M
Logo Portal da BIDS

© 2024 CityPubli

Logo Portal da BIDS
Logo Portal da BIDS

NOTÍCIAS

MDIC e governo da China reforçam parceria estratégica para promoção da indústria, de pequenas empresas e do desenvolvimento sustentável

Documentos de entendimento foram assinados nesta quarta-feira (20) por autoridades dos dois países, durante visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e órgãos públicos do governo da...

20 anos da Amazônia Azul: o mar que gera emprego e crescimento econômico

Mais de 20 milhões de brasileiros estão envolvidos direta ou indiretamente com atividades ligadas ao mar No Brasil, setores econômicos tradicionais, como o agronegócio, recebem amplo reconhecimento devido à sua importância para o emprego e a balança comercial. No...

FAB ativa operação para lançamento de foguetes no Rio Grande do Norte

Dividida em duas fases, a Operação Potiguar busca a autonomia do Brasil na atividade A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar, no dia 29/11, um foguete suborbital ao espaço. Durante a Operação Potiguar, ativada na segunda-feira (18/11), um veículo de sondagem será...

Airbus entrega primeiro H145M dos 82 negociados com as Forças Armadas alemãs

Menos de um ano após a assinatura do contrato, a Airbus Helicopters entregou, em suas instalações de Donauwörth, o primeiro H145M dos 82 encomendados pela Alemanha. As Forças Armadas Alemãs (chamadas Bundeswehr) nomearam os novos H145M de "Leichter Kampfhubschrauber"...

F-39E Gripen destaca-se na CRUZEX

A estreia mundial do F-39E Gripen em um exercício multinacional de alta complexidade superou as expectativas Quase dois anos após ser incorporado ao serviço ativo na Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39E Gripen concluiu sua participação na CRUZEX 2024. “As...

Defesa participa de congresso na Espanha para novas parcerias em pesquisa e desenvolvimento

O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) e do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), participou, de 12 a 14 deste mês, do XI Congresso Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Defesa e Segurança. O evento,...

Defesa fomenta cooperação em áreas estratégicas com a Suécia

Com o objetivo de fomentar a cooperação tecnológica e ampliar o apoio mútuo em áreas estratégicas de defesa, o Ministério da Defesa (MD), por intermédio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), participou da Semana de Inovação Brasil-Suécia (Sbiw) e da Reunião do...

Dia da Bandeira

No dia 19 de novembro, comemoramos o 135º aniversário de criação da Bandeira do Brasil, símbolo maior de nossa Nação, que reflete toda nossa história, conquistas e valores. Idealizado por Raimundo Teixeira Mendes, o atual Pavilhão manteve as cores da Bandeira do...

Conheça a atuação do Salão Operacional do CGNA durante o G20

A integração entre a Sala Master e o Salão Operacional é essencial para prover uma colaboração eficiente e fluida entre diferentes entidades no gerenciamento do evento O controle do espaço aéreo brasileiro é realizado de forma ininterrupta no Salão Operacional do...

Marinha do Brasil reforça segurança nas áreas marítima e terrestre do Rio de Janeiro para o encontro de Cúpula do G20

Vigilância da Força ocorre ininterruptamente durante todo o período do evento internacional A Marinha do Brasil (MB) iniciou sua atuação na Operação “G20” com a finalidade de incrementar as ações de segurança da Cúpula de Líderes do G-20, entre 14 e 21 de novembro, no...

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/ MDIC) e a Amazon Brasil firmaram nesta terça-feira (2/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os empreendedores brasileiros e facilitar o acesso ao mercado internacional, especialmente para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

O acordo prevê diversas ações conjuntas para alcançar esse objetivo, como:

  • Treinamentos online sobre exportação via comércio eletrônico: vendedores brasileiros terão acesso a aulas ao vivo e materiais educativos sobre o tema.
  • Suporte aos vendedores: a empresa oferecerá serviços de suporte para auxiliar os vendedores na exportação de seus produtos.
  • Conteúdo online para MPMEs: a empresa disponibilizará conteúdos informativos sobre exportação para serem compartilhados pela Secex com empresas interessadas.
  • Mesa redonda com mulheres exportadoras: será realizada uma mesa redonda virtual para discutir os desafios e oportunidades das mulheres que exportam seus produtos por meio da empresa.

A secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, celebrou a realização do acordo, que. “A promoção das exportações brasileiras é fundamental para o crescimento do país, e a parceria com o setor privado é crucial para alcançarmos esse objetivo. Espero que outras empresas também se juntem a este grande esforço de mobilização que estamos promovendo por meio da PNCE.”

Daniel Mazini, presidente da Amazon no Brasil, também ressaltou a importância do acordo: “Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Secex para incentivar as exportações das empresas brasileiras. Acreditamos que a internacionalização é fundamental para o crescimento das MPMEs e para o fortalecimento da economia do país.”

Com seus mais de 78 mil vendedores parceiros no Brasil, sendo 99% MPMEs, a Amazon já oferece um programa de Vendas Internacionais, que visa facilitar o acesso das empresas brasileiras ao mercado internacional. “Mais de 4% desses vendedores exportam seus produtos por meio do nosso programa”, ressaltou Mazini.   Com o novo acordo, a empresa espera ampliar ainda mais seu apoio aos empreendedores brasileiros que desejam exportar seus produtos.

Estudos realizados pela SECEX em 2023 demonstram que as empresas exportadoras brasileiras geram mais empregos, pagam melhores salários e são mais inovadoras, produtivas e competitivas. Além disso, a exportação contribui para a geração de externalidades positivas para outros setores da economia.

Secex e Amazon se reunirão a cada seis meses para avaliar o andamento das ações e identificar novas oportunidades de colaboração.

Edital — A parceria se deu a partir de um chamamento público aberto pela Secex (nº 02/2023), em 4 de dezembro de 2023, por meio do qual a empresa propôs uma série de ações para contribuir com o estímulo à exportação por empresas brasileiras.  A comissão de seleção, conforme estabelecido no edital, avaliou o cumprimento das exigências de regularidade e da proposta enviada e a selecionou para a celebração do acordo.

Trata-se de modelo de chamamento permanente (não concorrencial), sem transferência de recursos entre os envolvidos. Dessa forma, toda empresa interessada pode apresentar suas propostas para apoiar a Política Nacional de Cultura Exportadora – PNCE. Todos os detalhes estão no edital.

 

Translate»