Empresas brasileiras destacam inovações e capacidades no cenário internacional
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) marca presença na Eurosatory 2024, a mais importante exposição global de Defesa e Segurança, que acontece de 17 a 21 de junho, no Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte. Realizado bienalmente em Paris, o evento é uma plataforma que reúne os principais especialistas e empresas do setor, oferecendo uma vitrine exclusiva para as mais recentes inovações e soluções tecnológicas.
A indústria brasileira será representada por 14 empresas. Destas, 11 estarão alocadas no Estande Brasil, viabilizado pelo projeto setorial Brazil Defense, coordenado pela ABIMDE, em convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e com o apoio do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.
Nesta edição, haverá uma delegação do MD representada pelo Contra-Almirante Ricardo Yukio Iamaguchi, Diretor dos Departamentos de Promoção Comercial (DEPCOM) e de Financiamento e Economia de Defesa (DEPFIN), da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), além do Coordenador-Geral na Divisão de Promoção Comercial, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Andrade Garcia. Os representantes da ABIMDE serão o Presidente do Conselho Administrativo, Dr. Roberto Gallo, o Diretor-executivo, Coronel Armando Lemos, e o Coordenador de Projetos, Miquéias Silva.
São expositoras no Estande Brasil: a AEL Sistemas; a ARES; a Akaer; a Atech; a BCA Ballistic Protection; a Condor S.A. Indústria Química; a CSD – Componentes e Sistemas de Defesa; a ELO Componentes Electroquímicos; a GESPI Indústria e Comércio de Equipamentos Aeronáuticos; a M & K Assessoria, Exportadora e Importadora; a RF COM Sistemas Ltda; e a Vertical do Ponto Indústria e Comércio de Paraquedas. Além dessas, participam com estandes individuais a Mac Jee, a Taurus e a CBC, ampliando a representatividade do país no cenário internacional.
A Eurosatory é reconhecida como a feira mais proeminente para profissionais de Defesa e Segurança. Em sua última edição, o evento contou com a presença de 1.743 expositores de 62 países, 39 pavilhões nacionais e atraiu 62 mil visitantes de 150 países. Além disso, participaram 250 delegações oficiais de 96 países, com a realização de 300 palestras internacionais e 100 conferências.
O evento oferece uma plataforma única para a troca de conhecimentos entre fabricantes, empresas iniciantes, especialistas, governos, instituições internacionais e ONGs. Os participantes têm a oportunidade de descobrir o estado da arte em inovação e obter informações sobre as perspectivas e desenvolvimentos do setor.
A exposição deste ano enfatiza a necessidade de inovação e resiliência frente a um cenário global desafiador, marcado por pandemias, conflitos entre estados e a urgente necessidade de transição ecológica. Os quatro pilares estratégicos da Eurosatory são: exposição internacional e tecnológica; foco em negócios e percepções; inovação e soluções futuras e respostas a múltiplas crises.
“A Eurosatory é uma oportunidade única para as empresas brasileiras de defesa e segurança mostrarem suas capacidades ao mundo, estamos orgulhosos de representar um setor tão dinâmico para a segurança global. Este ano estamos focados em promover colaborações internacionais que fortaleçam nossa habilidade de enfrentar os desafios emergentes”, destacou o Diretor-executivo da ABIMDE, Coronel Lemos.
Em seus 55 anos de história, a exposição acompanhou os desenvolvimentos globais na esfera de Defesa e Segurança. Nesse novo mundo, os governos terão que fortalecer suas capacidades para lidar com uma gama cada vez maior de ameaças: desastres humanitários e ambientais resultantes de riscos sanitários, climáticos, naturais ou industriais, violência dentro das sociedades, terrorismo, novos paradigmas de conflitos armados e ataques cibernéticos.
Para a edição de 2024, a Eurosatory está escrevendo um novo capítulo em sua história e acompanhando as transformações globais por meio de um foco triplo em Defesa, Segurança e resposta a múltiplas crises. Do ponto de vista da exposição, isso significa permitir que cada nação tenha meios para se defender e garantir a segurança de sua população em meio a essa nova ordem mundial.
Brazil Defense
O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro – Brazil Defense – tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas.
Sob a direção conjunta da ABIMDE-ApexBrasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.
Estande Brasil
A AEL Sistemas é uma empresa brasileira, situada em Porto Alegre, que se dedica ao projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de sistemas eletrônicos militares e espaciais, para aplicações em plataformas aéreas, marítimas e terrestres. Capacitada para o fornecimento, projeto e desenvolvimento de aviônicos, sistemas terrestres e sistemas para segurança pública, a empresa também participa de diversos programas da indústria espacial.
