No dia 10 de julho, foi realizada uma solenidade no Espaço Cultural da Marinha que marcou os 80 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para combater na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial. A cerimônia homenageou os veteranos da FEB e celebrou a memória dos militares brasileiros que lutaram bravamente na Itália, desempenhando um papel crucial no esforço de guerra dos Aliados.
Durante a solenidade foi realizada a leitura do alusivo referente aos 80 anos do embarque, pelo General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e colocada uma corbélia no busto do General Mascarenhas de Morais, comandante da FEB na Campanha da Itália. O evento contou com as presenças do Comandante Militar do Leste General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, do Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra Vice-Almirante Roberto Rossatto, além de autoridades militares e civis.
Um dos pontos altos da cerimônia foi o descerramento da placa em homenagem à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, pelas mãos do General Vasconcellos e do Vice-Almirante Rossatto. A placa, que ficará permanentemente exposta no Espaço Cultural da Marinha, destaca a bravura e o patriotismo dos pracinhas brasileiros que defenderam a liberdade e a democracia durante o conflito.
A solenidade foi encerrada com uma emocionante apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, que homenageou a FEB com a formação da tropa em homenagem aos bravos combatentes.
As informações são da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército.