O Comando de Operações Aeroespaciais realizou o evento no período de 25 a 27/06
O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) sediou, no período de 25 a 27/06, o Intercâmbio sobre Tecnologias Espaciais na Resposta a Desastres. O evento fortalece a cooperação entre quatro importantes instituições: a Força Espacial dos Estados Unidos (USSF), a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) e o COMAE.
Durante três dias de intensas atividades, especialistas dessas instituições se reuniram em Brasília (DF) para discutir, analisar e compartilhar conhecimentos sobre o uso de tecnologias espaciais em situações de desastres naturais. O evento teve como objetivo principal aprimorar as capacidades de resposta a desastres por meio da integração de dados de satélite e outras modernas tecnologias.
A NASA, que participou virtualmente com sua equipe de especialistas, trouxe valiosas contribuições sobre as mais recentes técnicas e tecnologias em imagens de radar adquiridas por satélites. O intercâmbio de informações e experiências com o CENSIPAM e o COMAE proporcionou uma visão abrangente das melhores práticas e inovações no campo da resposta a desastres.
Participantes de diversas áreas realizaram sessões de treinamento, debates e workshops, focando na utilização de imagens de satélite para localizar áreas isoladas, identificar rotas de fuga e otimização nos socorros às vítimas e atendimentos médicos.
Um painel interativo permitiu que os representantes da NASA, CENSIPAM, COMAE e da USSF debatessem os desafios e as oportunidades de integrar dados espaciais para otimizar as operações de resgate e a distribuição de recursos em situações de emergência. Foram apresentados casos de sucesso na utilização de tecnologias espaciais para mitigar desastres recentes, destacando a eficácia e a importância da colaboração internacional.
A troca de conhecimentos e a colaboração estratégica entre a Força Espacial dos Estados Unidos, o CENSIPAM e o COMAE durante o evento estabeleceram uma base sólida para futuras cooperações. A iniciativa também fortaleceu as relações bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos, demonstrando que a união de esforços e conhecimentos é essencial para enfrentar os desafios globais impostos pelos desastres naturais.
O Chefe do Centro de Operações Espaciais (COPE), Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, ressaltou a importância do evento. “As mudanças climáticas são uma realidade e a Força Aérea deve estar preparada para enfrentar os mais variados desafios para salvarmos vidas. O suporte dos produtos e serviços espaciais apoia os tomadores de decisão durante e após um desastre natural. Eventos, como o realizado esta semana, fornecem conhecimentos e estreita os laços entre os participantes, possibilitando acesso a ferramentas e a base de dados, que apoiarão a nossa missão”, destacou.
Fotos: Soldado S. Carvalho / COMAE