A ARES é uma empresa com mais de 50 anos prestando serviços às Forças Nacionais. Referência em produção, fornecimento e suporte logístico, desenvolve produtos que promovem as capacidades operacionais do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil. Criou o primeiro Centro de Excelência para o desenvolvimento e fabricação de Estações de Armas e Torres. Através de parcerias com as Forças Armadas, Centros de Pesquisa e Universidades, promove tecnologias nacionais para sistemas de Defesa. Desde 2011, a empresa é parte do grupo Elbit Systems – uma das líderes mundiais no fornecimento de sistemas de Defesa.
A Akaer é reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta nas áreas de Defesa, Aeroespacial, Energia e Indústria 4.0, estabelecendo negócios em mais de 20 países. Executa desde o projeto de peças e segmentos, passando pela integração de sistemas, aquisição de tecnologia, treinamento e capacitação de pessoal, soluções de manufatura e gerenciamento.
A Atech é uma empresa brasileira do Grupo Embraer com mais de duas décadas dedicadas ao desenvolvimento de sistemas complexos para missões críticas e tecnologias para apoio à tomada de decisão. Com atuação em importantes programas e projetos estratégicos para o Mercado Corporativo e de Segurança e Defesa no Brasil, com presença no mercado internacional, a empresa oferece soluções inovadoras e personalizadas voltadas ao Controle do Espaço (Sistemas da Família MAKRON), Sistemas Defesa & Segurança (Família ARKHE) e ao setor Corporativo, com produtos voltados à Gestão de Ativos e Consultoria “Lean” (Família OKTO).
A BCA Ballistic Protection é uma empresa de tecnologia em proteção balística no mercado nacional e internacional, sendo referência no domínio desta tecnologia, na qualidade dos processos produtivos. É especializada em blindagem de automóveis, de aeronaves, de embarcações e de veículos militares, além de fornecer produtos de proteção pessoal.
A Condor é uma empresa com capital 100% brasileiro e privado, e desde 1985, desenvolve e produz equipamentos, munições não letais e pirotécnicos de alta tecnologia para emprego em sinalização e salvatagem. Com mais de 120 produtos no portfólio, todos homologados pelo Exército Brasileiro, Marinha ou Aeronáutica, tem um moderno parque fabril localizado ao lado da reserva biológica do Tinguá, a maior reserva de Mata Atlântica, do Estado do Rio de Janeiro.
A CSD opera no setor de Defesa e pertence ao Grupo Hübner. Atua no desenvolvimento e produção de bombas de aviação, foguetes, espoletas, munições e componentes para o setor de defesa. Alguns de seus produtos CSD são credenciados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) pelas autoridades brasileiras.
Fundada em 2015, a Elo Componentes Eletroquímicos desenvolveu uma linha de baterias especiais, a Max Force. Seu objetivo é produzir e oferecer ao mercado nacional produtos com alta tecnologia e serviços de excelência. A empresa também desenvolveu o sistema Lean Manufacturing, uma importante ferramenta de gestão que agrega eficiência e valor aos processos da empresa.
A GESPI atua nas indústrias aeronáutica e de defesa. Oferece grande variedade de serviços de manutenção, reparo e revisão geral de componentes aeronáuticos (MRO) para companhias aéreas, empresas, órgãos governamentais e Forças Armadas. Também desenvolve projetos e produtos especiais para a Indústria de Defesa e de Segurança Pública.
A M&K Logistics atua na prestação de serviços na área de logística e de agenciamento de cargas. É referência no mercado nacional e internacional, realizando operações logísticas para todos os continentes e mais de 100 países, com uma vasta e diversificada carteira de clientes dos setores militar, segurança pública e explosivos industriais.
A RF COM Sistemas Ltda é uma empresa privada de capital 100% nacional sediada em São José dos Campos. Fundada em 1994, a empresa iniciou operações fornecendo equipamento e treinamento para instaladoras de telefonia rural (celulares fixos). Em pouco tempo passou a oferecer integrações de veículos para drive test celular (e suporte técnico para sistemas de drive test), e então estações rádio base celulares móveis (ERBs Móveis/COWs). Em seguida vieram as unidades móveis para broadcast e defesa, e abrigos para aplicações especiais.
A Vertical do Ponto é uma empresa que está no mercado desde 1990, fabricando paraquedas militares para uso pessoal, de carga, extração e ejeção. Também fabrica equipamentos aeronáuticos, aeroterrestres e militares.
Sobre a ABIMDE
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) é reconhecida como legítima interlocutora da Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil. A entidade promove ações para valorização e fomento das empresas do setor nos mercados nacional e internacional, e para fortalecimento ou implementação de políticas e programas que assegurem o desenvolvimento desta indústria. Dentre suas mais de 240 associadas, estão as principais empresas de Defesa e Segurança instaladas no País.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Serviço
Eurosatory
Quando: 17 a 21 de junho
Onde: Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte, em Paris
Estande Brasil: Halls 5a J214
Site: https://www.eurosatory.com/en/