nossos profissionais de segurança e defesa”, afirmou o Coronel Lemos.
Na apresentação da Oregon Ballistic Laboratories, o fundador da empresa americana, Thomas Ohnstad, fez uma breve descrição sobre o histórico e a atuação da OBL. Na sequência, o Gerente-Geral da empresa, Brandon Bertsch, fez uma palestra sobre as normas NIJ 01.01.07, que especifica os níveis de proteção balística e as ameaças identificadas pelas autoridades policiais dos Estados Unidos como as mais representativas de situações predominantes naquele país.
Este regulamento, estabelecido pelo Instituto de Justiça Nacional dos Estados Unidos (do inglês, National Institute of Justice – NIJ), redefine os padrões e ensaios para coletes à prova de balas de uso policial, estabelecendo rigorosos critérios de segurança. A publicação pretende aprimorar a proteção oferecida por esses equipamentos, que são imprescindíveis para militares e profissionais da segurança pública e privada.
Na apresentação, Brandon destacou vários pontos que diferenciam a norma atual da anterior e contou que na OBL são realizados testes de aceitação para a polícia de Nova York há mais de 12 anos, e que cada colete à prova de balas possui o nome do policial usuário. “No nosso sistema de gerenciamento de qualidade, trazemos agentes da lei para falar com nossos técnicos para que eles possam ver alguém que foi salvo no cumprimento do dever. Isso é muito importante para a moral e a perspectiva de nossa equipe”, detalhou.
Brandon disse ainda que o objetivo número um da OBL é salvar vidas e trouxe o exemplo de um veículo blindado utilizado na guerra da Ucrânia que passou por uma mina explosiva. “Utilizamos o teste antropomórfico no veículo com dispositivos instrumentados e testes de colisão. Para nós, é uma das experiências mais gratificantes saber que este veículo passou por um evento explosivo e todos os seus ocupantes sobreviveram. É por isso que fazemos o que fazemos”, completou.
Um dos convidados, Marcelo Silva, Presidente da ABRABLIN – Associação Brasileira de Blindagem, considerou o evento de grande relevância para o setor. “Na programação, foram discutidos aspectos sobre certificação e as mudanças na legislação da Norma NIJ. Existem muitas dúvidas entre as empresas fabricantes de produtos de material de defesa corporal, e a ABIMDE trouxe um importante laboratório americano para explicar e orientar sobre essas mudanças e o que é preciso fazer para se adequar a este novo momento”, pontuou. Marcelo Silva destacou ainda que o setor é carente de informação e que eventos como esse são necessários para manter o país como um competidor global preparado para as novas exigências internacionais.
Marcelo Fonseca, Líder de Negócios de Defesa da DuPont para a América Latina, também foi um dos palestrantes. Ele apresentou uma das mais recentes inovações no campo da proteção balística pessoal: o Kevlar Exo. Desenvolvido pela DuPont, o Kevlar Exo é uma evolução do tradicional Kevlar, proporcionando uma proteção ainda mais eficaz contra balas e fragmentos. Este novo material é mais leve e flexível, sem comprometer a resistência e a durabilidade dos coletes balísticos. Sua estrutura inovadora permite uma melhor adaptação ao corpo do usuário, aumentando o conforto e a mobilidade durante as operações.
O Kevlar Exo foi projetado para oferecer uma proteção superior em situações de alto risco, sendo uma solução ideal para militares, policiais e profissionais de segurança que enfrentam desafios diários no cumprimento de suas funções. Com sua introdução no mercado, espera-se que o Kevlar Exo estabeleça um novo padrão de qualidade e segurança na indústria de coletes balísticos.
“Hoje, 24 de julho, foi um dia marcante para a gente. Poder ancorar este evento na DuPont, com a participação de um laboratório norte-americano que trouxe, em primeira mão, as principais mudanças na norma mais adotada no continente americano para coletes,” destacou Fonseca.
O executivo falou sobre a qualidade da audiência, que reuniu cerca de 125 convidados de diversos estados do Brasil, entre forças de segurança pública, polícias militares de sete estados da federação, e as forças armadas representadas pelo Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira. “Hoje foram apresentadas as principais diferenças que pautarão o futuro dos coletes balísticos a nível mundial e, particularmente, no continente americano, que estarão defendendo e salvando vidas dos agentes de segurança pública e privada”, completou.
Também fez parte da programação uma visita aos laboratórios de ensaio da DuPont para uma demonstração prática. A NIJ 01.01.07 impõe desafios às empresas do setor, que precisam se adequar às mudanças para garantir que seus produtos atendam aos novos requisitos estabelecidos. O evento teve como objetivo auxiliar fabricantes, distribuidores e consumidores, apresentando informações atualizadas para garantir que os coletes balísticos estejam em conformidade com as mais recentes regulamentações de segurança.
Com esta iniciativa, a ABIMDE reforça seu compromisso em promover a inovação no setor de defesa e segurança, contribuindo para a proteção e a eficiência das forças de segurança no Brasil e no mundo. “Hoje a ABIMDE exerceu uma de suas missões, que é divulgar e promover as informações técnicas e as normas internacionais, de forma que a indústria nacional possa aumentar o padrão de qualidade dos seus produtos e possa se adequar ao mercado internacional, competindo no mesmo nível das empresas mundiais”, afirmou o Coronel Lemos.
Sobre a OBL
O Oregon Ballistic Laboratories é um laboratório independente de testes de blindagem com serviço completo, localizado em Salem, Oregon, nos Estados Unidos. Fundado em 2004, o OBL gera dados de testes precisos e imparciais que são usados em todo o mundo como medida de qualidade, desempenho e segurança. A OBL oferece serviços em quatro categorias: testes balísticos, testes de blindagem corporal, testes de explosão e testes de entrada forçada.
Sobre a DuPont
Fundada em 1802, a DuPont é uma das empresas químicas mais antigas e conhecidas do mundo. Originalmente estabelecida como uma fábrica de pólvora, a empresa evoluiu ao longo dos anos para se tornar uma gigante global em ciência e tecnologia, com forte presença em diversos setores industriais. A empresa é conhecida por desenvolver materiais inovadores como o Nylon, Teflon, Kevlar e Tyvek. É líder mundial em soluções de proteção pessoal e industrial, fornece soluções agrícolas avançadas e desenvolve materiais para a indústria de eletrônicos. Com operações em mais de 70 países, a DuPont mantém forte presença global.
Sobre a ABIMDE
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança é a voz da Base Industrial de Defesa e Segurança no Brasil, promovendo e apoiando empresas nacionais tanto no país quanto no exterior. A associação tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da indústria de defesa, participando ativamente de ações que impactam diretamente o desempenho de suas associadas. A ABIMDE também se destaca pela certificação de produtos e pela realização de eventos e seminários que disseminam conhecimento e fomentam a inovação no setor.