O Comando Militar do Sudeste (CMSE) realizou a Operação Rondon entre os dias 26 e 28 de junho, em diversas organizações militares do Estado de São Paulo e de outros Comandos Militares de Área (Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Goiânia/GO, Formosa/GO e Cruz Alta/RS), visando a preparação para a Operação Perseu, que será realizada no período de 18 de novembro a 5 de dezembro no Vale do Paraíba, em São Paulo, e no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ).
A Operação Rondon teve como objetivo principal adestrar o Estado-Maior do CMSE no uso de ferramentas de comando e controle e tecnologias da informação a serem empregadas na Operação Perseu. A atividade também simulou o funcionamento dos postos de comando das tropas a serem adestradas na referida operação.
Durante a Operação Rondon, os militares reciclaram conhecimentos técnicos e operacionais de comando e controle, testaram o meio e o fluxo de mensagens que serão utilizados na Operação Perseu e identificaram eventuais oportunidades de melhoria nos sistemas de comando e controle.
Operação Perseu
Principal exercício do Comando Militar do Sudeste em 2024, a Operação Perseu servirá para adestrar as Forças de Prontidão Operacional (FORPRON), tropas aptas a serem empregadas em missões de defesa da pátria, cooperação e coordenação com agências e, quando necessário, apoio à política externa, com presteza, flexibilidade, eficácia e efetividade.
O treinamento será realizado em condições mais próximas possíveis da realidade do combate, empregando a tropa no terreno real, aplicando a doutrina militar vigente dentro de um quadro tático de combate no amplo espectro.
As informações são do Comando Militar do Sudeste.